quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Os Meus Amigos Retornados do Liceu de Penafiel

Hoje fui surpreendido por este comentário ao meu post intitulado "Carreira para o Liceu de Penafiel":

"Obrigado por me teres lembrado destes tempos.
Também apanhava estas camionetas a partir da Agrela-Vila Boa de Quires.
Foi a partir de Novembro de 1975, depois de vir de Luanda-Angola, como retornado, que me tornei estudante de Penafiel, embora residente no Marco.
Estudei lá, do oitavo( na altura quarto) ano até ao 12º. Comecei pelo Liceu e terminei na Secundária.
Das viagens para Penafiel, lembro-me de imensas situações. Por exemplo, das fogueiras que fazíamos na paragem do autocarro, na Agrela/V.B.Quires para travar o frio. Das pessoas que esperavam do outro lado da estrada, pela camioneta para o Marco. Em especial nos dias de Feira.
Agora, passados estes anos, tudo parece bucólico e aprazível.
Ainda bem que a memória filtra e guarda as "coisas" boas.
Valdoleiros, talvez já não te lembres de mim, mas voltaste a encontrar-te comigo, enquanto estudávamos em Lisboa".

Lembro-me de muito dos meus amigos retornados, ainda que possas a estar a fazer confusão com o Valdoleiros com quem estudaste em Lisboa, pois eu estudei sempre cá pelo Norte. Mas o mais importante é que no conhecemos de certeza, andamos nas mesmas "carreiras" e partilhamos as mesmas "aventuras da juventude".

Eu era muitas vezes confundido com os meus amigos retornados, por ter estado em Moçambique e por jogar Basketball, e orgulhava-me disso.

O meu melhor amigo nesses anos foi o Beto, um retornado de Luanda que partilhava comigo a paixão do Basketball, das motas e das "garinas". Eu na minha Honda e ele na sua Yamaha amarela andávamos por tudo que era lado entres os concelhos do Marco, de Penafiel e redondezas. Ele morava em S. Nicolau, tinha uma família impecável e tive a sorte de partilhar com ele alguns dos meus anos mais interessantes da minha vida.

Recordo-me doutro retornado que tinha um jeito extraordinário para desenhar. Ainda chegamos a pensar criar uma série de banda-desenhada, eu criava o argumento e ele fazia os desenhos. Mas o que melhor recordo dele foi como teve coragem de nos contar como foi a sua viagem de barco entre Luanda e Portugal. E ainda hoje me lembro da expressão dele quando nos disse como tinha apreciado comer uma simples batata cozida quando chegou a Portugal tanto foi a fome que sofreu durante essa viagem.

Recordo-me também de um retornado de Sá da Bandeira que concorreu comigo na mesma lista para as eleições dos representantes dos estudantes do Liceu de Penafiel. Afirmava-se do MRPP, mas era sobretudo um irreverente e queria experimentar tudo. Não tinha medo de expressar as suas opiniões e tinha uma cultura muito acima da média. Nessa lista éramos os dois "retornados" e uma "garina" de Penafiel. Uma lista estranha mas popular. Ganhamos e fomos assim dos primeiros eleitos democraticamente numa eleição de estudantes e os nosso nomes até saíram no Diário da República.

Depois tínhamos a morena, toda boa, um pouco mais velha do que nós e que nos "usávamos" para atiçar o professor de Física e desse modo atrasarmos a matéria que sairia para o próximo teste. Para nosso espanto a Ana Paula, tinha sido Miss Angola e e Miss Portugal.

E não podia ainda esquecer-me da fantástica equipa de Basketball que formávamos eu, o Beto e mais dois ou três retornados. Eramos imbatíveis naqueles anos. Claro que eu tinha que ser o base, os meus 1,70 impunham isso.

Quem se recordar de mais histórias ou de nomes comente este post.

1 comentário:

  1. Jogadores de basquete: Jô e Carlos (irmãos de Cete, ainda vivem em Paredes) e Mota (empresário em Penafiel).

    ResponderEliminar