segunda-feira, 2 de maio de 2011

Verdade e Rigor (Carris)

A 16 de Junho de 2010 podíamos ler aqui que as transportadoras de Lisboa e Porto agravariam o défice em 3 por cento. É escrito que "Entre 2003 e 2008, na Carris e no Metropolitano de Lisboa foram realizados investimentos que ascenderam aos 707 milhões de euros; porém, foram perdidos, por aquelas empresas públicas, 39,5 milhões de passageiros."

A 1 de Abril de 2011 podíamos ler aqui que a Carris renovou em 2010 a frota da administração com quatro carros de luxo, isto num ano que a própria Carris tinha um buraco de 775,5 milhões de euros.

A 30 de Abril de 2011 ainda podíamos ler aqui que a Carris precisava de despedir mais pessoal, pelas palavras do seu Presidente José Manuel Silva Rodrigues. A afirmação foi feita na antiga Feira Internacional de Lisboa, numa das sessões do ciclo de debates organizado pelo Movimento Mais Sociedade relacionado com a elaboração do programa eleitoral do PSD.

Calma!

Então o seu Presidente, José Manuel Silva Rodrigues, pertence ao Movimento Mais Sociedade? Eu (e quase todos os portugueses) pensava que era mais um BOY socialista, mas afinal é um BOY laranja.

De facto se consultarmos o seu CV, aqui, percebemos que está à frente da Carris desde 2003 e que foi lá colocado por Durão Barroso. Este é um daqueles elementos que tem gerido mal não só esta mas várias outras empresas de transporte do sector público.

Não esqueci ainda do que Pedro Passos Coelho dizia aqui em 30 de Janeiro de 2011 que o Governo deveria apresentar um programa de reestruturação de todo o sector público empresarial, identificando quais são "as empresas que dão prejuízos crónicos" e que devem fechar, o que se pode ler aqui. Referindo-se em especial ao caso concreto das "empresas de transportes públicos urbanos de Lisboa e Porto".

Assim pergunto se será com gestores como este que o PSD pretende alterar o rumo dessas empresas públicas?

Onde está afinal a mudança?

2 comentários:

  1. Dum modo muito simpático,eu utilizaria a máxima do filósofo popular,para responder à última questão do Jorge Valdoleiros - "A m.... é a mesma,as moscas é que mudam".
    Portanto,aquilo que realmente muda são as moscas.
    Estamos ou não,todos fartos de ver esse género de moscas cá pelo Marco,voando e voltando a voar sobre a dita,já que são tão incapazes,que nem de m.... mudam.

    ResponderEliminar
  2. E algumas moscas estão por aí há muitos anos.

    ResponderEliminar