domingo, 8 de maio de 2011

Dar às empresas mas tirar às famílias

O PSD no seu programa eleitoral divulgado hoje propõe reduzir a contribuição das empresas para a segurança social em 4%, e pelo que muitos comentadores (aqui, aqui e aqui), e até o próprio Presidente da República, já disseram essa diminuição da receita seria compensada pelo aumento do IVA em 3%.

A ideia é de descer os custos das empresas para que estas possam ser mais competitivas e consigam aumentar as exportações, e ao mesmo tempo com o aumento do IVA diminuir a capacidade de compra dos Portugueses e deste modo conseguir reduzir as importações.

Pedro Passos Coelho tinha prometido ir mais longe que a “Troika”, e nesta promessa está a ser honesto. Foi muito mais longe e apresenta uma medida extremamente “Neo-Liberal”. Medida que nem os mais frios técnicos do FMI, BCE ou UE foram capazes de propor.

Analisemos se esta medida terá os efeitos pretendidos.

Para as empresas exportadoras esta medida poderia ser positiva, mas unicamente nas indústrias de mão-de- obra intensiva. Ainda assim, nas minhas contas o impacto seria sempre abaixo dos 1% nos custos dos produtos ou serviços exportados. Agora de facto a concorrência das “nossas indústrias” de mão-de-obra intensiva são países onde os salários são muito mais baixo do que os nossos e não é uma redução deste valor que vai alterar a nossa competitividade.

Para as outras empresas que baseiam a sua estratégia exportadora pelo recurso á inovação e ao aumento da produtividade não acredito que esta alteração vá ter qualquer impacto.

E o aumento da taxa máxima do IVA para 26% que efeito poderá ter?

Sem dúvidas que uma redução de consumo em Portugal, em parte porque as famílias portuguesas não vão ter possibilidade de comprar tantos produtos com o mesmo dinheiro. Mas não podemos ignorar que muitos portugueses das terras próximas de Espanha passarão cada vez mais a deslocarem-se regularmente ao país vizinho para abastecer as suas dispensas. Recordo que esta atitude além de ser inteligente do ponto de vista individual é perfeitamente legal.

O efeito poderá acabar por termos um aumento de importações, pela porta do cavalo, e um efeito nefasto para as empresas portuguesas que irão perder muitos Clientes.

O que poderá acontecer é que este aumento de IVA em 3% poderá em termos absolutos não corresponder ao aumento em valor absoluto esperado. Essa tendência já se tem verificado nos últimos aumentos de IVA.
Com menos Clientes as empresas irão ter mais dificuldades, o desemprego crescerá a uma velocidade maior e aceleramos o ciclo vicioso onde já nos encontramos.

Os técnicos da “Troika” deverão ter testado as suas medidas em modelos económicos para obter as estimativas de crescimento e de desemprego previstas no seu plano.

Os técnicos do PSD, liderados por Eduardo Catorga, deveriam ter realizado os seus próprios testes. Mas parece-me que se terão limitado a utilizar receitas “neo-liberais” tendo fé que elas funcionarão. Eles e Pedro Passos Coelho acreditam no que defendem, ou seja que a mudança do país passa pela adopção deste tipo medidas “neo-liberais”. Se estivessem atentos perceberiam que o “neo-liberalismo” funciona quando a economia cresce.

Se Pedro Passos Coelho tivesse estudado (em vez de andar a colar cartazes na sua juventude) saberia que a solução para as crises de crescimento (ou seja depressões) estão no recurso ao investimento e em conseguir que a população reconquiste poder de compra. Mas essas medidas são Keynesianas, que ao contrário das medidas “neo-liberais” já deram resultado positivo.

Pode parecer estranho a muitos mas a solução para a crise terminar, passa por uma intervenção estatal que aumente a procura efectiva através do aumento dos gastos públicos.

Eu sou empresário e sendo a minha empresa prestadora de serviços teria um benefício nesta redução da contribuição para a segurança social, mas sou inteligente e percebo que o aumento do IVA vai estagnar ainda mais a economia e desse modo o que me vale de ter uma diminuição da contribuição para a segurança social se não tiver Clientes a quem possa prestar os meus serviços.

É por este tipo de medidas que muitos Portugueses cada vez menos acreditam na capacidade de Pedro Passos Coelho para poder liderar um governo que consiga combater a enorme crise que atravessamos.

Fica-me uma dúvida.

Com este programa não seria mais Verdadeiro e Rigoroso que o PSD mudasse de nome e renegasse de vez a Social-Democracia?

22 comentários:

  1. Caro Jorge Valdoleiros

    Só os mais distraidos e os "sofredores de clubite" social-democrata,servida nos moldes do actual PSD,não se terão apercebido,que Passos Coelho não obteve o apoio de importantes e prestigiadas figuras partidárias e nem se deram à preocupação de parar para pensar,no porquê de tais decisões.
    Penso que,é a minha interpretação,não quererão os seus nomes na História,ao lado do nome do político ultra-conservador,neoliberal,que pretende regenerar o "Estado Novo",lançando as sementes para outro 28 de Maio de 1926.
    Outrora,em consequência também duma profunda crise económico-social e incapazes de nos libertarmos do nosso subconsciente sebastianista,surgiu aquela personagem,que ficaria na nossa História,não como o "Salvador da Pátria",mas como o maior "Ditador",que nos escravizou durante quase meio século,espalhando pobreza,miséria,fome e morte,com os argumentos agora também invocado por Passos Coelho,que antes de tudo é preciso salvar as contas públicas,entesourando como aquele outrora fez,à custa das poupanças duma toda população,mas onde os "tubarões do capital" continuarão a engordar,tantas serão as suas vítimas.

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  2. Chama Neo liberal a alguem que quer cortar com as mordomias dos assessores, ministros e sec de estado?
    Chama Neo Liberal a quem quer reduzir o numero de deputados? A quem quer acabar com metade dos institutos publicos que todos nos pagamos? Chama neo liberal a quem defende que possamos escolher a melhor escola para os nossos filhos?

    Sócrates diz que defende o SNS, mas lá veio aumentar as taxas moderadoras.. onde esta o tendencialmente gratuito?

    Socrates governa só a olhar para trás. Precisamos de MUDAR e Mudar significa andar para a frente sem clientelismos!!!!

    ResponderEliminar
  3. Caro Miguel Santos

    Eu chamei "neo-liberal" à medida da diminuição da contribuição da segurança social por parte das empresas que alegadamente (com o PSD nunca se sabe se amanhã não se desmentem) vai ser compensada com um aumento no IVA.

    Como se percebe do seu comentário, não tem argumentos para me contrapor neste ponto.

    Sobre a questão das mordomias, da redução do número de deputados, etc eu estou de acordo. Aliás não poderia estar contra esses cortes e depois atacar cá na terra o nosso Manuel Moreira, Não é?

    E o caro Miguel Santos concorda que se deve cortar nos morodomias cá no Marco? Por exemplo o tal assessor da imprensa ou o Audi A4 com motorista?

    Sobre o SNS. Acredita que com uma maior "abertura" aos privados se terá um melhor acesso à saúde em terras como o Marco?

    E qual a sua opção de escolha no Marco para a educação dos seus filhos? Além da escola pública onde mais pode colocar os seus filhos?

    Sócrates pode ter cometido erros, mas acredite que está a olhar para a frente.

    O que eu li até agora no programa do PSD são uma data de medidas neo-liberais em que eu não acredito. E eu sou liberal (não confundir com neo-liberal) e que nada tem a ver com social-democracia.

    ResponderEliminar
  4. É um audi A6 caro Jorge. Fosse um A4 e seria grave na mesma, mas mais económico... As mordomias não acabam no carro e numa assessora. Basta ver o que (não) trabalham os múltiplos vereadores, assessores para perceber que o que mais há no Marco são mordomias, principalmente para pessoas de fora do concelho que não arranjaram emprego nas suas terras (laranjas) de origem.

    ResponderEliminar
  5. Se se diminuir a TSU, havera mais facilidade para empregar, pois os patroes terao menos gastos com cada empregado, logo diminui o numero de desempregados! Por falar em desempregados... 700 mil nao chegam para o PS? Prometeu 150 mil empregos, mas criou foi 300 mim desempregados.
    Ja foi dito que se alterara alguns produtos ao nivel do IVA. Nao os de 1a necessidade como socrates queria fazer, mas os de luxo!

    ResponderEliminar
  6. Ja agora.. o Governo socialista que, em 6 anos, aumentou o IVA em 4 pontos percentuais, só para pagar desvarios, vem afirmar que a proposta do PSD de redução da Taxa Social Única (TSU) obrigaria a subir novamente o IVA??!! Será que nem na recta final este Governo percebe que a solução não passa sempre por ir ao bolso das pessoas??!!

    ResponderEliminar
  7. Caro Miguel Santos

    Eu sou empresário desde 1988. Criei a minha própria empresa (não a recebi por herança) e sei muito bem o que leva um emprésário a contratar mais pessoas. Não é de certeza por aquilo que vai pagar à SS, mas pela necessidade de ter alguém para realizar um trabalho para os seus Clientes.

    O que eu disse é que se não tiver Clientes não me serve nada que desçam a SS da empresa que eu não vou precisar de contratar ninguém.

    Sobre o emprego, ou neste caso o desemprego, como deveria saber estamos a passar uma crise que atinge todo o mundo independentemente das políticas de cada país. Não vai dizer que são as políticas de José Sócrates que causaram desemprego por esse mundo fora. Nestas dicussões temos que ser Verdadeiros e Rigorosos.

    Sobre a taxa de IVA seja também rigoroso e diga que o que o governo pretendia no PEC IV alterar era produtos como o leite achocolatado ou os sumos. Eu não vou dizer qual foi o lobbing que lutou com todas as armas para impedir essa medida, mas dou-lhe uma pista. Procure nas empresas afectadas quais é que lá tem altos dirigentes do PSD e perceberá.

    Depois qual é o aumento do IVA nos produtos de luxo? Esteja atento e veja o que o PSD defende e não é certamente aumentar o IVA desses produtos, o que aliás não serviria para nada porque quem pode comprar desses produtos vai lá fora comprar. Hoje na TSF Eduardo Catroga referiu-se ao mixed de produtos abrangidos pelo IVA. Confuso para a maioria dos portugueses mas para mim é claro o que ele pretende dizer.

    Realmente, hoje ao ouvir Eduardo Catroga, fiquei confuso em perceber onde o PSD vai buscar esse valor de imposto. Também já fiquei com dúvidas se iria descer a TSU para as empresas. Porque mais uma vez Eduardo Catroga não sabe dizer como vai por em prática as medidas que vai apresentando em avulso. Até disse que em concreto teriamos que esperar pela discussão do próximo Orçamento para dizer como poderia ir fazer ... blá, blá, blá

    Sobre a necessidade de subir o IVA basta ouvir o que o Eduardo Catroga diz (ou tenta dizer) e mais claramente o que Aníbal Cavaco Silva já disse.

    O governo socialista já subiu o IVA, e na minha opinião, para valores demasiado altos o que torna ineficaz essas subidas (posso mais tarde explicar com números reais, que Eduardo Catroga diz que não tem, porque afirmo isso). Podemos explicar porque na minha opinião isso não deveria ter sido feito, mas só lhe lembro QUE ESSA MEDIDA TEVE A APROVAÇÃO DO PSD. Recordo-lhe que o governo socialista é minoritário e só poderia ter aumentado o IVA com o apoio do PSD. E eu nunca disse que concordava com essas medidas do governo, quando muito posso aceitar que poderiam ter sido inevitáveis.

    Mas o que está em causa é agora voltarmos a susbir o IVA para 26%? Ou não é?

    ResponderEliminar
  8. Caro amigo das 11:38

    Obrigado pela correção sobre o modelo do carro. Mas concordo consigo que A6 ou A4 o que importa é perceber que as morodomias devem ser cortadas em todos os cargos.

    Já reparou qual é o carro de PPC, e quem o paga também somos nós com as transferências para os partidos.

    Longe vão os tempos em que os presidentes dos partidos andavam com os seus carros.

    ResponderEliminar
  9. e o carro de socrates? Uma um BMW de alta gama, novo para deslocaçoes normais, mais uma carrinha para levar o carro a electricidade e o carro a electricidade so para que se veja ele a chegar aos locais. Mais carro para assessores e adjuntos, mais telemovel para assessores e adjuntos... bla bla bla....

    ResponderEliminar
  10. Caro amigo das 16:43

    na minha opinião deveria ser como na Suécia em que praticamente não existem carros para ninguém. Aceito que possam existir para algumas situações que deveriam estar protocoladas alguns carros para os mais altos dignatários do Estado (PR, PM, Presidente da AR e pouco mais).

    Nisto eu sou muito rigoroso porque considero que quando alguém quer realizar uma carreira política deve deixar-se de mordomias.

    Agora não acredito nessa da "carrinha para levar o carro a electricidade", mas para mim é irrelevante.

    Quando as várias entidades se reuniam com a Troika era um VERGONHA ver cá fora as viaturas e os motoristas à espera, e depois vermos as pessoas da troika a sairem de taxi.

    Mas a culpa não é do PS. É de todos os partidos sem excepção.

    Agora temos que criticar estas atitudes de diferentes maneiras. Uma é criticar o PM, outra é criticar um presidente de uma câmara onde não existe dinheiro para nada mas a primeira atitude tomada foi de comprar um viatura nova (o tal Audi A6).

    Somos um país de pobres que pretendem passar por ricos, e depois chegamos em boas viaturas para peir dinheiro para obras.

    Eu sou coerente e o meu amigo? Considera ou não que Manuel Moreira já deveria ter vendido o tal Audi A6 para com o valor da venda abater à dívida?

    ResponderEliminar
  11. Ora pegue la:
    Legado do Governo PS de Sócrates:

    1 - Pior dívida pública dos últimos 160 anos (mesmo não incluindo PPPs e empresas públicas).
    2 – Pior taxa de desemprego dos últimos 90 anos (duplicou em 6 anos)
    3 - Maior dívida externa dos últimos 120 anos
    4 - Dívida externa bruta em 1995 de 40% do PIB
    5 - Dívida externa bruta em 2010 de 230% do PIB
    6 - Dívida externa líquida em 1995 de 10% do PIB
    7 - Dívida externa líquida em 2010 de 110% do PIB
    8 - DÍVIDA PÚBLICA em 2005 = 82.000.000.000€
    9 - DÍVIDA PÚBLICA em 2010 = 170.000.000.000€
    10 - Últimos 10 anos = 3º país do mundo com PIOR CRESCIMENTO ECONÓMICO (atrás do Haiti e Itália)
    11 - Últimos 10 anos = 4º país do mundo com MAIOR CONTRACÇÃO de DÍVIDA.
    12 - Actualmente no 4º lugar do TOP dos PAÍSES DO MUNDO EM RISCO de BANCARROTA
    13 - Em 2011 só PORTUGAL, Grécia e Costa do Marfim estarão em recessão no MUNDO
    14 - Em 2012 só PORTUGAL estará em recessão no MUNDO

    ResponderEliminar
  12. Caro Miguel Santos
    Continua a não argumentar sobre o que escrevi no meu post o que pelos vistos quererá dizer que me dá razão.
    Depois e já não parece tão positivo é que está contente por Portugal estar na situação que está, independentemente de quem foi a responsabilidade.
    De qualquer modo e ainda que não tenha sido nomeado para defender José Sócrates posso responder-lhe a alguns desses pontos. (Só o não faço de imediato por falta de tempo, mas prometo que não demorarei)

    Eu até gosto destes desafios mas gosto de ser rigoroso e vai-me obrigar a realizar algumas pesquisa para concordar ou não com esses dados.

    E mais importantes justificar a razão porque chegamos lá.

    ResponderEliminar
  13. Ele há cada um!Então este gajo (sem ofensa aos gajos),vem com esta argumentação de populista e demagógico,culpar o Sócrates de tudo e mais alguma coisa.
    Conclusões deste gajo inteligente:
    - É falso existir uma enorme crise económico-financeira internacional,que teve o seu início na Banca e Bolsa norte-americana;
    - É errada a teoria de distintos economistas,até portugueses,que a nossa economia é tão frágil,tão dependente da Europa (foi também atingida fortemente(veja-se Grécia,Irlanda,Itália,Espanha,Bélgica,a própria França e Alemanha,etc.),que nunca lhe poderia escapar,com consequências bem mais gravosas,que as sofridas por países de economia mais pujante;
    - É verdadeiro que Sócrates também traçava a política macro-económica desses países e da própria Europa;
    - É falso que as agências financeiras internacionais estejam a fazer uma brutal especulação das taxas de juros:
    - Está correcta a previsão de Miguel Relvas (que é só o secretário-geral do PSD),que após o "chumbo" do PEC IV,com consequente demissão do "bandido" Sócrates,aquelas taxas iriam começar a cair (é o que se está a ver);
    - É igualmente falso que Sócrates,tivesse um governo minoritário e que quer os orçamentos de 2009 e 2010,quer os vários PEC I,II e III,tivessem sido aprovados com o consenso do PSD(agora assumido como o salvador da pátria);
    - É igualmente falso que Sócrates tenha feito qualquer obra,(requalificações das escolas secundárias,as actividades extra-curriculares,o programa da fruta escolar,Novas Oportunidades,investimentos na investigação científica e tantos mais,só podem ser factos virtuais);
    - É verdadeiro que tenha sido Sócrates e não Cavaco Silva,a lançar as tais PPP´s que nos levam coiro e cabelo;
    - É falso que Cavaco Silva tenha ficado na história,como o Homem do Betão e não consiga explicar aos Portugueses onde se meteram os muitos milhões que na época chegavam quase diariamente a Portugal(talvez se fizesse luz sobre o assunto,perguntando a Oliveira e Costa e amigos);
    - É igualmente falso Cavaco Siva assumido Presidente da República de todos os Portugueses(embora só tenha recebido os votos de 25% deles),tenha no seu discurso de tomada de posse escamoteado a origem da crise e apesar da responsabilidade do cargo que ocupa,tenha beneficiado dum qualquer lapso de memória(já timha tido outro quando das acções da SLN),que passou despercebido a estes gajos inteligentes.
    "And so on"....

    ResponderEliminar
  14. Perguntar não ofende.Alguém me sabe dizer se Passos Coelho já trabalhou,sem ser na Política.Já agora.E o nosso Manuel Moreira?
    Também gostaria de saber.Se é verdade que Passos Coelho,só tenha terminado o seu curso de Gestão(?),aos 30 e muitos anos?
    Não é por nada,é só a inveja,que me faz pensar nessas coisas.
    Tantas mordomias,para quem nunca soube o que era trabalho e eu que nunca fiz outra coisa toda a vida.Porra prá sorte.
    Aqueles nasceram com o cú virado para a Lua.

    ResponderEliminar
  15. Li algures e há muito tempo,que os políticos usam muita vez a táctica da política do "icebergue".
    Isto vem a propósito duma série de medidas preconizadas por Passos Coelho,no programa eleitoral do seu PSD,como reduzir o número de ministros,secretários,deputados,assessores,institutos públicos - puro populismo,Chavez não faria melhor.
    Só para quem é ingénuo,ou excessivamente crédulo,isto deixa de ser a habitual golpada da política do "icebergue" - como todos sabemos a parte visível é apenas uma pequenina fracção,comparativamente com a parte submersa,ou seja é preciso dar no olho,enrolar o papalvo,mas escamotear todo o restante,confiando no habitual desinteresse das massas,passada que seja a época do "folclore" eleitoral.
    Não se diga que Passos Coelho inova seja o que for,mas para quem é imberbe nestas coisas,até parece estar bem assessorado,em termos de estratégia eleitoral - populismo é o que está na moda.Depois logo se verá.
    Claro que fala de mais,deveria ter a preocupação de pensar e estudar os dossiers antes de se pronunciar,dado o sem número de vezes,que se contradisse.
    E com tudo isso revelou a sua imaturidade e impreparação para o cargo de 1º ministro,ainda por cima numa fase tão difícil como esta que atravessamos.

    ResponderEliminar
  16. Coitado do MAnuel Moreira... Tanta Porrada Leva... MAs o facto e que os Marcoenses lhederam a maioria absoluta e os srs ainda andam a OUVIR! Sera que OUVEM PASSOS?

    ResponderEliminar
  17. O Sr. Fontes deve ser mais um pseudo elitista do Marco... So sabe criticar, mas de ideias NADA! O Sr. Fontes e mais um do clube dos pensadores do MArco. Mas quando chega as horas das eleiçoes... DERROTAS em cima de DERROTAS! Continue a escuta!

    ResponderEliminar
  18. Caro amigo Manuel Marques

    Não venho defender Miguel Fontes, mas a sua atitude de não discutir as ideias dele e limitar a falar de alegadas derrotas, parece-me que é colocar a política ao nível de um campeonato de futebol.

    Ai eu percebo e entendo aqueles que toda a vida são de um clube, uma opção.

    Percebo aqueles que mudam muitas vezes para o clube que ganha, outra opção.

    Mas por isto ou por aquilo a escolha de um clube tem unicamente razões emocionais.

    A escolha de um voto, ou de uma ideologia política, ou defender o programa de um partido obriga a um reflexão minimamente racional.

    Não é?

    ResponderEliminar
  19. Talvez o texto de MEC explique porque a alternância democrática não tenha feito escola neste Marco.
    O Engraxanço e o Culambismo Português
    Noto com desagrado que se tem desenvolvido muito em Portugal uma modalidade desportiva que julgara ter caído em desuso depois da revolução de Abril. Situa-se na área da ginástica corporal e envolve complexos exercícios contorcionistas em que cada jogador procura, por todos os meios ao seu alcance, correr e prostrar-se de forma a lamber o cu de um jogador mais poderoso do que ele.
    Este cu pode ser o cu de um superior hierárquico, de um ministro, de um agente da polícia ou de um artista. O objectivo do jogo é identificá-los, lambê-los e recolher os respectivos prémios. Os prémios podem ser em dinheiro, em promoção profissional ou em permuta. À medida que vai lambendo os cus, vai ascendendo ou descendendo na hierarquia.
    Antes do 25 de Abril esta modalidade era mais rudimentar. Era praticada por amadores, muitos em idade escolar, e conhecida prosaicamente como «engraxanço». Os chefes de repartição engraxavam os chefes de serviço, os alunos engraxavam os professores, os jornalistas engraxavam os ministros, as donas de casa engraxavam os médicos da caixa, etc... Mesmo assim, eram raros os portugueses com feitio para passar graxa. Havia poucos engraxadores. Diga-se porém, em abono da verdade, que os poucos que havia engraxavam imenso.
    Nesse tempo, «engraxar» era uma actividade socialmente menosprezada. O menino que engraxasse a professora tinha de enfrentar depois o escárnio da turma. O colunista que tecesse um grande elogio ao Presidente do Conselho era ostracizado pelos colegas.Ninguém gostava de um engraxador.
    Hoje tudo isso mudou. O engraxanço evoluiu ao ponto de tornar-se irreconhecível. Foi-se subindo na escala de subserviência, dos sapatos até ao cu. O engraxador foi promovido a lambe-botas e o lambe-botas a lambe-cu. Não é preciso realçar a diferença, em termos de subordinação hierárquica e flexibilidade de movimentos, entre engraxar uns sapatos e lamber um cu. Para fazer face à crescente popularidade do desporto, importaram-se dos Estados Unidos, campeão do mundo na modalidade, as regras e os estatutos da American Federation of Ass-licking and Brown-nosing.Os praticantes portugueses puderam assim esquecer os tempos amadores do engraxanço e aperfeiçoarem-se no desenvolvimento profissional do Culambismo.
    (...) Tudo isto teria graça se os culambistas portugueses fossem tão mal tratados e sucedidos como os engraxadores de outrora. O pior é que a nossa sociedade não só aceita o culambismo como forma prática de subir na vida, como começa a exigi-lo como habilitação profissional. O culambismo compensa. Sobreviver sem um mínimo de conhecimentos de culambismo é hoje tão difícil como vencer na vida sem saber falar inglês.
    Miguel Esteves Cardoso, in 'Último Volume'

    ResponderEliminar
  20. Meu caro amigo Manuel Marques

    A minha resposta,à sua bem urdida e elaborada crítica à minha pessoa,resume-se de modo breve e apoia-se em duas premissas:
    Primeira,o meu amigo,pelo que me apercebi,não o aconselho a dedicar-se à prática da Futurologia,Astrologia,ou outras ciências que tais.
    Segunda,e desculpe-me a "grosseria" de trato,não lhe reconheço(mais uma vez pelo teor do seu comentário),quaisquer qualidades,nem de ordem intelectual,nem de ordem cultural,nem grau de educação cívica,que me possa servir como modelo a imitar,antes pelo contrário.
    Sendo assim e dada a pobreza do seu comentário,prefiro logicamente continuar a ser considerado um pseudo-elitista,que um qualquer ridículo narcisista,como o meu caro amigo se revelou no seu comentário.

    ResponderEliminar
  21. Cumprimento e congratulo,o meu caro António Ferreira pela qualidade e oportunismo do seu poste,nada a que já não nos tenha habituado.
    Porém,caro António Ferreira,vou interceder pelos muitos,demasiados Marcuenses,praticantes do Culambismo(a minha costela samaritana,não se cala),que tenha,não direi dó,mas comprensão pelo seu arreigado amor àquela prática,dadas as circunstâncias políticas passadas e presentes.
    Aceitará,meu caro António Ferreira,que a sabedoria contida nos nossos ditados populares,tem muito peso,nos usos e costumes das nossas gentes.
    Recordar-lhe-ia,então,um daqueles ditados,que diz "Assim como fizeres,assim acharás".
    Como vê,a maioria dos nossos praticantes do Culambismo,limita-se a fazer como acharam a coisa da política,tanto mais,que pensar muito pela própria cabeça,é,diz a Medicina,causa frequente de dores de cabeça e esgotamentos cerebrais.

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  22. Ò Marques pede já ao teu amigo Catroga para não subir o IVA do vinho para 23% conforme declarado por ele senão vais andar sempre com a garganta seca

    ResponderEliminar