segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Repavimentação de vias rodoviárias

Pode-se ler aqui que Cascais vai ter que baixar a velocidade automóvel e repavimentar vias rodoviárias com materiais que provoquem menos ruído. No total, estão identificadas 32 zonas de conflito - áreas residenciais, escolares ou hospitalares, onde o ambiente sonoro exterior excede em mais de cinco decibéis os valores-limite aplicáveis na legislação.

Segundo o Regulamento Geral do Ruído em vigor, aprovado pelo decreto-Lei 9/2007, cabe aos municípios elaborar os planos de ruído e adoptar medidas de redução onde os níveis sonoros de ambiente exterior sejam superiores ao que está legislado.

Esta notícia é relevante para os Marcoenses porque o projecto de Reabilitação fisica do centro urbano do Marco de Canaveses já arrancou com um concurso limitado, como se pode ler aqui, e por se constar, que o piso em asfalto irá ser substituído por um piso em empedrado.

Não sou especialista da matéria, mas caso se confirme a substituição do piso acredito que se poderá colocar em breve o mesmo problema que hoje Cascais enfrenta: A necessidade de substituir novos os pisos empedrados por pisos com materiais que provoquem menos ruído, como por exemplo o asfalto.

1 comentário:

  1. Seria interessante,que alguém atento a estas coisas,consideradas por muitos,de somenos importância,como o descanso noturno dos nossos concidadãos,para além do trauma do sistema nervoso,causado pela persistente poluição sonora,que cada vez mais nos afecta(dizem,são os males da civilização),tivesse a preocupação de saber se a autarquia municipal já dispõe do plano de ruído,ou se já considerou a sua reavaliação após a reabilitação do centro urbano da cidade,não vá dar-se o caso de se repetir outro caso como o de Cascais,referido aqui pelo Jorge Valdoleiros.
    As verbas já são curtas,veremos se não acabam por ser mal aplicadas.
    A pressa nunca foi boa conselheira.

    ResponderEliminar