sexta-feira, 13 de abril de 2012

Utentes da Linha do Douro ainda sem resposta da CP

A reunião realizada hoje, dia 13, entre a CP, Comissão de Utentes da Linha do Douro e Câmara Municipal do Marco de Canaveses “foi inconclusiva”, disse António José Pereira, da comissão de utentes. As entidades reuniram pela manhã, mas “ainda não houve fumo branco”, por parte da CP, disse o sindicalista.

A comissão e autarquia marcoense aguardam agora um documento escrito por parte da CP com as propostas para as ligações Caíde-Marco. “Só depois de termos esse documento é que vamos poder contrapor e colocar as nossas propostas”, disse António José, informando que, no próximo domingo, dia 15 de abril, pelas 20:00 horas, haverá uma reunião com os utentes da linha do Douro, para dar a conhecer as propostas da CP.

A reunião terá lugar no auditório municipal.

Notícia que pode ser lida aqui.

Mais informações sobre este importante tema, que nos preocupa a todos, podem ser consultadas na página do facebook intitulada: Pela ligação ferroviária "Marco de Canaveses - Caíde"

4 comentários:

  1. Vamos todos os que se preocupam com o Marco e com a vida das suas populações,em especial daquelas para quem se torna indispensável este meio de transporte colectivo,fazer força para que a CP decida rapidamente em prol dos nossos interesses.
    Mas deixo já um alerta à comissão de utentes da Linha do Douro.
    Em caso de sucesso não permitam,que alguém se apropie do êxito da vossa luta.A acontecer tal,o vosso esforço,a vossa luta teve um peso decisivo.
    A Câmara Municipal não fez mais que a sua obrigação,lutar pelos interesses dos seus municípes.Para isso receberam o mandato dos eleitores marcuenses.
    Na história recente do nosso Marco,não faltam "maus" exemplos.
    Como alguém muito gosta de referir o seu a seu dono.

    ResponderEliminar
  2. Nota-se no NOSSO concelho um défice de coragem e orgulho no que somos e no que queremos. Esta situação é fruto de uma passividade que vem de longe, tanto das pessoas, como das forças vivas e principalmente da Camara Municipal. Todas as ligações urbanas do grande porto evoluíram notoriamente (Aveiro, Braga e Guimarães), somente nós ficamos parados no tempo, independentemente de termos mais passageiros a viajar do que Braga ou Guimarães.
    É hora de nos unirmos todos, esquecermos os erros e "lutar" juntos, fortes e convictos, conseguindo desta forma atingir os nossos objetivos: Eletrificação do troço Caíde/Marco com um serviço rápido, limpo e eficaz para todos.
    É uma "luta" difícil, devido ao tempo em que nos encontramos (seria bem mais fácil à alguns anos atrás), mas é chegada a hora de reivindicar o que é Nosso por direito e o dever ser parte integrante da zona urbana do Porto.

    ResponderEliminar
  3. Só que nunca andou de comboio ou outros transportes urbanos pode defender o seu fim ou a sua limitação. Desde 2006 (desde que a uso) que digo que a Rede de Urbanos do Porto é magnífica. Agora um bando de acomodados ao automóvel quer isolar o Marco. E não se pode "exterminá-los" políticamente ? As eleições e manifestar a indignação servem para tal....
    Não estou no Marco, senão, decerto seria presente nessa reunião.
    Força, Camaradas !!!!
    Abel Ribeiro

    ResponderEliminar
  4. Tive a ocasião de assistir à reunião da comissão de utentes/câmara municipal do Marco com a população marcuense de utentes e não utentes(muito pouca) e quase saí enojado,tal o aproveitamento político,que diversos intervenientes lá fizeram desta situação,a supressão de vários comboios,que muito penaliza a vida das populações dos concelhos do Marco,de Baião,de Amarante,de Cinfães e de Resende.
    Tive muita dificuldade em aceitar o que os meus olhos viam e os meus ouvidos ouviam.
    Primeiro,ver uma comissão de utentes da Linha do Douro constituida só por marcuenses,que teve publicamente o apoio expresso de apenas 5 ou 6 presidentes de junta de freguesia do concelho do Marco dum total de 31,fez-me recordar o habitual individualismo dos portugueses,que justifica desde há muito a máxima "primeiro eu,depois ainda eu e depois os outros que se quilhem",ou se quisermos,demonstração cabal da fraca qualidade política dos autarcas ausentes,que de política se limitam a olhar para os seus umbigos,ou a cumprirem ordens superiores.
    Refira-se,que dos concelhos limítrofes cujas populações também são usuários da Linha do Douro e como tal,também prejudicados por esta decisão de supressão dum sem número de comboios,apenas um presidente de junta do concelho de Amarante,o de Vila Caíz,esteve presente.
    Segundo,e difícil de compreender,porque perante problema de tal gravidade para as populações do Marco e não só,não houve a conveniente movimentação para agregar os responsáveis políticos dos concelhos limítrofes para esta campanha e assim reforçar todo o argumentário da causa.
    Constatei a ausência do deputado marcuense Dr.Luís Vales,nesta reunião e questionei-me das possíveis e prementes razões para tal.
    Contudo,uma simples mensagem de apoio à luta pela causa dos utentes da Linha do Douro não lhe teria ficado mal e teria sido politicamente correcto.
    Ou terá havido alguém preocupado em não perder visibilidade política na luta por esta causa e não convidou o mais forte elo de ligação ao poder central? Responda quem souber.

    Miguel Fontes

    ResponderEliminar