domingo, 23 de outubro de 2011

Bombeiros estão falidos

Fernando Nazário, presidente dos BVMC disse aqui que a corporação está falida e que pediu à Polícia Judiciária para investigar as contas da corporação.

Admite ainda que haverá indícios de alegadas irregularidades, nomeadamente documentos contabilísticos em falta. Recordo que o Técnico Oficial de Contas era Cláudio Ferreira, como podemos ler aqui.

Garantiu que a situação foi herdada da anterior direcção, presidida por Cláudio Ferreira, como se pode também verificar aqui.

Declarou que será pouco provável um eventual apoio extraordinário da autarquia, atendendo às dificuldades que a Câmara do Marco de Canaveses também atravessa.

Entretanto, num terreno privado, na cidade, os bombeiros improvisaram um parque automóvel onde as pessoas estacionam as suas viaturas e, se quiserem, podem dar algum dinheiro.

Manuel Moreira "apoiou" esta iniciativa como foi aqui  bem descrito pelo PS/Marco.

11 comentários:

  1. Caro Jorge Valdoleiros

    Fernando Nazário,o Presidente da Direcção da nossa Associação de Bombeiros Voluntários afirma que a instituição a que preside está falida,em consequência de gestão ruinosa(ou será danosa?)da anterior direcção e pede a intervenção da PJ para investigar,onde estará o "gato".
    Como Marcoense que vive a sua terra,não poderei deixar de estar ao lado de Fernando Nazário na sua luta pela sobrevivência da nossa associação de bombeiros e irei colaborar do modo como me for possível.
    Muito mais se deveria exigir à Câmara Municipal de Manuel Moreira,que tanto quanto já é do conhecimento público,pareceu mais preocupada em enviar a sua polícia municipal para notificar de imediato a pessoa do presidente da associação de bombeiros,que este se encontrava a cometer uma gravíssima ilegalidade(a ocupação abusiva sem o pedido de prévia autorização camarária duma pequeníssima parcela de terreno público(?)e a falta de pagamento duma licença camarária).
    Situação de gravíssima usurpação,que a não ser de imediato corrigida,acarretaria o pagamento duma multa a aplicar pela autarquia aos nossos Bombeiros.
    Como se pode facilmente concluir,os factos estão aí,Manuel Moreira preocupa-se mais com o cumprimento da estrita legalidade,que propriamente em ajudar os Bombeiros do Marco,antes até disposto a aplicar todo o poder da Lei,se ousassem em persistir na sua "acção criminosa",a ocupação de meia dúzia de metros dum terreno,que ainda hoje se discute,se é, ou não,público.
    Fernando Nazário,lamenta-se também que a ajuda da própria população servida pelos nossos voluntários é fraca,diminuta e justifica tal pelas dificuldades que o país atravessa.
    Ora,aqui não estarei em total sintonia com Fernando Nazário.
    E porquê?
    Porque,como habitualmente o nosso Povo só pensa nos nossos Bombeiros,quando lhe chega o fogo às portas,ou o acidente.E então é vê-lo gritar acudam-me.
    É certo que a crise é grande,afecta principalmente os mais desfavorecidos da sociedade,mas sobram os outros,principalmente os empresários do nosso concelho.
    Vamos todos ajudar os nossos Bombeiros.

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel

    Relamente temos aqui vários problemas:

    O primeiro é uma questão de gestão ruinosa ou até danosa como diz. O que me preocupa mais é o facto do antigo presidente ser também o próprio TOC, ou seja quem garante que as contas estão correctas.

    Segundo são os cruzamentos de interesses partidários com os que deveriam ser os interesses mais altos de uma instituição como é o caso dos BVMC.

    Terceiro é a hiper-reação de Manuel Moreira a quem não o bajula. Em vez de estar a tentar ajudar os bombeiros da nossa terra, levantou-lhes um problema que ainda ninguém percebe se relamente é problema.

    Quarto é que este ambiente de ditatorial (ainda que fazendo crer que existe uma regra que o permita) está cada vez pior.

    Todos Marcoenses deveriam reflectir e de uma vez por todas exprimir publicamente que o que precisamos é de soluções para os muitos problemas da nossa terra e não atitudes de crianças mimadas a quem lhes foi dado o poder, mas que não percebem que esse poder implica também deveres que não estão a ser cumpridos.

    Depois temos os "boatos" que me deixam mais preocupado. A reacção de MM com esta direcção é porque ele desejaria que continuasse o mesmo presidente. E isto preocupa-me porque assim temos no Marco filhos e afilhados. E quem quiser ser filho tem lamber as botas a alguém.

    Outro boato já agora é que Claúdio Ferreira já teria assinado um cartão laranja. Nada que não seja normal em Democracia, mas estranho que ocorra agora precisamente quando se perde a presidência dos bombeiros e começam estes problemas todos.

    ResponderEliminar
  3. É impressionante a azia visivel nestes comentários pois de um problema que envolve apenas e só a direcção actual e anterior dos bombeiros do marco, voçes pretendem apenas denegrir o manuel moreira e o psd. Em pimeiro lugar, quem lhes confirmou que os terrenos são privados? em segundo, os bombeiros têm tido uma enorme ajuda da camara municipal e do seu presidente, quem não sabe de todos os apoios, alguns bem recentes, que a camara tem dado aos bombeiros? em terceiro, os bombeiros poderiam,pela certa, explorar o espaço, se os seus dirigentes tivessem sido minimamente inteligentes e tivessem agido de boa fé. Por último, gostava que me comprovassem que o Sr. claudio fosse agora militante do psd e que, mesmo o sendo, existe algum tipo de ligação política afectuosa a manuel moreira.
    Voçes apenas dizem o que lhes convém, da forma que lhes convém, atingem tudo e todos sem qualquer tipo de escrupulos. Por isso mesmo, não vão a lado nenhum nas eleições.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo

    A situação actual dos bombeiros, provocada pela gestão anterior, deveria preocupar Manuel Moreira, ou acha que não?

    Foi Manuel Moreira que se envolveu numa polémica desnecessária com os BVMC quando tomou uma atitude exagerada independentemente de quem é o dono dos ditos terrenos, ou não acha?

    Não sei quais são esses apoios que tem sido dado pela autarquia, mas penso que o bom funcionamento dos é uma necessidade básica para o bem dos Marcoenses que os bombeiros estejam operacionais. Fiquei muito admirado que a auto-escada da corporação continue avariada. MM como responsável máximo da protecção civil o que responderia se existisse um incêndio com vitimas num dos prédios da cidade?

    Sobre a CF ser agora militante do PSD, é um direito que tem e que eu não tenho a certeza que o seja. Referi unicamente um "boato" que ouvi, mas o tempo confirmará ou não mais este "boato". Sabe o que é um "boato"?

    Isto não é uma questão de resultados eleitorais, é uma questão de discutir-se a situação do Marco. Se está satisfeito com a péssima situação das várias instituições do concelho, nomeadamente os BVMC ou a autarquia, é porque não é muito exigente ou sofre de uma partidarite aguda. Eu não estou nada satisfeito e farei tudo para que outros possam demonstrar que à frente dos destinos da autarquia poderiam realizar um melhor trabalho. E desde já lhe digo que não é uma questão de partidos mas da capacidade das pessoas que foram escolhidas pelos partidos que ganharam as eleições autárquicas.

    ResponderEliminar
  5. A direção dos Bombeiros, na minha opinião, deve divulgar junto de cada Marcoense qual a verdadeira situação económica e quais as eventuais consequências daí decorrentes. Como bem alerta Jorge Valdoleiros, não ter operacional a auto-escada ou não ter disponível uma ambulância deve obrigar-nos a reflectir, quanto mais não seja por egoísmo, podemos ser as próximas vítimas a necessitar desse apoio. Estes meios devem estar no local e em tempo útil quando necessários. Antes não se justificam e depois pode ser tarde de mais!
    Enquanto não pensarmos nesta problemática como sendo NOSSA, estamos a enganar e a demitir-nos das nossas responsabilidades.

    ResponderEliminar
  6. Meu Caro Anónimo das 22:00

    Vou tentar fazer luz ao fundo do túnel da sua mente embevecida por Manuel Moreira e seu PSD.
    Primeiro e pela parte que me toca NUNCA AFIRMEI que o terreno em discussão seja privado.Aquilo que escrevi e não retiro é que duas entidades assumem a sua posse,a Câmara Municipal e a empresa M2S.
    Se foi a empresa M2S,que autorizou e parece que sim,então o terreno é privado.
    Junte a este dado,um outro.
    Sempre que a Câmara Municipal pretende ocupar esse terreno para qualquer tipo de manifestação pede autorização à M2S,pois até já aconteceu,esta vedar o terreno e impedir a sua utilização pela Câmara Municipal.
    Então em que ficamos?
    Público ou privado.
    Finalmente valerá a pena discutir a vultuosa contribuição mensal camarária para os bombeiros no valor de 4.000 euros(logo retidos pela banca que tem um crédito de 50.000 euros,sobre a Associação de Bombeiros do Marco).
    Qualquer coisa como cerca de 133 euros/dia,que poderiam ser economizados,por exemplo,na factura da electricidade gasta no Estádio Municipal,onde por vezes ficam ligados os holofotes para além do tempo estritamente necessário,ou se quiser,que lhe demonstre mais a tal "azia" contra Manuel Moreira,que poderiam ser economizados na factura da mordomia de dispor dum motorista privativo,24 horas sobre 24 horas.
    Ou ainda se quiser,que poderiam ser economizados na outra mordomia mais recente,no vencimento duma dita senhora jornalista,nomeada para assessora de Imprensa(? de Manuel Moreira.
    Obviamente que isto não o incomoda caro anónimo,pois o senhor é dos tais que não contribui com os seus impostos para o erário público,nem ficou sem os seus subsidios,pois não?
    Ou será curto de vistas?
    Quando diz que os dirigentes dos bombeiros não foram inteligentes,nem agiram de boa fé,o meu caro anónimo,quererá dizer que deveriam ter ido com uma sua embaixada à Câmara Municipal,depois dum prévio pedido de audiência a sua Ex.cia o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses,expõr-lhe tudo quanto já era do seu conhecimento,a lamentável situação financeira,que a anterior direcção deixou como legado à actual direcção.
    E então,depois de prestarem a sua vassalagem,já poderiam tentar angariar as ajudas que Manuel Moreira estaria disposto a conceder,mas sob determinadas condições,que de momento não são para aqui chamadas.
    Termino,reavivando-lhe a memória caro anónimo.
    Num dos meus últimos comentários sobre esta polémica,escrevi que esta reacção eivada dum extremismo autoritário e legalista de Manuel Moreira nunca deveria ter acontecido,não porque entenda que não se deva respeitar a Lei,mas porque o caso era tão mesquinho,que perder tempo a afrontar a direcção da associação dos bombeiros,valorizando excessivamente o "enorme crime",que estes tinham cometido,só indiciava o mau perder de Manuel Moreira pela derrota da lista,que lhe era afecta e que pelo contrário a gravíssima situação financeira daquela institução era coisa de somenos.
    Para terminar,dir-lhe-ia que teria todo o prazer,que continuasse a contribuir aqui no Marcoense como nós,com os seus bem formulados e documentados comentários,muito especialmente no que se refere à dita "azia",ou seja,procurando informar os leitores do blogue da sua Verdade(que já concluimos ser a Verdade de Manuel Moreira e do seu PSD) e desmontando as nossas "mentirosas" acusações.
    Teria assim uma excelente oportunidade para defender a sua causa e permitir aos leitores tirarem as suas próprias conclusões.
    Será Homem para tal?
    Cá o espero,
    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    Ps: deixei a oportunidade ao Jorge Valdoleiros de o esclarecer quanto ao gravíssimo problema da auto-escada,dita escada magirus.Desejo sinceramente que o meu amigo,ou seus familiares,não sejam residentes num prédio da nossa cidade com elevado número de pisos,para que tal notícia não lhe perturbe o sono.
    Entretanto reze a Nossa Senhora do Castelinho,para que Manuel Moreira perceba quanto antes da gravidade do que nos pode acontecer.
    E logo ele que não acerta uma nestas coisas da Justiça.

    ResponderEliminar
  7. Pelos dados disponíveis no Balanço,parece-me excessiva a afirmação de "falência" ou insolvência se quizermos.Há que trabalhar os rácios de solvabilidade e partir para uma análise mais serena e racional.Se houve uma auditoria, seria bom que a mesma fosse disponivelem AG e discutida nos seus pontos polémicos, dando hipótese aos visados, de puderem argumentar, clarificando a situação.Julgo que deste tipo de fricção, só perde a Associãção dos Bombeiros e concomitantemenste o já debilitado concelho de Marco de Canaveses, o mesmo será dizer, as suas gentes.

    ResponderEliminar
  8. Caro anónimo

    Pelos dados disponíveis também concordo que a situação dos bombeiros não é de falência, pois o valor do Fundo Social seria de 1.410.995,4 euros.

    O que se passa é que existe, pelos vistos, de facto uma situação de insolvência. Para isto basta que não seja possível que os BVMC não consigam pagar os seus compromissos.

    Para isso basta consultar o mesmo balanço de 2010 (o tal que Cláudio Ferreira assinou como TOC e Presidente) e verificar que o Activo Corrente era de 408.996,3 euros e o Passivo Corrente de 437.449,0 euros. Existe ainda uma valor de Passivo Não Corrente de 186.084,47 euros.

    Isto tudo sem correções provocadas por nenhuma auditoria.

    Nas minhas contas parece que a institução já estaria "atrapalhada" para cumprir os seus compromissos.

    Dai até à situação de insolvência era uma passo.

    A confusão entre falência e insolvência é comum e Fernando Nazário não fii excepção.

    Mas concordo que os BVMC não estarão em falência, mas estarão quase de certeza em insolvência.

    ResponderEliminar
  9. Caros leitores,então para onde foi os 250 mil euros da epoteca do quartel de constance, que foi dado como garantia para um emprestimo nesse valor, na altura a direcção disse em assembleia geral que com este valor pagariam as dividas todas,e só ficavam com esta responsabilidade isso foi a cerca de 2/3 Anos alguem me pode explicar isto. Jorge Couto

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge

    Eu não consigo explicar, mas era importante que alguém da antiga direcção conseguisse esclarecer a sua questão.

    ResponderEliminar
  11. Acho estranho o resultado da famosa auditoria financeira não ter sido ainda revelado...
    Estranho também tanta gente a doer se mais pelas direções do que pelos proprios bombeiros...
    E estranho ainda mais a PJ não ter levado ninguém preso, pelo enfàse dado por fernando nazário parecia que seria muita gente implicada criminalmente...
    mas compreendo pois incompetência, arrogância e ditadura junta é pior que vaidade, projectos megalomanos e competência... Ou seja Fernando Nazário muito pior que Claudio Ferreira.
    Apenas não me identifico porque ja sei o que esta casa (bombeiros) gasta...
    Abraço e dia 29 ver nos emos na assembleia.

    ResponderEliminar