sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Afinal podem ser 8 freguesias

Um estudo da ANAFRE que me foi enviado por um leitor habitual do blog permitiu-me verificar um erro que cometi na minha análise das freguesias que não precisavam de se agregar.

Alpendurada e Matos não se precisaria de se agregar, mas por causa das freguesias vizinhas de Torrão e Várzea do Douro terá que se agregar a estas.

Mas existe outra freguesia que não necessita de se agregar  a nenhuma outra, pois preenche todos os critérios. Essa freguesia é Paredes Viadores. Sendo esta freguesia da tipologia APR, ou seja predominantemente rural, necessita só de 1.000 habitantes para se manter como uma freguesia autónoma.  

3 comentários:

  1. Não quero com este post dizer que a minha opinião seja de manter Paredes Viadores como freguesia.

    Pessoalmente considero que esta freguesia deveria agregar-se a algumas das freguesias vizinhas.

    Não faria sentido manter-se uma freguesia bastante pequena ao lado de freguesias de tamanhos bem superiores.

    ResponderEliminar
  2. Sobre a criação de uma só freguesia na margem direita do Tâmega, também me parece exagerado, indo de encontro a outra opinião aqui deixada.

    Maureles, S.Tâmega e V.B.Quires, pelos dados disponíveis, somam 4.998 habitantes, número que não deve obstar à sua agregação e logicamente, à criação de uma só freguesia.

    Relativamente às restantes quatro,Banho e Carvalhosa, Constance, S.Isidoro e Toutosa, podem formar sem grandes divergências, um grande centro urbano, dadas as suas afinidades culturais,de costumes e gostos e partindo para uma situação previligiada de exigência de equipamentos em falta, que acrescidos a alguns já existentes, poderão em boa verdade criar um centro urbano por excelência e numa perspectiva de que o poder municipal poderá ele também mudar.

    Até breve.

    ResponderEliminar
  3. A minha opinião é que por lógica faria sentido existirem duas freguesias, mas temos que analisar o a Reforma Proposta que é clara e aponta para um mínimo de 5.000 habitantes. Assim por DOIS habitantes aquelas três freguesias não suficientes para formarem uma freguesia.

    Ou existe uma saída qualquer para esta situação ou temos o ridículo de fazer uma má divisão administrativa por causa de DOIS habitantes.

    Claro que excepções como estas deviam ser tratadas com cuidado, mas o bom senso leva a que fosse permitido ultrapassar esta situação.

    ResponderEliminar