terça-feira, 17 de maio de 2011

Confusão de um leitor

O leitor João Moura escreveu num comentário que:

“De vez em quando, gosto de passar os olhos pelos blogues marcuenses para ver do que falam os ditos bloguers que têm opinião sobre tudo e todos.

O meu espanto é que neste blogue apenas encontrei post a criticar negativamente os partidos da oposição. Porque não encontro textos construtivos e elucidativos sobre o programa que o PS tem para as eleições? Estes senhores do PS Marco não sabem fazer outra coisa que não dizer mal dos outros? Poderiam, de vez em quando, falar sobre os projectos que o partido tem para o país, para o concelho, para o futuro. Mas agora querem imitar o bloco de esquerda ou o PCP? O PS é um partido de Governo, não de oposição. Podem fazer o favor de explicar aos leitores o que pensa o PS para o futuro de Portugal e deixar o negativismo para os pequenos partidos e sem aspiração a governo”.

Estou de acordo que o dever de todos nós é de sermos construtivos e de propormos soluções para o país ou para o nosso concelho. Mas como deve perceber também devemos ser críticos e desmontar a propostas de que não concordamos.

Se estiver atento e em momentos oportunos já aqui deixei propostas minhas, ou de terceiros, que considerei apoiar. Vários leitores do MCN também contribuíram com as suas propostas e sempre que solicitado por autarcas, associações ou qualquer partido político transmitimos também aqui as propostas destas organizações. Sem querer ser exaustivo recordo alguns dos temas propostos, nomeadamente:

- Reorganização das freguesias do Marco (que afinal até o PS, PSD, PP, FMI, BCE e UE concordam necessário);
- Propostas de cortes em algumas despesas no orçamento municipal (que vão ser necessários);
- Moderação nas contratações de funcionários e assessores (que existe agora quem queira ser muito mais radical);
- Ponderação como deveriam ser (re)negociados os contratos da autarquia;
- Cuidado como deveriam ser distribuídos os subsídios às associações;
- Justiça na distribuição dos subsídios às freguesias (que parcialmente foi seguido no último orçamento municipal);
- Defesa da qualidade da água que bebemos e da água dos nossos rios (o que já obrigou a que fossem realizados alguns estudos que mostraram a justificação desta nossa preocupação);
- Preocupação com a sustentabilidade da segurança social;
- Apoio aos idosos isolados do nosso concelho;
- Futuro das energias e a sua influência na nossa biosfera e no impacto na economia;
- Política de taxas municipais;
- Política de apoio ao desporto;

Como vê existem muitas propostas a ser divulgadas e debatidas no MCN. O que devia é não confundir as minhas posições pessoais com as de qualquer partido. Se eu pretender apoiar ou criticar qualquer posição de qualquer partido estarei faze-lo em meu nome. A liberdade de ter uma posição política foi-me dada em 25 de Abril de 1974 e confirmada pela Constituição, e eu vou defender sempre esse meu direito.

Agora não gosto que se "confunda" o cidadão Jorge Valdoleiros com qualquer partido político, pois são coisas bem diferentes.

Mas recordo que o MCN tem como finalidade principal discutir o nosso Marco. E para o bem e para o mal só existem dois partidos que sozinhos ou em coligação governaram esta terra: o PSD e o CDS/PP. Pelo que dada a situação a que chegou este Município é natural que as minhas críticas sejam maioritariamente dirigidas às políticas destes dois partidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário