segunda-feira, 2 de maio de 2011

A intervenção de Cristina Vieira na Assembleia Municipal

Esta é a intervenção de Cristina Vieira, Presidente da Junta de Freguesia de Soalhães, na Assembleia Municipal do dia 27 de Abril sobre a questão do Centro Escolar de Soalhães que esteve na origem de toda a polémica que começou na dita assembleia e que agora corre na blogsfera. 

É do conhecimento de todos os Marcoenses que o Governo Socialista, realizou ao longo dos últimos anos uma aposta clara na melhoria do parque escolar, potenciando a construção de centenas de Centros Escolares por todo o país, nomeadamente os que o Município do Marco candidatou, e o Governo aprovou.

O executivo da Câmara do Marco demorou quatro anos a resolver questão do terreno para edificar o Centro Escolar de Soalhães. Aliás e relação deste executivo com os terrenos não é de facto muito boa, pois já com a questão do lixo, o Sr. Presidente já aqui assumiu que o Marco perde 250,00€ por dia, porque a Câmara não consegue arranjar terreno para a construção da central de transferência.

A Câmara comprou um terreno (que inicialmente tinha sido cedido, mas como todos conhecemos a história, ficava mais caro tendo conta as contrapartidas, e por isso decidiram comprá-lo), e demorou quase quatro anos a resolver esta situação com o particular, titular do terreno.

Pagou por esse terreno, uma fracção da Quinta do Casal, 500 mil euros (cem mil contos).

Mas … afinal o terreno não dá para construir o Centro Escolar, porque o PDM não o permite.

A bem do rigor e da transparência, que o Sr. Presidente tanto apregoa, o Senhor compra um terreno por cem mil contos, e afinal não dá para construir!

A isto chamo, incompetência e negligência.

De quem é desta vez a responsabilidade, do governo ou da câmara?

O Sr. Presidente dia que o PDM está em discussão há já 14 anos, mas em bom rigor o executivo PSD já cá está há 6 anos. Quase metade!

O Sr. Presidente afirmou hoje aqui , que a candidatura “caiu”, e o dinheiro será aproveitado por outros municípios para que possam eles realizar obra.

Claro, a execução do QREN não pode ficar refém da incompetência deste executivo.

Que outros mais competentes utilizem esse dinheiro.

Quem fica prejudicado neste processo é a freguesia de Soalhães, que aqui represento com muito orgulho.

Cristina Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário