quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A grande mistificação

À conversa com amigos, empresários e não só, é que se descobre o que se passa no Marco. A mistificação que serve de justificação para a grande trapalhada que tem sido a gestão de Manuel Moreira e sus muchachos à frente dos destinos do Marco está quase a ser desmontada e esta questão dos 17 milhões a mais ou a menos que estes senhores nos têm custado (onde estará a calculadora que queriam oferecer ao Bruno Caetano? Acho que nem essa promessa cumpriram...), é tão grave que, depois de serem culpados os funcionários da autarquia (lembram-se que eram a mais e que tinham falta de qualificação?), agora estão a ser culpados os próprios assessores e vereadores. Os que têm cursos superiores mas não "sabem fazer nada e deviam saber".
Ou seja, Manuel Moreira é pago para dirigir uma Câmara, pago por todos nós, contrata a seu bel-prazer pessoas da sua confiança, ao fim de um ano ainda aumenta alguns e depois passa-se a mensagem que quem é incompetente são estas pessoas pagas a peso de ouro?
Parece-me que quem vai ser culpado desta questão dos 17 milhões da indemnização às Águas do Marco, mais conhecido pelo "processo do risco em política", ou "processo Sá Carneiro", vão ser os consultores jurídicos externos também, concerteza, pagos a peso de ouro.
Manuel Moreira anda a gozar connosco. Com todos, mesmo os deputados municipais do PSD, os vereadores do PSD, todos os autarcas desta terra e, principalmente, todos os Adões desta terra, os jogreis, os bobos da corte!

10 comentários:

  1. Também neste "pequeno caso" a culpa vai morrer solteira! e vamos continuar a vê-los passar nas nossas ruas emproados, como pavões.

    Observador atento, mas não venerando.

    ResponderEliminar
  2. Acho piada ao Sr Jaime Teixeira pois não se deve lembrar que na campanha de 2005, o PS queria "Rasgar o contrato com as Águas do Marco" não se lembra Sr. Jaime? ou nessa altura ainda andava por outras bandas?

    ResponderEliminar
  3. Acho piada ao sr. Anónimo nem se dignar usar nome... Não andava por outras bandas porque o meu partido de sempre nunca me chamou para participar. O único partido que tive na vida foi e é o PS. Nessa altura se andava por outras bandas, como diz, era a trabalhar e a socializar mais pelo Porto, porque o PS do Marco não me chamava... Os dislates feitos e ditos pelos candidatos do PS em 2005 não me dizem absolutamente nada.

    ResponderEliminar
  4. oh Jaime onde estava quando foi o 25 de Abril, ohohoh...

    ResponderEliminar
  5. Senhor Anónimo das 21:58

    sabe o que diz o povo?
    só não muda de opinião quem é teimoso como aquele conhecido quadrúpede, o simpático burro
    de resto, o senhor deve ter memória curta para já se ter esquecido das muitas promessas do Manel na campanha eleitoral e que ficaram por cumprir,só para apnhar o voto aos an+onimos cá do sítio.
    a não ser que seja jeito do manel,como o do Passos que também prometeu,prometeu e depois só tem feito me..da.
    para acabar de lhe responder quero dizer-lhe que tenho a certeza que o senhor está já servido da água potável e do saneamento.Por isso não seja egoista e pense no bem que o Manel tem feito à restante população do concelho que chupam no dedo à espera,enganados pelas promessas do seu padrinho manel.
    E depois dizem que temos´"pó" ao Manel.Não,temos "pó" é aos anónimos inteligentes que não conseguem separar os seus interesses particulares dos interesses de todos ou pelo menos da maioria.

    ResponderEliminar
  6. Caro amigos

    Existem argumentos muito interessantes na nossa blogsfera.

    Um dos que se repete é a questão de um candidato do PS de 2005 ter defendido rasgar o contrato com as Àguas do Marco. Será que essa posição tem de ser defendida e apoiada por todos os militantes e simpatizantes socialistas?

    Claro que não e ainda bem porque demonstra que existe pluralismo neste partido. Agora esse argumento repete-se para tentar esconder que a posição dos candidatos de 2009 é muito diferente.

    Outro argumento típico que se repete é que não se pode criticar ninguém cá no Marco quando algo socialista, algures no país, fez o mesmo.

    É um argumento daqueles que são "carneiros" e que não tem capacidade de pensar por eles.

    Faz algum sentido que por ser militante ou simpatizante tenho que concordar com tudo o que os socialistas fazem? Claro que não.

    Mais uma vez quem utiliza esse argumento não percebe o que é um partido plural. Até o sr. Adão, que militando o PS apoia sem pudor Manuel Moreira e crítica constantemente todos os eleitos pelo seu partido, percebe que essa posição é um direiti que tem e que o PS sempre defendeu na sociedade portuguesa.

    Veja-se pelo contrário, que na blogsfera se critica por se acusar Manuel Moreira por andar da carro e motorista. E para tal vão buscar o facto do executivo da Câmara Matosinhos ter trocado de carros e nisso ter gasto mais de 200 mil euros.

    Interessante, é que assumiram que pelo menos a minha posição era de defender ou até apoiar este acto.

    Mas chegaram a essa opinião baseados em quê? Defendi a Câmara de Matosinhos? Não. O que se passa é que acreditam que eu sou como eles e que não tenho vontade própria.

    Eu felizmente tenho vontade e opinião própria, e tal como no caso que um candidato de 2005 não força a minha opinião, o mesmo se passa com as viaturas compradas pela Câmara de Matosinhos.

    Eu critiquei, e continuo a criticar, a compra e a utilização abusiva do Audi por Manuel Moreira e do mesmo modo critco a compra das CINCO viaturas para o presidente e vereadores da Câmara de Matosinhos.

    Já agora, é criticável que Guilherme Pinto como socialista tenha decidido essa compra, mas não posso deixar de recordar aos Marcoenses que esta compra só foi possível pelo apoio do vereador do PSD. O PS não tem a maioria, Matosinhos é governado por uma coligação PS/PSD e fica mal para os eleitos destes dois partidos a compra das CINCO viaturas. Claro que o vereador do PSD vai ter também uma.´

    Agora, e bem, isso não impede que Pedro Vinhas do PSD critique este acto, como não impede que eu e outros socialistas também sejamos críticos.

    O que não percebo é que cá no Marco as pessoas não tenham opinião própria e sejam "carneiros"...

    ResponderEliminar
  7. OLA SR JORGE POIS NAO CONCORDO COM A SUA OPINIAO MAS RESPEITO A SUA COMO DEMOCRATA QUE SOU QUANDO O SR DIZ CARNEIROS ISSO NAO LHE FICA BEM PORQUE SENDO O SENHOR UM HOMEM DE BEM NAO ESPERABA ISSO DE SI SE FOSE DE ALGUNS SEUS COLEGAS SERIA NORMAL AGORA DE SI NAO E NORMAL MAS E A SUA OPINIAO RESPEITO A SUA IDEIA SR JORGE COM RESPEITO A MILITANÇIA ISSO A MIM NAO ME DIZ NADA PORQUE SEMPRE VOTEI NO CANDIDATO QUE EU ENTENDIA QUE ERA O MELHOR PARA A MINHA TERRA ESA FOI SEMPRE A MINHA IDEIA COM RESPEITO AO MOTORISTA DO DR MANUEL MOREIRA OLHE SR JORGE EM 2005 QUANDO GANHOU AS ELEIÇOES LOGO DE SGUIDA COMPROU O TAL DITO AUDI E EM 2009 GANHOU OUTRA VEZ AS ELEIÇOES E NAO DEIXOU DUBIDAS TODA A POPOLAÇAO SABIA DO TAL DITO MOTORISTA E O SENHOR JORGE SE VIVIA NO MARCO TAMBEM DEVERIA SABER E UM ASUNTO QUE JA PERTENSE AO PASADO MAS RESPEITO A SUA OPINIAO PARA JA E TUDO FAÇO VOTOS DE UM FELIZ NATAL PARA SI E TODA A SUA FAMILIA .ADAO.

    ResponderEliminar
  8. Caro Adão

    Quando eu digo "carneiros" estou a referir que estas pessoas se comportem exactamente como estes animais. São bastantes inocentes e facilmente são controlados em rebanhos. Não tem nada de ofensivo, é uma imagem que reflecte bem o comportamento humano que se regista naqueles que não pensam e se limitam a seguir o chefe do rebanho.

    No que respeita ao facto de Manuel Moreira ter sido releito em 2009, pelo que anteriores atitudes estão desculpadas, não posso estar mais de desacordo.

    Para estar de acordo consigo também teria que ter aceite as atitudes de Avelino Ferreira Torres após este ter ganho as sucessivas eleições no nosso concelho.

    Este é que o típica atitude de um rebanho de "carneiros". Porque a maioria vai por ali, eu não devo pensar e sigo a maioria.

