terça-feira, 2 de março de 2010

Sem rede

No sábado de tarde tive quase a certeza que em pouco iria receber uma triste noticía. Hoje confirmou-se, a Dr.ª Gilda, era assim que todos a conheciam, faleceu. Em alturas de luto, quaisquer palavras são demais e os sentimentos sobrepõem-se àquilo que se possa verbalizar, mesmo quando o vento frio nos faz chegar a terrível notícia. Não imagino sequer o que o António, o José, a Adelaide e o Joaquim estão a passar neste momento.
Não lhes consegui expressar muito hoje, mas para quê palavras se percorremos até agora um percurso de pessoas amigas, quase família, com muita história comum que o tempo não consegue apagar? As nossas vidas cruzam-se, tocam-se, divergem, mas na essência continuamos lá, com o mesmo espírito, o Colégio, as brincadeiras, a música, a adolescência, as borgas... as discussões no frenesim do PREC, os jantares e as dormidas e tudo o que me consigo lembrar que é cada vez mais à medida que o tempo avança.
Alturas há que revelamos outra faceta dentro de nós e hoje tive a certeza que estou mesmo a ficar velho, porque os "velhos" que me moldaram estão a ir embora, para um lugar certamente melhor, e que inevitavelmente eu também irei ficar sem rede, tal como estes meus amigos estão, agora.
Descanse em paz, Dr.ª Gilda e dê um abraço nosso ao Sr. Teixeira.

3 comentários:

  1. Um até mais tarde à Drª Gilda e o meu todo apoio aos seus quatro filhos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge
    No tocante á perda irreparável da nossa querida professora Sra. Dr. Gilda, devo dizer-te que me curvo perante a sua memória. Foi uma MULHER extraordinária, duma grande dimensão humana e lhaneza de trato como hoje não se vê em lado algum, pedagoga sem igual,lutadora pelas causas que abraçava com uma força de vontade indómita, compreensiva, de grande humildade e simplicidade, nem parecia, para muitas pessoas o grande ser humano que era, rigorosa mas contida na acção, de grande inteligência e capacidade de transmitir os seus enormes conhecimentos científicos,a ponto de se dizer que, quem não aprendia com ela com os seus métodos de ensino,não aprendia com mais ninguém, pelo que o afirmo sem medo de errar que se perdeu uma REFERÊNCIA do Marco de Canaveses.Mãe e esposa exemplar(é a minha opinião) fazia do múnus de que estava incumbida,ponto de honra, onde a palavra dada valia mais que mil acções. Tive oportunidade de me encontrar, casualmente, com a Sra. DR. Gilda no Hospital do Marco, onde pude verificar que, apesar da doença que já padecia não deixava de receber os seus amigos com o seu sorriso fraterno e doce, os amigos e ex-alunos de longa data. Esteja onde estiver, estará para sempre guardada no meu coraçaõ pela amizade e respeito mútuo que sempre observava, nas relações cordiais que mantivemos, com ela em especial,mas também com toda a Família. Um muito obrigado pelos seus ensinamentos que me transmitiu, que muito me ajudaram a atingir o patamar de vida que sempre almejei.
    Com muita saudade
    Um amigo e ex-aluno
    José António

    ResponderEliminar
  3. Mais uma grande mulher (para já) que nos deixa.
    É de mulheres como ela que o mundo precisa…
    Quando me recordo da minha infância, vejo a Dr.ª Gilda, o colégio… a referencia que é esta Senhora…

    Por isso, deixo aqui um até já…

    Um grande abraço para os seus filhos!

    ResponderEliminar