segunda-feira, 2 de maio de 2011

Coincidências nos Bombeiros Voluntários

Numa entrevista ao jornal A Verdade, o novo presidente dos Bombeiros Voluntários, Fernando Nazário, acusa a anterior direcção de má gestão e não pagamento de dívidas, tendo avançado com uma auditoria às contas.

Mas em concreto quais são as queixas que são realizadas à anterior direcção?

A situação financeira é muita grave, as dívidas a pagar são cerca de 650 mil euros, existem 132 mil euros cheques pré-datados passados pelo ex-presidente, 29 mil euros em letras a fornecedores, dois acordos de pagamento à Segurança Social no valor de 145 mil euros, entre outras dívidas.

As despesas mensais são de cerca de 15 mil euros em gasóleo e são necessários 30 mil euros por mês para os salários dos 42 funcionários.

Os cheques pré-datados são de dívidas de que já deveriam ter sido pagas há um ano atrás. E apela-se à importância ao diálogo entre os fornecedores e a direcção antes que estes cheques sejam depositados. Isto, em grande parte, devido à alegada ilegalidade como alguns terão sido passado nomeadamente com a validade expirada e eventualmente já após as últimas eleições!

O banco já terá sido contactado para que esses cheques não sejam pagos.

Ainda tivemos conhecimento que o dinheiro que o anterior presidente obteve da campanha “Vamos Conseguir” para a aquisição duma Viatura Florestal de Combate a Incêndios realmente foi usado para reparar a viatura que tinha sofrido um acidente no ano anterior.

Questionam-se também algumas escolhas de fornecedores, nomeadamente no caso do gasóleo.

Eu não li a notícia do jornal A Verdade, pois este não faz parte das minhas leituras habituais por motivos óbvios, mas estas foram as informações que me foram transmitidas por alguns Marcoenses preocupados, que acrescentaram algumas informações que têm circulado nas mesas dos cafés do Marco.

Para confirmar, ou não, algum destes dados fui ler o relatório de contas de 2010 onde não encontrei nada de estranho à partida.

A situação financeira não era famosa mas perfeitamente aceitável, as dívidas a fornecedores até estavam a descer, existia alguma disponibilidade no caixa e nos bancos, e a dívida ao Estado (Segurança Social incluída) era próxima de 55 mil euros, o que é um valor perfeitamente normal.

O Presidente do Conselho Fiscal considerou que as demonstrações financeiras apresentavam de forma verdadeira e apropriada, em todos os aspectos materialmente relevantes, a posição financeira da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses e estas contas foram aprovadas pela maioria de sócios presentes na assembleia do dia 30 de Março de 2010, situação que por "coincidência" acontece também nas assembleias de outras instituições.

Mas para meu espanto reparo que o Técnico Oficial de Contas que assina estes documentos se chama Cláudio Ferreira, que por “coincidência” tem o mesmo nome do ex-Presidente da Direcção e por uma “coincidência” ainda maior estes dois têm assinaturas muito semelhantes.


Assim ainda que possamos ler aqui que Cláudio Ferreira pretende responder a Fernando Nazário, fico com dúvidas se será o TOC ou o ex-Presidente que responderá às dúvidas do actual mas mais importante é que respondesse também às dúvidas de todos os Marcoenses sobre a difícil situação dos Bombeiros Voluntários, que por "coincidência" está na mesma situação de outras instituições do Marco.

5 comentários:

  1. Caro Jorge Valdoleiros

    Por falar no "Marco das coincidências",dir-lhe-ei,que também por "coincidência",o Executivo Camarário omite do conhecimento da Assembleia Municipal(leia-se dos representantes dos eleitores marcuenses)os mapas mensais da gestão orçamental e que também por "coincidência" é feita a demonstração da má gestão municipal,pelo deputado do P.S.,João Valdoleiros,quando da sua intervenção na última sessão daquela assembleia.
    E que só por "coincidência" a albufeira do Torrão - Tâmega, se encontra com a sua água em condições tão graves para a saúde,que até é imprópria para a prática da natação(a acreditar no relatório da C.M.,que só por "coincidência" poderia estar a faltar à verdade).

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  2. Este senhor Cláudio era aquele que numa determinada candidatura das últimas eleições autárquicas se apresentou nas listas dos candidatos à vereação municipal?
    Será esse mesmo ou não passa de coincidência?
    Agradeço quem me possa elucidar, mas não dou alvíssaras.

    ResponderEliminar
  3. Este Cláudio é aquele que foi candidato à Câmara pela lista do NS, mas agora é militante do PSD...
    Coincidências!

    ResponderEliminar
  4. Caro Miguel Fontes, mais coincidência,pelo que circula por aí este SR. já é militante do PSD?

    ResponderEliminar
  5. Não é que não possa crer na veracidade da informação,que o Anónimo das 11:40,do dia 3 de Maio,dá à minha interrogação,mas que me custa a assimilar,custa.
    Afinal,muda-se de camisola ao sabor dos ventos da Política e,ou de interesses mais ou menos inconfessáveis,como a necessidade de alimentar o narcisismo e,ou a necessidade de promoção social,não pelo mérito próprio,mas por intermédias pessoas,ou organizações a quem supostamente nos prestamos servir.
    Chega de "camaleões".Chega de falsos "profetas" que juram constantemente um idolatrado amor ao nosso Marco e aqui cairam de paraquedas,porque simplesmente foram chutados pelos seus pares de outras bandas,de gentes não dispostas a tolerá-los.
    O nosso Marco,merece outras gentes,gentes com provas dadas de amor e dedicação pela sua terra.
    O Marco deve e pode ser devolvido aos seus verdadeiros filhos,os Marcuenses,e não aos transfugas,camaleões e afins,que por aí pululam,alguns dos quais só se recordam do Marco,quando necessitam de recarregar a carteira,ou alimentar o ego.

    ResponderEliminar