quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Teremos no futuro só 7 freguesias ?

Cruzando a informação da Ficha do Município de Marco de Canaveses, disponível na DGAL e onde temos as tipologia das varias freguesias e a distância à sede do concelho, com o Documento Verde da Verde da Reforma da Administração Local, podemos apurar mais algumas conclusões sobre a extinção das actuais freguesias. 

Só três freguesias são consideradas APR ou simplificadamente rurais: Folhada, Paredes Viadores e Rosém. 

Só oito freguesias têm uma distância à sede do concelho superior a 10 kms: Várzea do Douro, Torrão, Alpendurada e Matos, Magrelos, Ariz, Favões, São Lourenço do Douro e Paços de Gaiolo. 

Assim só a freguesia de Alpendurada e Matos é que cumpre os critérios da reforma proposta. Mas porque podermos concluir que Torrão e Várzea do Douro em conjunto só têm 2.912 habitantes estas freguesias terão que se a gregar a Alpendurada e Matos. 

Assim todas as freguesias terão que se agregar com uma ou mais das actuais freguesias, uma autêntica revolução na administração local que cortará definitivamente com o modelo de administração existente.

Podemos ainda chegar a outras conclusões interessantes: 

- Com grande probabilidade toda a “Margem Direita” terá que se agregar numa única freguesia. As sete freguesias daquela margem no seu conjunto só têm 10.024 habitantes pelo que não é possível criar duas freguesias com 5.000 habitantes cada. Excluindo a possibilidade de ter uma ou mais freguesias a serem atravessadas a meio pelo Rio Tâmega, que não me parece sensato, só resta a solução de se criar uma única freguesia;

- É certo que as quatro freguesias da sede do concelho terão que se agregar numa única; 

- Várzea de Ovelha e Aliviada, Folhada e Tabuado em conjunto só tem 4.150 habitantes, pelo que terão que se agregar pelo menos com Soalhães; 

- Restam assim distribuir 13 freguesias, com 17.015 habitantes. Existem várias combinações possíveis mas no máximo só consigo arranjar mais três freguesias. 

Assim e com grande probabilidade vão ficar no máximo sete freguesias. Todos os investimentos das últimas décadas nas infra-estruturas da administração local Marcoense foram pensadas para 31 freguesias com esta reforma desaparecerão pelo menos 24 sedes de freguesias e todo o modelo aculturado da gestão do território sofrerá uma autêntica revolução. 

Será que os Marcoenses estão conscientes das mudanças que estão para chegar? 

Será que o novo orçamento da autarquia para 2012 já tem em consideração esta reforma administrativa ou ainda se realizarão investimentos que daqui a dois anos deixarão de fazer qualquer sentido? 

Os autarcas eleitos não podem demorar muito a reflectir em tudo isto e discutir com as populações o impacto que esta reforma vai ter no terreno.

2 comentários:

  1. Caro Jorge Valdoleiros, permita-me que o corrija, mas quando se refere à "Margem Esquerda", deverá referir-se à "Margem Direita", já num anterior comentário cometeu o mesmo erro, a não ser que se esteja a referir, é claro, ao facto de na margem direita existir muita gente verdadeiramente de esquerda.
    Quanto à sugestão de criar uma só freguesia, também acho um exagero.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela correção, o meu lapso deve mesmo ter a ver com o facto de ser uma margem com muita gente de esquerda.

    Sobre a questão de ter provavelmente de ser uma só freguesia só tem a ver com as regras da reforma.

    Não se conseguem criar duas freguesias ambas com 5 mil habitantes cada.

    Por outro lado permitirá que essa freguesia possa ter uma capacidade de acção totalmente diferente.

    ResponderEliminar