sexta-feira, 13 de maio de 2011

Afinal Portas só tinha duques, por Manuel António Pina

Por volta do 10º minuto do debate entre Portas e Sócrates da passada segunda-feira, o líder do CDS/PP, depois de levar Sócrates a afirmar que a dívida portuguesa crescera menos que a de outros países europeus, sacou da cartola um gráfico, exibindo-lho, eufórico, e aos queridos telespectadores: "Apanhei-te!". E os comentadores do costume logo festejaram por tudo quanto é jornal e TV: "Vitória a Portas por KO técnico!"

A crer no gráfico de Portas (que, se não foi retirado, pode ser visto na sua página no Facebook), entre 2005 e 2011, anos de Governo PS, Portugal terá sido o país da UE onde a dívida mais cresceu em percentagem do PIB. Estava ali, no gráfico mágico, com números e tudo; e gráficos e números não mentem!

Mas, afinal, mentem. Para pôr o seu gráfico mentir, Portas usou o velho truque estalinista de retocar a fotografia, retirando dela os países cuja dívida tinha crescido mais do que a portuguesa (Irlanda, Grécia, Reino Unido e Letónia). Depois, para a coisa ficar um pouco mais negra, ainda falsificou os rácios da dívida sobre o PIB, aumentando cirurgicamente o de Portugal de 27,2 para 30,2% e, para que o fosso para Espanha e França ficasse maior, diminuindo os destes países de 26,7 para 17,7% e de 20,5 para 15,2%.

Azar de Portas: o "Jornal de Negócios" pagou para ver, verificou os números e lá se foi o "bluff". Com Sócrates com jogo tão fraco, só Portas se lembraria de fazer batota!

4 comentários:

  1. Como classificar um político,que esquecendo as responsabilidades de líder dum partido,que jurou defender com a máxima dignidade,usa estes artifícios fraudulentos,como diz,Manuel António Pina,mais próprios da prática estalinista,para esgrimir com o seu adversário,num debate perante o eleitorado,na campanha,que o próprio Portas,desejou que fosse correcta,limpa e idónea ou seja,que se fizesse com a máxima elevação?
    Questionei,e como estou certo da cegueira política de muitos,para quem uma mentira não passa duma inverdade,ou duma omissão sem segundas intenções,apenas e só um lapso de memória,situações com que nunca pactuei,decidi pura e simplesmente responder à minha própria questão.
    Um político capaz de cometer uma tal fraude,sem vergonha,perante os olhos do eleitorado(adulteração dos dados no gráfico exibido) deveria ser simplesmente expulso da campanha eleitoral.
    E seria a pena mínima.

    ResponderEliminar
  2. O Miguel Fontes é mesmo um iluminado!!! "cegueira politica.. bla.. bla.. bla... " Voce é que dava um bom presidente do PS Marco! Força! Voce é o melhor de todos! Eu acredito em si!

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo da 22:37

    Sabe que o Miguel tem a virtude de apresentar as suas ideias permitindo assim que quiser possa as discutir, agora o amigo pelo vistos gosta de ser irónico, ou simplesmente não tem nada a contrapor.

    A mim parece-me que são pessoas que como o Miguel que são necessárias ao país, não obrigatoriamente para cargos políticos como sugere, agora pessoas que se limitam a ironizar sem dar qualquer solução Portugal está cheio. Principlalmente em alguns partidos que ou não tiveram tempo para apresentar os seus programas, ou aquele que o fez já está a pensar em o rever.

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge Valdoleiros

    Agradeço a resposta,que o meu amigo entendeu dar a mais um dos muitos anónimos,que pululam o Marco e nos incomodam com o cheiro nauseabundo da sua ignorância e com a sua tendência em investir de cabeça baixa(na tauromaquia,diz-se, que é pela postura da cabeça do touro,que se avalia a sua crença),contra tudo e contra todos.
    Tranquilize-se,que sou Homem suficiente para tourear qualquer um destes anónimos,que outra coisa não são capazes,senão de investir com as hastes bem afiadas e de cabeça baixa.
    Cá os aguardo com bandarilhas prontas,para lhas espetar nos seus toutiços bem duros,se necessário.

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar