segunda-feira, 9 de maio de 2011

Verdade e Rigor (Dívida Pública)

Consultado o Eurostat poderemos verificar que a dívida pública (Government consolidated gross debt) em 2005 era de 119.934,1 milhões de euros e em 2010 era de 160.470,0 milhões de euros. Números bastante diferentes daqueles que surgiram neste comentário.

Importa avaliar como evoluíram as dívidas públicas noutros países da união europeia para com verdade e rigor percebermos se o problema é exclusivo de Portugal.



Acedendo à mesma fonte e analisando a dívida pública em percentagem do PIB poderemos verificar que países como a Grécia, Itália e Bélgica tem tido dívidas sempre superiores à nossa. Um país como a Irlanda que era um exemplo da aplicação das medidas neo-liberais quase quadruplicou a sua dívida acabou por nos ultrapassar. Outros países como a Alemanha, França, Hungria ou Malta tem tido um comportamento idêntico ao nosso. Reino Unido ou Países Baixos apesar de ainda terem uma dívida inferior à nossa tem tido nos últimos anos crescimentos muito rápidos da dívida.

Isto são factos que demonstram que nem tudo o que se diz é verdadeiro e rigoroso.

6 comentários:

  1. Caro Jorge

    Não "deite pérolas a porcos",porque o senhor do tal comentário,seria SEMPRE incapaz de ter uma ginástica mental capaz de ombrear com o meu amigo.
    Para além de revelar ignorância sobre a realidade dos dados,limitou-se a debitar a cassete,o que denota ser incapaz de pensar pela sua própria cabeça.Limitou-se a engolir aquilo que lhe puseram à frente e depois a vomitar.
    Nem quero crer que haja má fé,por parte daquele comentador,pois até para isso é preciso capacidade intelectual suficiente.
    Não,trata-se simplesmente duma daquelas marionetes,utilizadas pelos ventríloquos.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo

    Por muito que me custe é importante tirar muita desta gente da ignorância.

    Infelizmente estão habituados a ouvir tantas vezes uma mentira que depois a repetem como qualquer papagaio amestrado.

    Considero que o meu dever é tentar pelo menos demonstrar onde está a verdade, nem que para isso me arrisque a ter que ficar a falar sozinho. O efeito que estas "sabatinas" tem cá pelo Marco é que o "patrão" dá ordens para ninguém me responder.

    Mas numa coisa eu já estou orgulhoso é que cá vêm e cá são ensinados, se não querem apreender é com eles. O povo que não é ignorante perceberá mais tarde ou mais cedo quem lhes conta a Verdade e é Rigoroso no que diz.

    ResponderEliminar
  3. "Sabatinas",linguagem própria dos meios escolares,com o significado de debate/revisão da matéria dada,entre pares,no caso entre estudantes,sob a supervisão dum professor.
    Poderá parecer displicente esta definição daquele termo popular,mas sou frequentemente confrontado com o baixo nível cultural da Língua Portuguesa,daí a minha exclusiva intenção,esclarecer a quem possa interessar.

    ResponderEliminar
  4. Admira-se senhor Jorge?Com um "patrão" tão ameaçador,até parece "O Padrinho" cá do sítio,que queria que eu fizesse?Desobedecer-lhe e depois quem "cuidava" de dar de comer à minha família?
    Vê senhor Jorge,isto assusta-me mais,que a pistola,que o Padrinho empunhava naqueles filmes lá das máfias americanas.

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo da 23.16

    Obrigada pela ajuda ao explicar o significado de sabatinas, mas quem não soubesse já o seu significado não pode conseguir acompanhar termos como PIB, crescimento económico, taxa de desemprego, PPP ou outros termos muito utilizados nestas argumentações económicas.

    ResponderEliminar
  6. E senhor Jorge Valdoleiros,pelo que tenho lido,nos seus postes perfeitamente pedagógicos e instrutivos sobre estas matérias um pouco áridas,creio que para bastantes leitores do blogue e para mim também,por comparação com o teor de alguns comentários totalmente denunciadores da mais completa desinformação e incompetência para se pronunciarem correctamente sobre tais assuntos,a não ser o "vomitório" da cassete de Passos Coelho,bem acolitado por Francisco Louçã,a tal ponto,não fora o tom de voz ser diferente,acabaria por pensar que,quer fale,quer fale o outro,me dá a sensação de estar a ouvir sempre o mesmo.

    ResponderEliminar