quinta-feira, 5 de maio de 2011

Reformas à força

Sempre foi assim. Só fazemos reformas, mudanças, à força. Foi preciso vir uns tipos de fora dizer-nos que temos que acabar com freguesias a mais e outra gordura que flutua em tantos "sítios" da administração pública. Irrita que só se façam as coisas que são verdadeiramente importantes quando alguém de fora manda, seja a União Europeia a nível de regulamentos e exigências, seja o BCE e o FMI a dizer como devemos gerir o nosso país. É uma prova de incompetência muito grande. Maior só a da Câmara do Marco, que encomendou um estudo a um tal de Daniel Bessa - que agora até parece que anda a colaborar com o PSD no programa eleitoral (grande coincidência, pagámos a "compra" de um "activo " para o PSD...) -, estudo esse que, ao que dizem, custou 50000 euros e não serviu para NADA.
Ao pagar a peritos de fora que sirva para alguma coisa, que se retire de lá algo. Imaginem o que seria uma empresa privada pagar um balúrdio por uma consultadoria e esta dar em nada. Incompetência? Pois.
É esta a diferença entre o Governo do PS e o executivo do Marco do PSD. O Governo nem precisou de pagar a uns tipos para nos dizerem como gerir o país, o PSD no Marco pagou a um tipo para lhe apontar o futuro e simplesmente ignorou-no...

4 comentários:

  1. MAS O GOVERNO E TODOS NOS NAO VAMOS PAGAR JUROS DURANTE 13 ANOS DO QUE O FMI NOS VAI EMPRESTAR? O PS LEVOU-NOS A BANCARROTA E AGORA VEM COM HISTORIAS? ENFIM...

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel Santos

    Argumenta que o PS levou-nos à bancarrota, ou seja falência, ou seja que o passivo que o País tem não é coberto pelos nossos activos. Está enganado porque isso não é verdade, e muito longe disso. O que deveria querer dizer é que o País estvava, e ainda está com problemas de liquidez GRAVES.

    Segundo argumenta que quem levou o País a esta situação foi José Sócrates. Também está errado porque em Verdade e Rigor foram os sucessivos governos de Cavaco Silva, António Guterres, Durão Barroso, Santana Lopes e também José Sócrates que contribuíram na sua parte para esta situação. Uns mais e outros menos. Eu não me esqueço quem começou a utilizar as PPP’s em Portugal, quem mandou construir a segunda a travessia sobre o Tejo, ou a passagem ferroviária sobre o Tejo e tinha como argumento político o Betão (se não souber tudo isto foi da responsabilidade de Cavaco Silva). Todas estas “obras” ainda estão a ser pagas e quantos anos já passaram?

    Mais do que treze anos certamente.

    Depois não me posso esquecer dos casos do BPN e da SLN, do aluguer de aviões de combates a incêndios, da rede de comunicações das forças de segurança pública e outros casos estranhos que tinham sempre um nome em comum:

    Dias Loureiro

    Não me esqueço como Cavaco, Guterres e Barroso fugiram das suas responsabilidades e não quiseram ser avaliados pelo POVO em eleições.

    Sócrates está a dar a cara.

    Não me esqueço qual foi o endividamento criado em tempos de vacas gordas, ao contrário de agora estarmos a passar tempos de vacas magras. Tão magras que não se assistia a uma crise destas há 80 anos.

    Depois a dívida é pública. A dívida responsabilidade do Governo é uma parte. Temos a somar a essa as dívidas das autarquias (a começar pela nossa da responsabilidade de Avelino Ferreira Torres e Manuel Moreira, ou da dívida de Lisboa da responsabilidade de PSL, ou mais recentemente e em tempo recorde a de Gaia da responsabilidade de Luis Filipe Meneses, Marco António e Ca.), as dívidas das Regiões Autónomas (principalmente a da Madeira), e ainda a de centenas de empresas municipais e intermunicipais ou ainda que estão a ser geridas por ferrenhos apoiantes de Pedro Passos Coelho (veja-se o caso da Metro e da Carris das quais já falei neste blog).

    Mas não podemos esquecer que nessa dívida pública também está a dívida privada que passa pelo consumismo exagerado dos portugueses, campeões em bons carros, telemóvel último modelo, televisão LCD de última geração e tudo isto apoiado por uma banca privada que enquanto ganhou dinheiro e não existia crise emprestou sempre mesmo a quem não podia ganhar.

    E as crises na banca sucederam-se BPN, BPP, BCP … Neste último caso veja quem estava na Presidência. Um delfim de Cavaco Silva e um actual apoiante de PPC (Paulo Teixeira Pinto)

    Mas a culpa, na sua opinião para isto tudo, é de Sócrates. Este também é culpado da crise na Grécia, na Irlanda, na Espanha, na Bélgica, no Reino Unido, na França, no Jápão e até nos Estados Unidos.

    Agora se falarmos da nossa terra onde Manuel Moreira do PSD governa há seis anos e o seu antecessor foi Avelino Ferreira Torres do CDS que governou e rou…

    a culpa também deve ser do PS?

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge Valdoleiros

    O comentário do Sr.Miguel Santos é paradigmático dos seguidores de MM.,pois conseguem enxergar o argueiro no olho do próximo e são incapazes de ver a tranca no seu próprio olho.
    Negar que Sócrates tem a sua quota parte de responsabilidades no actual contexto económico-financeiro,seria desonestidade intelectual.
    Verdade,que tem,mas argumentar e impingir que é o único responsável,já não será mera desonestidade intelectual,mas algo mais,que ultrapassa todos os limites da maledicência,da estupidificação de massas,da completa e total desinformação,da maior pobreza de espírito,da autêntica negação da racionalidade humana.
    Se deixarmos de olhar só para o nosso umbigo e lançarmos o olhar para o global - o Mundo não se limita,como muitos pretendem nesta questão da crise,a este jardim à beira-mar plantado - rapidamente concluiremos,que Portugal nunca poderia fugir à crise.
    Como a memória dos homens geralmente é curta (mas o amigo Jorge Valdoleiros já lhes refrescou a dita),recordarei só uma afirmação do mundo dos economistas do Ocidente,que diz que quando a economia norte-americana dá um espirro,a europeia adoece com uma pneumonia.Usando esta expressão recordo-me dum dos nossos experts em economia,afirmar que por similitude,quando a economia espanhola adoecia, a portuguesa morria.
    Porém para nós Marcuenses,esta estória de culpabilização de alguém pela nossa incompetência,já é prática bem conhecida.
    É que,assumir os nossos erros,as nossas inverdades,as nossas fraudes,os nossos embustes,é só próprio de Homens (com H grande) e aqui é que está o busílis da questão.

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  4. Fala que os outros primeiros ministros gastaram... É verdade... MAs Sócrates foi o CAmpeão!!! De 78 Mil Milhoes, passamos para um defice de 160 mil milhoes em 6 anos!!!! Sócrates é o CULPADO por estarmos a pedir esmola... Não me venha com a cartilha socialista que so serve para atirar areia para os olhos!!!!

    ResponderEliminar