domingo, 6 de maio de 2012

A Europa castiga a austeridade

François Hollande foi eleito pelos franceses como o seu novo Presidente da República, como se pode ler aqui. É o fim de 17 anos de governação da direita em França, pelo que na Bastilha, onde se vai fazer a festa na rua, o ambiente é de euforia.

Na Grécia os partidos pró-medidas de austeridade sofreram enormes quebras de votação nas eleições gerais de hoje, e neste momento não está garantido que consigam obter uma maioria parlamentar, como se pode ler aqui.

Na Alemanha o partido de Merkel com pior resultado desde 1950 no estado Schleswig-Holstein, estado do norte da Alemanha, junto da fronteira com a Dinamarca, como se pode ler aqui.

No Reino Unido, quinta-feira, os dois partidos da coligação no poder tiveram uma grande derrota nas eleições locais, que o Partido Trabalhista ganhou com grande clareza, como se pode ler aqui.

Se no voto popular, um pouco por toda a Europa, estas políticas estão a ser recusadas como será possível qualquer político ter legitimidade para continuar a apostar num caminho, que nunca deu resultado e que as populações não querem?

1 comentário: