Num telegrama do embaixador dos Estados Unidos em Lisboa divulgado pela Wikileaks os negócios do Ministério da Defesa português são arrasados, pode-se ler aqui.
As compras são guiadas pelo desejo de ter brinquedos caros onde os exemplos mais óbvios são os seus dois submarinos e 39 caças de combate (apenas 12 em condições de voar).
Portugal sofre de um complexo de inferioridade acabando por gastar em submarinos dinheiro que faz faltas noutras áreas.
As críticas são duras e deveriam merecer mais atenção pelos responsáveis políticos. Mas quem deveria reflectir é o povo português que já se esqueceu quem tomou algumas das mais controversas decisões que provocaram estes investimentos desnecessários que estão agora a ser pagos pela denominada "Geração à Rasca".
Entretanto os políticos Marcoenses preocupam-se em fazer política com os investimentos suspensos para a região, IC35 e Linha do Douro, quando deveriam é estar a discutir a incapacidade da autarquia local em cumprir com as suas responsabilidades. Eu aqui afirmei que esperava "que esta petição sirva para demonstrar que os Marcoenses saberão lutar unidos pela retoma deste processo, o mais depressa que seja possível, e que não se limite a servir unicamente, mais uma vez, para os jogos políticos locais", e pelo vistos enganei-me redondamente.
Porém um dos políticos presentes, o Deputado da República Luis Vales, tem o dever e a responsabilidade de opinar sobre estes problemas, mas no local próprio que é a Assembleia da República.
Deveria criticar quem preferiu investir em Submarinos em vez destas vias de comunicações importantes para o desenvolvimento do nosso concelho. Deveria criticar a posição do seu partido em parar com o investimento público nos transportes. Deveria criticar o seu Presidente do Partido quando este defende o encerramento de empresas deficitárias na área dos transportes, onde a CP e REFER estão incluidas. Deveria apoiar as políticas dos Deputados da República que defendem que a saída crise passa pelo investimento e não pelos cortes indiscriminados nas obras públicas. Deveria perceber que os mesmos que em tempos defenderam a construção de várias linhas de TGV para ligar o nosso país à Europa estão agora contra a construção de uma única linha, estão contra qualquer obra a ser relizada neste país que permita o relançamento do investimento público. Deveria perceber que os apoios comunitários para esta obra não são transferíveis facilmente para outras obras. Deveria ter a visão para perceber que se Portugal não estiver ligado rapidamente à rede de alta-velocidade talvez não tenha a possibilidade de o vir a estar nas próximas décadas.
Depois, todos temos que ser inteligentes e entender que por muito importante que seja termos a electrificação do troço da Linha do Douro entre o Marco e Caíde é também importante que a ligação Porto a Lisboa e Lisboa a Madrid seja realizada de um forma rápida para pudermos vir a ter vantagens económicas na utilização do transporte ferroviário neste nosso século XXI. Dizer-se que a electrificação da Linha do Douro reforçará a capacidade exportadora da nossa região não me parece que faça sentido sem outras medidas de uma política integrada de transportes que não vi ainda ser apresentada por nenhum elemento do partido deste deputado Marcoense.
Mais uma vez alguém de fora com uma visão mais cosmopolita e que já conheceu muitos países e culturas, como Thomas Stephenson, faz uma melhor avaliação do nosso país que os nossos eleitos que não tem cuidado em ponderar naquilo que dizem ou fazem.
"Diz-se muitas vezes que o grande mérito do sufrágio universal é colocar pessoas competentes á frente dos assuntos públicos". Isto é falso, diz Tocqueville no século XIX hoje ao ler a sua obra considero a sua afirmação cem por cento actual.
Bem, eu estava na assembleia municipal em Alpendurada e o que ouvi foi o Deputado do PSD Luis Vales dizer que as exportações iam ser reforçadas pela construção do IC 35 e da linha do Douro... Acho que tem toda a razão. Alpendurada sofre por nao conseguir colocar os granitos no Porto para serem exportados. A linha do Douro poderá transportar as mercadorias para o Porto... Não entendo como não compreende.
ResponderEliminarAcho que o Deputado Luis VAles é deputado da Assembleia Municipal também e tem todo o direito de falar no periodo antes da ordem do dia e não so na A.Republica...
Quando falaem apoios comunitarios para esta linha do Douro... Então havia em Junho de 2010 ( segundo o Dr. Artur Melo) e agora ja nao ha??
Não o entendo...
"Diz-se muitas vezes que o grande mérito do sufrágio universal é colocar pessoas competentes á frente dos assuntos públicos".
Diz voce que discorda.. Eu também... Sócrates é um grande exemplo que me permite discordar!!!
Caro comentador Mário Silva
ResponderEliminarEra capaz de ser matéria interessante para o seu cabal esclarecimento sobre esta polémica da electrificação da Linha do Douro,que alguém sério,honesto e conhecedor do historial deste assunto,lhe contasse que fez Cavaco Silva(o assunto já era discutido nessa época),primeiro ministro apoiado numa maioria absoluta,repito,que fez em prol desse justo sonho marcuense.Não sabe,pois não?Simplesmente,não fez nada.Nem ele,nem os deputados da nossa terra.
Seria bom que também lhe avivassem a memória,ou lhe continuassem a ensinar a estória,que tal sonho foi pedido numa época em que os milhões da Europa,entravam pela nossa porta dentro,todos os dias.
Nessa altura,de abundância,não me recordo de ver o PSD local,realizar qualquer petição,nem manifestação demagógica e populista,à porta da estação ferroviária do Marco,mas agora numa crise económico-financeira mundial,em que o próprio PSD nacional,exige a redução radical da despesa do estado,encerrando até empresas públicas cronicamemte deficitárias(a Refer é uma delas),a preocupação primeira e quase única de Manuel Moreira,é uma petição dita pública,mas que afinal,para estar de acordo com a quadra festiva,que breve se inicia,o Carnaval,aparece encoberta com a máscara do social-democrata Manuel Moreira.
Quanto à petição do IC35,os Marcuenses,mas em especial,os Alpenduradenses,devem agradecer a Alberto Santos,presidente da Câmara Municipal de Penafiel,que foi o autor da iniciativa.
Porém,meu caro Mário Silva,"não há bela,sem senão" e aqui também a estória está mal contada mas convenientemente politizada,para que Alberto Santos,também ele eleito pelo PSD,possa tirar,se possível,o mérito duma já anunciada resposta positiva à execução da obra.
Confuso?É simples,pergunte directamente a Alberto Santos porque razão a Câmara de Penafiel a dado momento pediu a suspensão do projecto?
Será que lhe responderão,que aquela autarquia necessitava de tempo para se "preocupar" com a instalação duma grande superfície comercial em área da proximidade do trajecto do IC35?
Os Marcoenses não são assim tão estúpidos como Manuel Moreira e outros entendidos políticos marcuenses,poderão pensar,ou querer fazer-nos crer que sim.
Termino,caro Mário Silva,com a certeza que lhe terão sido úteis algumas destas dicas,mas creia que muitas mais ficam para já guardadas no baú das recordações.Até ver.