sábado, 7 de janeiro de 2012

Quem vai pagar a conta?

As farmácias suspendem o crédito ao Governo da Região Autónoma da Madeira, pelo que os utentes do serviço regional de Saúde terão de pagar na totalidade os medicamentos comparticipados, pode-se ler aqui.

A notícia é preocupante e demonstra que no fim da festa alguém tem que pagar a conta. Durante anos quando eu colocava a hipótese que os organismos do Estado também poderiam entrar em incumprimento fui sempre ignorado.

Quando coloquei o cenário que muito dos benefícios (ou direitos), que fomos conquistando, poderiam ser de um momento para o outro perdidos, fui ridicularizado.

Mas de facto, um pouco por todos os organismos do Estado, o inevitável está a acontecer. Viver acima das possibilidades durante décadas não é possível. Esta tem sido a política orçamental aplicada por todos os governos, há muitas décadas, em Portugal e na maior parte dos países Europeus. Aceito que pontualmente se possam (e se devam) criar défices orçamentais para realizar investimentos necessários às populações. Não percebo que essa seja a regra instituída.

Um pouco por todo o lado os europeus estão a sofrer as consequências dessas políticas. Em Portugal iremos todo perceber ao longo dos próximos meses o esforço que vai ser necessário realizar para “diminuir” o défice orçamental. Os Madeirenses poderão enfrentar cortes terríveis nos seus benefícios, e o mesmo se passará em muitos outras regiões do país. E não adianta acreditar-se nos políticos, que recentemente prometeram que tinham soluções resolver estes problemas sem impor este tipo de sacrifícios, e que por isso acabaram por ganhar as respectivas eleições.

- E no Marco o que acontecerá?

- Será que os Marcoenses ainda acreditam que os vários “casos nos tribunais” não os afectarão?

- Quem é que os Marcoenses pensam que irão pagar as brutais indeminizações destes processos que inevitavelmente serão perdidos pela Câmara Municipal?

- Quais serão os escassos benefícios que ainda terão que ser cortados nos próximos meses dadas as dificuldades financeiras do Município?

- Quem é vai pagar a conta da longa festa, que se tem realizado nos Paços do Concelho perante a passividade da grande maioria dos Marcoenses?

1 comentário:

  1. O último a sair,que apague a luz,feche a porta e entregue a chave ao Vítor Gaspar.

    ResponderEliminar