segunda-feira, 2 de abril de 2012

Que política de transportes?

A linha de bitola europeia para Badajoz que o Governo quer construir não tem continuidade assegurada no outro lado da fronteira nem os operadores ferroviários a desejam, podemos ler aqui.

Um destes operadores foi peremptório ao afirmar que o importante é completar o que falta da actual linha Sines-Badajoz, 92 quilómetros que faziam parte da adjudicação do troço Poceirão-Caia do TGV.

Explicou ainda que a variável tempo não é fundamental para o transporte de mercadorias, mas sim os quilómetros percorridos que, esses sim, podem tornar o caminho-de-ferro competitivo.

Na minha opinião estamos perante mais uma trapalhada do actual governo, que tem pautado a sua linha de governação por recusar tudo o que os anteriores governos realizaram ou projectaram. Estas políticas levam a erros grosseiros e neste caso a perda de financiamentos europeus, que ajudariam muito à recuperação económica do país.

Por cá, depois das repetidas promessas que o actual governo iria avançar com a electrificação do troço Marco-Caíde fomos confrontados com uma nota informativa, onde a CP expressa que pretende acabar com todas as ligações entre estas duas estações, deitando por terra os esforços da electrificação da linha do Douro, como se pode ler aqui.

Esta aposta ideológica do actual governo, em não apoiar os serviços públicos de transportes, demonstra falta de visão porque na actual situação de dificuldades económicas os portugueses tenderão a recorrer menos ao transporte privado, o que está bem visível no resultado de vendas de ligeiros de passageiros que caiu para metade, como se pode ler aqui.

Nada funciona bem neste governo que regista uma péssima execução orçamental, bate recordes no número de desempregados e assiste a uma forte contestação à sua organização administrativa.

1 comentário:

  1. Como quereria o sr.Jorge Valdoleiros,que continuassemos tipicamente portugueses,se nem sequer os ditos populares fossem respeitados?É ou não é verdade,que existe um que reza assim "quanto mais me bates mais gosto de ti"?Ora esta longa travessia no deserto,acompanhada de toda uma série de chibatadas,levará com toda a certeza à melhor realização orgásmica do tão conhecido "Zé Povo".
    Ou ainda haverá alguém,que duvide da natureza sado-masoquista dos portugueses?

    ResponderEliminar