segunda-feira, 9 de maio de 2011

Verdade e Rigor (Ainda a Dívida Pública)

Se formos a outra fonte (CIA The World Factbook) verificamos que Portugal se encontra na 15ª posição do ranking das piores dívidas públicas. Pode ser mau mas em primeiro lugar e à nossa frente está o Japão, e estamos melhores posicionados que países como a Grécia, Islândia, Itália, Singapura, Bélgica, Irlanda, França, entre outros. Muito perto de nós temos a Hungria e a Alemanha, que é considerada como o “motor da Europa”.


8 comentários:

  1. É uma chatice,estou mesmo mal informado.A cassete,que o Passos me enviou,via PSD cá do burgo,só pode ser das da contrafacção.
    O pior é que o Passos e o MM me obrigam a este papel de pateta alegre,para ser gozado desta maneira.
    Ai,a quanto me obrigo só para garantir o tacho.

    ResponderEliminar
  2. ENTAO QUE FAZ CA O FMI?????? HAHAHA VOCE DEVE ESTAR A DELIRAR

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo

    O facto de se lerem uma coisas nuns pasquins de qualidade duvidosa, eventualmente não ter nenhuma formação porque se acredita que a escola da vida ensina tudo, e acreditar em tudo que o "patrão" do partido diz leva a que se repitam disparates.

    Eu para apresentar estes factos tive um bocado de trabalho e não inventei números como alguns políticos e fontes anda por ai a inventar.

    E depois sou eu que estou a delirar.

    Mas se quiser saber porque o FMI anda por ai eu digo-lhe.

    Tinhamos um governo minorirário que com muita dificuldade aprovou dois orçamentos, passou algumas leis estrutuais no parlamento e foi negociando os PEC anuais com muita dificuldade porque a União Europeria tem uma maioria de direita que não consegue lidar com os problemas das dívidas soberanas de quase todos os estados.

    Não esquecendo temos a maior crise financeira mundial dos últimos 80 anos com origem nos Estados Unidos. Uma guerra no Afgenistão que não estava a correr muito bem para a NATO. Levantamentos em todo o Norte de África e uma guerra na Líbia onde a NATO está envolvida. O petróleo numa espiral de subidas. A agravar temos um terramoto no Japão, a maior crise nuclear. Além disso uma data de catástrofres climáticas um pouco por todo o mundo.

    CLARO QUE A CULPA É DE JOSÉ SÓCRATES

    E quando existia já uma aprovação de um PEC IV pela UE (DO QUAL PEDRO PASSOS COELHO AFINAL TINHA TIDO CONHECIMENTO NUMA REUNIÃO COM O PM)
    que poderia ter permitido o apoio pela UE e BCE sem intervenção do FMI e com condições muito especiais, temos:

    - O Presidente da República a incendiar a política portuguesa com discursos contra o governo;

    - Os partidos da oposição e os media "controlados por alguém" a inventar factos que se provaram não existirem;

    - O PEC IV a não ser aprovado por todos os partidos da oposição;

    - E para terminar a Banca Portuguesa (que é privada) a reconhecer que estava a ter problemas de financiamento. REPITO A BANCA PORTUGUESA A RECONHECER QUE ESTAVA A TER PROBLEMAS DE FINANCIAMENTO.

    E entra a "troika" e a culpa é de José Sócrates.

    Afinal quem está a delirar?

    ResponderEliminar
  4. Numa empresa quando os resultados não são positivos, independentemente da conjuntura económica, os culpados são os Administradores/gestores, pois apenas por imconpetência própria não conseguiram, não souberam inovar, contornar, dar a volta à situação.
    No caso do nosso país, cujos responsáveis pela sua gestão são os ministros e secretários de estado do governo, fizeram exactamente o contrário daquilo que lhes é pedido/exigido, aumentaram a dívida, o desemprego, instauraram a desconfiança dos mercados, alteraram redicalmente e rapidamente o seu discurso em prol das situações, retardaram o pedido de ajuda externa elevando as taxas de juro a níveis históricos e que mais tarde terão de ser pagos e isto porquê? Pura imcompetência, prepotência, vaidade, teimosia, etc, etc, etc...
    Pena é que a justiça não possa (ou não convém a toda a classe política) actuar nestes casos de má gestão, levando à barra dos tribunais os responsáveis políticos pela factura que todos temos de pagar para colmatar a sua incompetência.

    ResponderEliminar
  5. Caro João Moura

    Não deve ser gestor de empresas, nem gostar de gestores de empresas.

    Pense no que disse.

    Os gestores de empresas (portugueses e não só) nestes dois últimos anos encontraram um conjuntura económica muito díficil. Concordará, ou não?

    O financiamento bancário está muito difícil de ser obtido. Concordará, ou não?

    É difícil de se arranjarem novos Clientes e igualmente difícil fechar negócios com os existentes. Concordará, ou não?

    Agora temos um gestor que no início do seu mandato, corrigiu as asneiras do gestor anterior que até teve numa conjuntura muito favorável. Herdou uma empresa bastante endividada e com uma data de contratos assinados que não podia "rasgar".

    Mas recuperou a empresa, colocou a mesma no bom caminho, realizou uma data de reformas e mostrou aos restantes gestores que era eficiente. Mais os acionista até lhe renovaram o mandato.

    Depois veio a tal conjuntura difícil e os seus "colegas de administração" começaram a não aprovar as suas medidas. O presidente não executivo começou a dizer mal dele e quando já tinha um financiamento aprovado pelo BANCO, os seus colegas não quiseram aprovar o acordo.

    A oposição não tinha alternativas e porque não restavam mais possibilidade nenhuma o GESTOR de que estamos a falar foi ter com o Presidente não executivo e disse. ASSIM NÃO DÁ, se querem vamos falar aos acionistas.

    E o Presidente Não Executivo marcou uma Assembleia Geral de Acionistas para dia 5 de Junho.

    Eu sou um desses acionistas e não sou burro e percebo que aquele gestor é bom, estava a fazer um bom trabalho, e que apesar da conjuntura difícil os resultados estavam a aparecer.

    Ainda hoje soube que as exportações voltaram a subir 17% no 1º trimestre.

    O mais estranho e que agora os outros gestores aceitaram um emprestimo bancário com condições piores do que o emprestimo que tinha sido recusado.

    Eu como acionista voto pela sua continuação e espero que os outros gestores, esses sim, sejam penalizados.

    Fiz uma pequena sondagem e parece-me que cada vez mais acionista pensam como é. Infelizmente també existem aqueles que ainda não perceberam o que está em causa.

    Pudera já passaram mais de 40 dias desde do início desta crise e o principal gestor da oposição só nos fez chegar há dois dias um documento confuso, extenso e sem novidades sobre as suas intenções. E outro ainda não se deu ao trabalho de apresentar nenhuma alternativa.

    Meu caro João Moura nas empresas era muito claro quem ia para a rua, ou não era?

    ResponderEliminar
  6. O comentador João Moura deveria,por ex., questionar o seu amigo Miguel Relvas,que afirmou,está gravado e escrito,que com o "chumbo" do PEC IV (o tal que o seu amigo Passos Coelho,dizia não ser suficientemente gravoso),as taxas de juro dos empréstimos a Portugal iriam BAIXAR claramente.Pois,foi o que se viu,em 3 dias subiram de 6/7% para 10%.
    Bastará consultar este blogue,onde o Jorge Valdoleiros já postou um comentário com um gráfico da evolução das taxas,para avaliar a resposta,que Miguel Relvas acabaria por lhe dar,"O gráfico é manipulado pelo Sócrates".
    E tanto mais haveria para comentar.
    Se me permite o atrevimento dar-lhe-ia um conselho,leia e estude todos os mapas e gráficos que o Jorge Valdoleiros tem postado aqui no blogue e aceite como eu,que tem muito a aprender e a clarificar as informações distorcidas,que o seu PSD "vomita" cá para fora.
    E entretanto,a título de "aperitivo",questione-se porque figuras gradas do PSD,como Manuela Ferreira Leite,António Capucho,Marques Mendes,Filipe Meneses,Morais Sarmento,Barbosa de Melo,Pacheco Pereira,Santana Lopes,etc.,não aceitaram fazer parte de listas de deputados e ou têm criticado de modo mais ou menos velado a imaturidade e inexperiência de Passos Coelho.
    Imagine-se só,politicamente falando,esta "brilhante golpada" de recrutar para nº1 da lista por Lisboa,a figura do triste Nobre,que cada vez,que abre a boca sai asneira ou entra mosca,em desfavor de figuras prestigiadas do partido.
    Quer maior prova de imaturidade política,ou se quiser,quer melhor prova do repúdio,que as actuações de Passos Coelho recebem de dentro do seu próprio partido?

    ResponderEliminar
  7. Retirei do comentário do João Moura uma máxima fabulosa - "numa empresa quando os resultados não são positivos, INDEPENDENTEMENTE DA CONJUNTURA ECONÓMICA,(agora acrescento eu,nacional e internacional),os CULPADOS SÃO OS ADMINISTRADORES/GESTORES,pois por incompetência própria,não conseguiram,não souberam inovar,contornar,dar a volta à situação".
    TALVEZ ENTÃO SEJA,POR AQUELE CHORRILHO DE ADJECTIVAÇÕES,QUE POR EX.,OS ACTUAIS ADMINISTRADORES/GESTORES DO METRO DO PORTO(entre os quais estão Rui Rio e Marco António Costa,seus bem conhecidos,não João?),NA SUA MAIORIA "BOYS" do PSD,HERDADOS POR SÓCRATES,TENHAM DEIXADO IR O METRO À BANCARROTA.
    Não me diga que não conhecia a situação,mas como vê há gente fora do PSD muito bem informada,apesar de todo o trabalho de sapa de alguns mass-média,como a TVI e a SIC,só para falar nos audio-visuais.
    Não queria maçá-lo mais,mas aproveitava para lhe dar uma pequena alegria.A autarquia marcuense gerida pelo PSD há 6 anos apresenta de endividamento nesse periodo mais coisa,menos coisa,cerca de 20 milhões de euros,mas e agora é que o vou alegrar,a autarquia de Gaia,gerida pelo seu amigo Filipe Menezes não fica nada atrás da nossa,são só números redondos cerca de 200 milhões de euros ou seja 10 X mais.
    E fala-me o meu amigo de incompetência de administradores e gestores,que até deveriam ir à barra dos tribunais.
    Vamos a isso,João Moura,estarei sempre ao seu lado,quando começar por propor primeiro os que na nossa própria casa desgovernam o dinheiro dos nossos impostos.
    Vamos limpar a nossa casa antes de acusarmos o vizinho.É homem para isso?

    ResponderEliminar
  8. De anónimo para anónimo (da 01:17 de 10/05/2011)

    O FMI veio cá a convite do Passos Coelho,tanto quanto me apercebi.Bastaria que este imaturo político tivesse aprovado o PEC IV (até já aprovado nos bastidores de Bruxelas),para o bilhete de vinda do FMI não tivesse sido emitido.
    É óbvio,meu caro honómino,que para a golpada de Passos Coelho(esfomeado pelo Poder),necessário se tornava criar este cenário político e ele não hesitou em criar esta crise com os imediatos reflexos de subidas brutais nas taxas de juros que Portugal pagava pelos empréstimos.
    Já agora,meu caro homónimo,gostaria de lhe lembrar que o FMI já entrou cá em Portugal,por duas ocasiões e tal vinda não criou o alarido desta.Sabe porquê?
    Porque o PSD na altura era gerido por HOMENS e não por putos imaturos e irresponsáveis,sem qualquer curriculum político a não ser o carreirismo partidário,que na cega ambição do Poder arriscam a própria soberania nacional.

    ResponderEliminar