sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Crianças mal comportadas II

Ontem já se comentava aqui que “a reunião pública de câmara, realizada hoje, foi um autêntico ringue de pugilismo”.

Como prometido tentei perceber o que se tinha passado e mais uma vez fiquei com a opinião de que se tratavam de uma briga de “crianças mal comportadas”.

E vou já explicar o que quero dizer com isto.

«Eu tenho cinco filhos, dois que já são de maior idade e três menores, que tem respectivamente sete, seis e cinco anos. A uns e outros sempre expliquei que as diferenças de opiniões deveriam ser tratadas dialogando, e que se andassem à “batatada” entre eles eu castigaria todos os envolvidos sem sequer perder tempo é saber quem tinha começado a disputa.»

«Por experiência, sempre soube que todos me iriam dizer que era o outro que tinha começado e que ele só tinha respondido à provocação.»

«Quando vejo adultos a portarem-se como crianças, não tenho dúvidas, um começou a provocar e outro terminou a responder. Não me importa quem é um ou quem é o outro. São ambos crianças mal comportadas que devem ser castigas.»

Sobre o que se passou ontem, e pelo que me informaram, o relato disponível no site do jornal A Verdade descreve mais ou menos bem o que lá se passou.

A jornalista presente, além das fotografias, terá ainda obtido uma gravação da discussão, e mais uma vez o público presente teve que chamar à razão os autarcas envolvidos na barafunda.

Resumidamente Avelino Ferreira Torres criticou “a forma como estão a ser utilizados os dinheiros públicos”. Na resposta (e talvez sem argumentos) Manuel Moreira foi polidamente mal educado. Avelino Ferreira Torres respondeu à letra e à sua maneira. E o caldo esteve outra vez para ser entornado.

Eu estou a ficar curioso por perceber porque razão é que Manuel Moreira e os seus vereadores estão tão nervosos com o que Avelino Ferreira Torres possa vir a dizer nestas reuniões públicas da Câmara Municipal.

Já correm muitos boatos sobre algumas estórias que poderão comprometer muitas figuras da política Marcoense. Será que estas estórias têm fundamento ou é mais algum fait-diver para esconder a incompetência destes dois grupos, que comungam interesses semelhantes e que nos (des)governaram nos últimos trinta e tal anos.

10 comentários:

  1. Goste-se ou não, isto também é ... "Património Imaterial do Marco" !!

    ResponderEliminar
  2. Sim

    Eu até diria que estaria na sub-categoria de Teatro. Os nossos políticos sempre gostaram de chamar a atenção dos Marcoenses pelos motivos errados.

    Já repararam que os discursos na CM ou na AM tem sempre pouca objectividade, mas em vez disso estão repletos de "bocas" mais ou menos ofensivas?

    Claro que este tipo de política tem pouco "sumo", mas dá para muitas conversas ao "mesa do café".

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge Valdoleiros

    Na condição de cidadão marcoense,proponho já que se abra uma petição pública para elevar à qualidade de "cidadãos honorários" do Marco de Canaveses estas duas personalidades da vida política marcoense.
    Note-se,que nem um,nem outro são naturais do nosso Marco,mas por tudo quanto têm feito em publicitar o nosso concelho merecem sem qualquer dúvida essa distinção.
    Não,não estou a fazer escárnio.Há terras,que são conhecidas pela positiva,porque não deverão haver outras serem conhecidas pela negativa?
    Depois,honestamente,não reconheço em termos de educação,diferenças substanciais dum para o outro,pois como o Jorge muito bem escreve,a má educação dum e doutro,são frequentemente bem patentes,veste apenas uma roupagem diferente.
    Um,é mais seda,o outro,é mais burel.

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    PS: na foto publicada pelo site da "A Verdade",parece verificar-se,que em "cena",não estão todos os habituais "actores".
    Aguarde-se pelos novos capítulos.

    ResponderEliminar
  4. Também há mais mal educados, como é o caso do sr. jorge valdoleiros... Isto aqui no Marco vai bonito vai!

    ResponderEliminar
  5. Caro Zeca

    Desculpe se alguma vez demonstrei ter sido pior educado do que algumas das personagens que costumam ser intervenientes nestas cenas de “crianças mal comportadas”, que tão comum tem sido nas reuniões dos nossos órgãos autárquicos.
    Fico envergonhado porque para ultrapassar estas faltas de educação, realmente devo ter realizado algum acto bastante grave do qual peço imensa desculpa. Realmente ter agido pior de que adultos a berrarem uns com os outros, a trocarem insultos e piadas com pouco humor é muito mau. Comportar-me pior de que adultos que se ameaçam fisicamente, que se esquecem que representam os Marcoenses que votaram neles, que não conseguem discutir pacificamente (e tudo isto num lugar público, no edifício municipal e ainda para mais no salão mais nobre desse edifício) é péssimo.
    Realmente devo ter sido bastante mal educado e pelo menos devo-lhe pedir desculpa, ainda que compreenda que o caro Zeca não me desculpe, pois tamanha má educação não merece desculpa.
    E se isso não fosse suficiente a juntar a minha má educação estou a passar por uma fase de uma amnésia total, pelo que agradecia que o caro Zeca me recordasse onde, como e com quem é que fui de tal modo mal educado. Não é por nada, mas sinto-me na obrigação de não só pedir desculpa a si, mas a todos os outros presentes.
    Já agora, caro Zeca, a minha amnésia também me impede de recordar qual dos Zecas que eu conheço é o caro Zeca. Pois não quero ser mal educado e desculpar-me ao Zeca errado.

    ResponderEliminar
  6. Caro Jorge Valdoleiros

    Permita-me dar-lhe um conselho,dado o facto de ser mais conhecedor do que são os Zecas cá do Marco.
    Não perca tempo com estes "palhaços",pois acabará ao dar-lhes troco,por menosprezar essa classe de artistas circenses,que nos merecem todo o respeito,dada a sua difícil arte de comediantes,que tanto se esforçam por nos fazer esquecer estes e outros Zecas,que pululam o Marco e o país.

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  7. Sou o Zé Carlos. Jorge tens de te moderar com esses comentários cínicos. Nao te fica bem. Pede desculpa ao pessoal. A todos os marcoenses pela tua má educação. És um cínico !

    ResponderEliminar
  8. Caro Zeca ou Zé Carlos

    Acredite que eu não estava a ser cínico, estava a querer saber onde fui mal educado, pois (ao contrário de outros não tenho problemas em pedir desculpas), mas o Zé Carlos não foi capaz de me ilucidar. O que é pena, pois deste modo não vou conseguir saber onde, como e com quem é que fui mal educado.

    Mas o Zé Carlos ou Zeca ou lá o que é, pois com os meus problemas de memória não o consigo identficar insiste em dizer que sou mal educado.

    Mas vejamos se o pessoal que se refere é aquele que se insulta e se ameaça publicamente, então eu sou muito mal educado. Pois a educação que tive não me ensinou isso.

    Nem todos podemos ter a sua educação que considera correcto aqueles comportamentos e não aceita a crítica, e muito menos é capaz de ter argumentos credíveis para responder sem ter que recorrer a acusações sem fundamentações.

    Eu sinceramente não tenho essa educação.

    ResponderEliminar
  9. Caro Miguel

    Sinto-me obrigado a dar troco a este Zeca, e a outros Zecas, pois fico sempre desiludido quando digo que sou Marcoense e logo identificam a nossa terra com estas atitudes.

    A maioria dos Marcoenses não assim e merecia que todos os seus representantes se comportassem educadamente.

    Uma coisa eu tenho é que não desisto e enquanto tiver forças vou lutar contra estas atitudes, até porque tennho filhos que quero vivam num mundo melhor, muito mais cívico e bem educado.

    (o melhor não se refere a bens materiais, só para não existirem dúvidas)

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge Valdoleiros

    Se Diógenes de Sínope,filósofo da Antiga Grécia,conhecido pelo "O Cínico",ressuscitasse,com toda a certeza quereria reencarnar na forma dum cão,animal por quem revelava uma especial admiração.
    Dizia Diógenes,o Cínico,que esses animais se comportam duma maneira mais coerente,que os humanos,não conhecem,nem utilizam a hipocrisia e distinguem,sem se enganarem,quem é amigo e quem é inimigo.
    Vivia na rua,diz-se,que num barril,vagueava pelas ruas de Atenas,mesmo de dia,com uma lanterna acesa e se inquirido pelo seu acto,respondia,"ando à procura dum homem honesto".
    Criticava deste modo,a sociedade daquela época,acusando-a de hipócrita nos seus hábitos e corrupta nas suas acções.
    Pois bem,ficou conhecido na História da Antiga Grécia pelo "O Cínico",só porque à semelhança dos seus admirados canídeos,tinha a desvergonha,a desfaçatez de considerar os humanos como incapazes de pelo menos imitarem os cães.

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar