sábado, 14 de maio de 2011

Continuam as confusões no PSD e agora no PP

Para Bruxelas cortar quatro pontos na TSU é "ousado", pode-se ler aqui.

É uma questão complicada. A redução deve ser "importante" [mas] quatro pontos percentuais é alto - não digo que é excessivo mas é preciso pensar bem nisto. Um tal valor deve ser compensado de várias formas. Desde logo, com o IVA através das taxas mais baixas, mas quais?

Engraçado é que aqui também se fala de "importante" e nada mais. Isto porque a tradução de "major" é "importante". Dada a confusão dentro do PSD e sem argumentos para lidar com a questão da TSU, muitos dos seus apoiantes deram um significado diferente a esta palavara.

Se fosse "importante" quantificar o valor da taxa, essa quantificação deveria ter ficado clara no memorando. E não ficou.

Novidade é que no debate de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, que este claramente ganhou, falou-se de "reservas" ao acordo com o triunvirato, como se existissem outros documentos assinados separadamente entre o PSD ou o PP e o trunvirato.

Não, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, os senhores acordaram com o triunvirato exactamente o que está escrito no memorando e como sabem qualquer alteração tem de ser aceite pelo FMI, BCE e UE.

4 comentários:

  1. Caro Jorge Valdoleiros

    Se baixar em 4 pontos percentuais o TSU é considerado ousado pelos Técnicos da Comissão Europeia(Bruxelas),que dizer da proposta do PSD em baixar essa taxa em 8 pontos percentuais?
    Aquilo que necessário se torna é explicar de modo claro e transparente aos eleitores,que se a TSU baixar para supostamente ajudar as empresas(e o PSD fala em fazê-lo só para as empresas exportadoras)a criar postos de trabalho e a diminuir os custos da produção,para aumentar a competividade com outros mercados,vai haver uma quebra nas receitas da Segurança Social,colocando ainda mais em risco a garantia dos apoios sociais,como pensões,RSI,abonos de família.
    Assim,para arrecadar uma receita alternativa,o PSD preconiza aumentar o IVA de 23 % para 25 %,no escalão mais alto e eliminar mesmo o escalão intermédio de 13 %,ou no mínimo,taxar com IVA a 25 %,muitos dos produtos desse escalão,como o caso dos vinhos.
    Nem é preciso ser economista para entender quais os reflexos de ordem negativa,que a subida do IVA dos vinhos para este escalão,proposta por aquele que se ofereceu para ministro das finanças de Passos Coelho,Eduardo Catroga de seu nome,venha a causar à restauração em geral,aos produtores vinícolas,aos estabelecimentos comerciais e por fim,ao bolso de todos os Portugueses,mas não só os vinhos.
    Fala-se no café e outros.Em relação aos cafés,os habituais frequentadores destes estabelecimentos de convívio,típicos da nossa cultura social,e os seus proprietários "agradecem" desde já essa subida.
    Até Portas,líder também da Direita como Passos Coelho,questionou esta subida,não obtendo do seu interlocutor no debate eleitoral uma resposta clara e concreta,para esclarecimento dos seus eleitorados.
    E as últimas sondagens começam a reflectir,que as adjectivações de imaturo e ambicioso sem limites,feitas a Passos Coelho,são mais que pertinentes.O Povo não gosta que menosprezem a sua inteligência e estes senhores não têm feito outra coisa.
    Até o CDS sobe!

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge Valdoleiros

    O meu amigo titula o poste "Continuam as confusões no PSD e ....".
    Não ponho em causa a justeza do título perante os factos expostos,não,aproveito é para lhe recordar,ou informar,caso não tenha tido a oportunidade de ouvir os telejornais,que Fernando Nogueira,elemento com enorme proximidade a Cavaco Silva,retirado das lides político-partidárias há mais de 15(quinze anos),vai voltar à liça para defender o projecto eleitoral de Cavaco Silva,perdão,de Pedro Passos Coelho.
    Finalmente,e se dúvidas restassem aos Portugueses,que Cavaco Silva diz representar,eis mais uma prova da sua falta de imparcialidade.
    Desde o discurso escandalosamente partidário de tomada de posse de sua Ex.cia,à manobra mafiosa das "escutas de Belém",nunca publicamente criticada e com penalização do seu autor (gente da sua "corte"),Cavaco Silva já não engana ninguém.
    Portanto não deverá surpreender alguém, verificando que o seu Delfim Passos Coelho está a perder a batalha,lançe agora o seu pesado Fernando Nogueira,"reformado" destas lides partidárias há 15 anos.
    A única coisa,que poderei lamentar é a falta de respeito e consideração por este,interrompendo-lhe a paz e o descanso no gozo da sua reforma "dourada",para tentar solucionar o insolucionável,a derrota do seu Delfim.

    ResponderEliminar
  3. Caro leitor Miguel Fontes
    O Fernando Nogueira é o tal personagem, a quem os militares intitulavam de "nosso cabo", vai para onde? Desconfio, que desta vez os militares não vão ficar calados...pois já há reuniões e jantares daquela classe profissional, pois não se esqueceram dum tal Ministro da Defesa com aquele nome. Penso que se trata da mesma pessoa, digo eu. Aguardemos pelos acontecimentos.

    Saudações Democráticas

    José António

    ResponderEliminar
  4. cavaco fraco economista e pior politico desgraça de vez o PSD

    ResponderEliminar