terça-feira, 20 de dezembro de 2011

E agora ?

A confirmar-se a notícia divulgada em primeira mão por João Monteiro Lima no Marco 2009 de que o Tribunal Arbitral recusou o recurso apresentado por Manuel Moreira relativo ao acórdão que tinha fixado uma indemnização de 16 Milhões de euros a pagar à empresa Águas do Marco pela modificação unilateral do contrato da água aprovado pela Assembleia Municipal, e que esta decisão é definitiva o que obrigará a Câmara a ter que pagar os tais 16 Milhões de euros, é minha opinião que devemos reflectir como chegamos aqui e qual o impacto que esta decisão vai ter no nosso Município.
 
Na minha opinião, chegamos aqui por sucessivas más decisões que são da única responsabilidade dos executivos que governaram a Câmara Municipal nas últimas dezenas de anos, uns liderados por Avelino Ferreira Torres e outros liderados por Manuel Moreira. Mas, foi também necessária a cumplicidade de outros autarcas eleitos, já que essas decisões foram rectificadas na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal.
 
Assim se, na minha opinião, Manuel Moreira é o principal responsável, não podemos esquecer todos aqueles que o apoiaram nesta decisão quer na Câmara, quer na Assembleia Municipal, ou ainda apoiando-o na sua reeleição. Recordo que este foi um tema bastante debatido, onde uns apelavam ao diálogo com a empresa Águas do Marco, e outros utilizavam os argumentos a que já estamos habituados, ao ouvir as lideranças dos dois partidos da direita Marcoense.
 
Agora, é necessário agir e três acções são importantes serem realizadas de imediato.
 
A primeira explicar qual o impacto que esta decisão vai ter já no orçamento de 2012. Será um erro gravíssimo que se vá aprovar um orçamento que não conta com a possibilidade da Câmara ter que pagar esta brutal indemnização. Na minha opinião, o orçamento deveria ser revisto antes de ir à votação.
 
A segunda é demonstrar à população Marcoense, que TODOS os eleitos estão conscientes que o seu papel é defender os interesses da população e como tal darem desde já o exemplo cancelando o Jantar de Natal dos Autarcas (e ainda que pela informação que tenho seja da responsabilidade de cada um pagar esse jantar) e suspendendo todos os pagamentos de senhas de presença das reuniões dos diversos órgãos autárquicos do nosso concelho. E obviamente “encostando” de vez a viatura e o motorista oficiais de Manuel Moreira. Os autarcas que não consigam dar este exemplo perderão totalmente a credibilidade das populações e mesmo dos militantes e simpatizantes dos respectivos partidos.
 
A terceira e a mais fundamental dessas acções é que todos os autarcas eleitos analisem se é possível continuar a ter à frente da Câmara Municipal um presidente e um conjunto de vereadores que contribuíram fortemente para o descalabro financeiro e económico do Marco.
 
Manuel Moreira já várias vezes ameaçou em deitar a toalha ao chão e constantemente se lamenta de não ter condições para resolver os problemas que enfrenta. O Marco merece, e precisa, é dum executivo camarário que se deixe de lamúriass e que consiga tirar a Câmara Municipal do buraco onde se encontra.

12 comentários:

  1. A morte politica deste senhor mordomias estava anunciada há muito tempo, esta foi sem dúvida a derradeira estocada.

    Tanto fala em seriedade, mas podia falar também na sua própria arrogância e que mais do que todos os homens à face da terra é o mais conhecedor e intelegente. Veja-se o que dá a ignorância de desafiar o direito no caso das aguas do marco e agora? Quem paga a factura? Os parolos dos marcoenses.

    Que se demita e devolva aos marcoenses e à Camara todas as despesas resultantes das suas mordomias, motoristas, acessores laicos e festas, muitas festas.

    E agora é que vai ser uma festa, o político sem palavra, não vai ter que explicar o inesplicável. Para um prejuízo desta natureza na actual conjuntura, deveria acolher as palavras do presidente do seu partido e aceitar a sugestão de EMIGRAR, mas para bem longe do Marco, uma vez por todas, pois até ser Presidente da Camara, nunca fez nada pelo Marco enquanto enriquecia a sua causa pública de tacho em tacho. O Marco precisa de gente honesta e não de mais um enganador.

    Que Deus o ajude, bem como a todos os Marcoenses.

    ResponderEliminar
  2. Concordo totalmente consigo, que confirmando-se a notícia, que neste momento o mínimo que Manuel Moreia (e não só) deveriam afastar-se para bem longe da responsabilidades que agora ocupam.

    ResponderEliminar
  3. ola caro sr jorge e sr anonimo fico triste pela noticia em primeira mao pelo marco 2009 e agora no marcoense como nos pois pouco tenho a comentar sobre isso mas o que me deixa mais triste e como marcoense que sou e como estive sempre na linha da frente da grande manifestaçao em frente da camera em 2005 e tambem no grande debate no ciclo preparatorio de fornos ao contrario de outros sr senhores que nem sequer foram vistos porque tiberao medo ou entao seria por ter votado a favor com o sr aft pois caro sr jorge e caro sr anonimo li nos comentarios que fazem que isso foi uma vitoria para os sr em minha opiniao estao errados nos marcoenses e que pagamos a fatura por isso eu acho que deberiao era estar solidarios era com a camera em especial com o SR PRESIDENTE. eu sei bem que o alvo que querm abater e o SR PRESIDENTE DR MANUEL MARIA MOREIRA . mas ate 2013 sera ele o noso PRESIDENTE independente da cor politica de cada um de nos porque bem ou mal o povo e quem escolhe e os senhores ainda nao percebram que perderam as eleicoes em 2009 e as vao perder em 2013.para hoje tudo feliz natal .ADAO.

    ResponderEliminar
  4. Se a expressão "a política sem
    riscos é uma chatice e sem ética é uma vergonha.", continua atual,devem ser retiradas as devias ilações!

    ResponderEliminar
  5. A lengalenga deste Adão,curiosamente copiada das palavras de Manuel Moreira,só demonstra a limitada capacidade intelectual de alguns dos seus seguidores.
    Democraticamente tem o tal Adão todo o direito de opinar,mas bom seria,que o assumisse com um discurso próprio e não como simples "eco" do presidente.
    Depois e devido à sua limitada intelectualidade,ainda não percebeu,que a desastrosa gestão deste presidente a TODOS prejudica.E quando falo de todos,refiro-me mesmo a todos os que se dizem marcuenses.
    Parece,afinal não ser o caso do senhor Adão,pois tem mais dores de barriga por um estranho à terra,que por aqueles,que nasceram,vivem ou viveram muitos anos no nosso Marco.
    Boa iniciativa deste pobre Adão,seria questionar em reunião pública de Câmara o presidente sobre o FUTURO do Marco,caso seja verdadeira a perda do recurso no caso das Águas do Marco,que exigirá a indemnização SÓ de 16 milhões de euros.
    Do seu bolso,senhor Adão,que quantia estará disposto para abonar os cofres da autarquia?
    E fala-nos de solidariedade.Acha o senhor Adão,que deveremos ser solidários com quem tão mal gere o dinheiro dos nossos impostos?
    O senhor ainda não percebeu,que alcançada a sua verdadeira finalidade,o tempo necessário para aforrar uma excelente pensão de reforma,o seu presidente se põe na alheta´,deixando-nos uma autarquia ainda mais endividada que a que AFT deixou?
    Será assim tão difícil de perceber,senhor Adão?

    ResponderEliminar
  6. Caro Adão

    Antes de mais que fique bem claro que eu (e penso que ninguém de bom senso) não considero que a Câmara ter que pagar 16 Milhões de Euros seja uma vitória, antes pelo contrário é uma clara derrota para todos nós.

    Agora o facto de esta decisão ser uma grande derrota para todos os Marcoenses não nos deve impedir de abrir os olhos e responsabilizar o(s) culpado(s) por todo este processo. Se está contente com as decisões de Manuel Moreira, tem todo o direito. Se votou nele e por isso o defende até as últimas tem também todo o direito. Mas olhe que quer os que pensam como o senhor, quer todos os outros vão ter que pagar uma pesada factura.

    Depois, e talvez como muitos outros Marcoenses, ainda não percebeu o que correu mal neste processo.

    Primeiro, foi a “privatização” do negócio das águas que não teve só o apoio de Avelino Ferreira Torres. Se acompanhou todo esse processe deveria saber quem aprovou esse contrato inicial.

    Depois, foi a revisão para baixo das taxas por causa da pressão popular (em que pelos vistos o senhor Adão esteve envolvido). Só que esta revisão das taxas foi uma decisão mal pensada pois implicava uma compensação à empresa Águas do Marco. Compensação a ter que ser paga pela Câmara, ou seja por todos, ou seja pelos Marcoenses que tem acesso à rede de água (uma minoria), mas também por aqueles que não tem acesso ao serviço. Quando estava em 2005 na manifestação em frente à câmara pensou nisso?

    Por fim, uma ainda pior decisão de alterar unilateralmente o contrato inicial, por Manuel Moreira (e não só) que tem como consequência que sejam pagos 16 Milhões de Euros de indemnização à empresa Águas do Marco. Valores que vão ser pagos por todos os Marcoenses (utentes ou não da rede) e por muitos anos. Já pensou nisso?

    Mas se está contente com toda esta estória coloque já de lado 300 euros que é mais ou menos o valor que é da sua responsabilidade só por esta asneira de Manuel Moreira e seus apoiantes.

    ResponderEliminar
  7. Esse tal de Adão não é mais nem menos o acessor que MM contratou para controlar os blogues marcoeses. Toda a gente sabe quem é, mas na verdade é um pobre coitado, um pau mandado que nem expressar livremente a sua opinião pode. É o custo que os lambe botas, para não dizer outro lambes, têm a pagar pela figura ridicula que fazem em torno de sua excelencia.

    Apoiar o presidente? Sinceramente, o Sr. Adão não é um homem do povo, pois se andasse no meio dele, saberia muito bem qual é a imagem e opinião da maioria dos marcoenses sobre MM. As pessoas já não são de antigamente, apesar de caladas, vão saber afirmar o que acabo de dizer em 2013 ...

    MM vai ficar para a estória pela grande obra que deixou ao Marco: DÍVIDAS por teimosia e egocentrismo.

    Feliz Natal Sr. Adão

    ResponderEliminar
  8. SR anonimo a triste figura faz o sr numca fui lambe botas porque numca foi meu abito nem numca o serei isso deve ser o sr e numca tive medo de dizer a verdade ao contraio do sr olhe para a historia nao fica o DR MANUEL MOREIRA mas sim ficou e ficara para sempre o seu PADRINHO aft sabe sr anonimo o ultimo a rir e sempre o que ria melhor como dizia a minha avo e nos em 2013 falamos novamente ja agora termino dezejando-lhe um santo e feliz natal para si e toda a sua familia.ADAO.

    ResponderEliminar
  9. Agora é que a porca torce o rabo!!!
    Todo o processo de litigio com a empresa Águas do Marco sofre de ingenuidade por parte de MM e do Vereador que liderou o processo. Acham normal que se concorde com um Juiz Arbitro indicado pela Somague para liderar o Tribunal Arbitral(composto por três membros sendo o juiz presidente a indicar de acordo com as partes)? A questão começou a ser perdida aí, nesse momento.
    Será normal um presidente do dito tribunal, aceitar como normal que AFT fosse ~´a dizer quando foi ouvido, que não deu mt importancia ao facto de o contrato ter sido redigido em Sintra( sede da Somague), porque já estava envolvido na campanha eleitural em Amarante - estamos no inicio do ano 2005 - disse AFT no Tribunal que assinou mais ou menos de cruz, o que lhe interressava eram os dois milhoes pra comprar o Cinema Alameda. Será isto normal!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Olha, parece que os argumentos que usam para denegrir Manuel Moreira não se aplicam ao PS nem a José Socrates? todas as afirmações que fazem parecem resultar de uma obcessão contra manuel moreira. A mim parece dor de cotovelo por terem sido derrotados por duas vezes por maioria absoluta, e, pelo andar da carruagem, caminharem a largos passos para a terceira.
    É pena não se darem conta e mudarem de partido (outra vez...)

    ResponderEliminar
  11. Caro amigo das 22:14 de ontem

    Não sei quais são os argumentos que aplicamos a Manuel Moreira e que também deviamos aplicar ao PS e a José Sócrates, mas se me puder dizer quais são (e se for aplicáveis a ambos) poderá ser que concorde consigo. Até lá considero que são dois políticos muito diferentes.

    De resto penso que não vale a pena perder tempo a responder.

    ResponderEliminar
  12. Caro Anónimo das 22:14

    Quando a capacidade e a pobreza de argumentação é tão limitada como a revelada pelo meu caro anónimo,fácil é entendermos a razão das tais maiorias de Manuel Moreira.
    Infelizmente para o presente e o futuro do nosso Marco são demasiados aqueles,que pelas suas anunciadas limitações de ordem cultural e até moral,decidem os seus votos pela dádiva do cabaz,da promessa anunciada e nunca concretizada,da garantia dum emprego para o próprio,ou para o familiar,da resolução da prévia ilegalidade cometida,etc.
    Em resumo,meu caro Anónimo,trata-se da famosa corrupção sem limites,qual cavalo a galope com o freio nos dentes,que não obedece à lei do seu dono,mas antes aos instintos mais básicos,a lei da sobrevivência a todo o custo.
    Ou como diria o Zé Português,"primeiro Eu,depois ainda Eu e os outros que se f....".
    Bela solidariedade,tão anunciada e tão maltratada.

    Cumprimetos
    Miguel Fontes

    PS: deixo-lhe como tema de cabeceira,a razão de ser dos valores da actual abstenção eleitoral.

    ResponderEliminar