    Mas estamos num dia em que o mais importante é estarmos todos em harmonia e claro que também desejo a si a aos seus um Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  9. Para quem teve a oportunidade de estar presente na passada sessão da Assembleia Municipal,ou ouvir em directo a transmissão dessa mesma assembleia pela Rádio Marcuense,só pode lamentar ter a Câmara Municipal um cidadão a presidi-la,verdadeiramente incapaz de fazer a sua própria introspecção,a sua auto-crítica.
    A modos de "aquecimento",como um verdadeiro profissional do desporto,"deliciou" logo no início a assistência da assembleia municipal e os ouvintes da rádio marcuense,com uma declaração verdadeiramente patética sobre o seu curriculum político e a sua própria pessoa.
    Convenhamos,que até o ridículo tem limites.
    Imagine-se,se agora todos os senhores deputados municipais,se lembravam de "anunciar" os seus curriculuns vitae e políticos,que poderia suceder?
    Duma coisa posso estar certo,ter-se-ia que instalar no salão nobre da Câmara,uma pia com água benta,para se cumprir o dito popular.
    Doutra coisa estou igualmente certo,a assembleia manter-se-ia bem mais desperta e atenta,sem necessidade da maioria daqueles eleitos terem que se esforçar por manter as pálpebras abertas,tal a rotina das intervenções de Manuel Moreira.
    Afinal,quando as obras são pequenas,as orações são grandes.
    Não compreenderam,os leitores do meu comentário,pois não?
    Eu passo a explicar a minha ideia.
    Em consequência da recusa do Tribunal Administrativo e Fical do Porto,em considerar-se entidade competente para decidir sobre o recurso apresentado pela Câmara Municipal,nesta questão com a empresa Águas do Marco,que como sabemos condenou a autarquia numa indemnização de 16 milhões de euros,mais os juros de mora,Manuel Moreira,embora a custo lá vai reconhecendo que lhe saiu a "fava",logo a ele,convencido que estava,lhe iria sair o "brinde".
    Resolve então,M.M. perante tal desventura,simplesmente fazer um apelo,um serrar de fileiras,a todos as cores políticas representadas na A.M..
    Diz,é na desgraça,na desventura,que precisamos da solidariedade de todos.
    Nunca estive tão de acordo com as palavras de M.M. em tempo algum.
    Lamenta-se é,que peça só ajuda quando a barca ameaça naufragar por erros graves do timoneiro.

    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  10. O actual feitor desta quinta,chamada Marco,sempre que lhe chove no nabal e lhe faz sol na eira,usa e abusa da gabarolice,propagandeia o mais que pode as suas pequenas obras,pois que para as grandes não revela mérito,nem capacidade para as efectuar,a ponto dos mais ingénuos acreditarem (para além dos seus fiéis seguidores,obviamente),que M.M. é uma autêntica revelação como feitor.
    Pelo contrário,quando a coisa azeda,quando dá para o torto e a bronca se anuncia,não se importa nada de comungar o inêxito com terceiros (sempre fica mais diluido,não é verdade?),fingindo ser capaz de dialogar e apelar ao contributo daquela larga maioria,que não se revê no seu programa partidário para a autarquia,nem na sua prática de gestão municipal.
    Não esqueçamos,ao contrário de Manuel Moreira,que os não votantes no seu PSD em número absoluto foram mais numerosos,que os seus votantes,ou seja,Manuel Moreira e a sua maioria absoluta (só possível pelo actual método eleitoral),esquecem e desrespeitam uma maioria de Marcuenses,que não se revêem nas suas práticas políticas.
    Daí que,o seu "sentido" apelo à solidariedade dos diversos partidos e movimentos políticos, que constituem a sua Oposição na Assembleia Municipal,em redor da sua posição na questão das Águas seja não só patético,como carregado duma fingida vontade de diálogo democrático,direi mesmo,carregado de farisaica hipocrisia.
    O seu "ego" é demasiado grande,necessita constantemente de ser alimentado e até esta questão das Águas,cujo revés,só a ele se deve atribuir,pela insensata decisão da alteração unilateral do contrato existente à época,revés duma enorme gravidade para todos os Marcuenses,está a servir de alimento.
    Para terminar,devo dizer,que solidariedade deverá ser pedida e considerada em todos os momentos,não só quando vem a seca para o nabal e a chuva para a eira.
    Os interesses dos Marcuenses,a gestão da coisa pública,deverá estar só e sempre à fente dos interesses partidários.
    Acabe-se com a partidocracia,o verdadeiro cancro da nossa democracia e pratiquemos,isso sim,uma gestão transparente,dialogante,construtiva,pensada,na defesa de TODOS os marcuenses e não só dos nossos amigos,conhecidos e afilhados.
    Afinal,não me deveria estar a lamentar,pois "o Povo é quem mais ordena" e cada Povo,em Democracia,terá sempre os governos,que merecer e nada mais.

    Miguel Fontes

    ResponderEliminar