segunda-feira, 2 de abril de 2012

Preocupações comuns a poucos

Chamo a atenção para este texto do Tiago Moreira no Blog da JS Marco, que sumariza mais ou menos o que eu acho sobre duas coisas: os festejos dos 160 anos (mas, festejar o quê?) e a questão cada vez mais viva e interessante e preocupante dos transportes, agora que muitos estão já a virar-se para os autocarros e a esquecer o comboio, acho que é mesmo o fim da vida deste transporte público de e para o Marco. Com assinatura de Manuel Moreira e do PSD, do Marco e do nacional, e patrocínio de algum lobby do transporte rodoviário... Ou não e é só incúria, incompetência política e desinteresse.

10 comentários:

  1. Ontem Belmiro de Azevedo, no congresso, apesar das várias e duras criticas ao atual executivo camarário, que deixaram Manuel Moreira com sintomas muito semelhantes ao de um epilétrico ( foi ser ver a resposta dele), apelou ao "MAIS MÓVEL" mais teleMOVEL, mais autoMOVEL .. e mais móve passa também por mais comboios ..MOBILIDADE....

    ResponderEliminar
  2. 160 anos de nada! Triste sina nossa, nossa do verdadeiro povo do marco, pois dos outros, continuam em grande.É oportuna a interrogação, comemorar o quê? O lamentável é que temos de os aturar, até qundo, pergunto eu.

    Januário de Zorra

    ResponderEliminar
  3. Olá Marcoenses,

    Andam a enganar-nos há mais de 15 anos com a vinda da electrificação para o Marco.

    Agora cortaram a ligação de alguns comboios para o Marco, breve cortam todas as ligações.

    Temos que nos unir, trabalhadores, estudantes, patrões, não chega andar assinar petições nem com utentes da Linha Douro.

    Temos que cortar a linha, não deixar passar os comboios, chamar as televisões, jornais, toda a imprensa, assim talvez nos ouvissem.

    Passem esta mensagem.

    ResponderEliminar
  4. Eu pergunto agora onde andam os Srs. deputados do PSD que há cerca de um ano andaram pelas ruas da estação do marco a fazer propaganda barata, será que ainda é o Eng. Sócrates que manda no governo, onde estão as petições, onde estão os manifestantes, parece que não se passa nada neste País, no tempo do Sócrates era a comunicação social todos os dias a malhar em cima, até o Portas ia para Espanha abraçado a uma televisão por causa dos preços dos combustíveis será que ele ainda é ministro, a comissão de utentes que tem feito nada, ainda há dias foram para Lisboa a uma manifestação por causa de uma linha que esta encerrada e que nunca mais vai reabrir que é a linha do Tâmega, e sobre a linha do douro esta tudo bem continuai apoiar Paços Coelho e seus acólitos do Marco

    ResponderEliminar
  5. Em tempo de campanha toda a gente aparece, na hora da verdade chamam a quem anda a trabalhar de "mentirosos" só porque pensavam que por ser dia das mentiras se brincava com coisas sérias.
    O tipo de política imposta no Marco é que não passa de uma mentira para todos os marcoenses, na hora de se iludirem os marcoenses vão colocar uma cruz no sítio errado mais uma vez, mas até quando ?
    Está a olhos vistos para toda a gente que se não forem os verdadeiros marcoenses a preocuparem-se mas ninguém se preocupa, a não ser 2 meses antes das eleições que anda toda a gente com as hormonas aos saltos e a prometer coisas impossíveis !
    Pergunto mais uma vez: Até quando os marcoenses vão cair nas politiquices CDS/PSD (porque vai dar tudo ao mesmo) ?

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Anónimo de Apr 3, 2012 06:39 AM - Porque não dá a cara?
    Concordo parcialmente consigo. Já agora acrescente CDS/PSD/PS (porque vai dar tudo ao mesmo).

    Ass: António Costa
    Marco de Canaveses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo

      Pelo menos no Marco temos grandes diferenças, a começar que o CDS e o PSD arruinaram o concelho, e o PS nunca teve a oportunidade de colocar em prática as suas pollíticas.

      Mas o que por várias vezes já aconteceu é que o PS avisou dos erros que estavam a ser cometidos e ninguém ligou e chegamos ao ponto onde estamos.

      Um grupo restrito fechado nos paços do concelho a falarem sózinhos e a pensarem que é dessa maneira que vão resolver os nossos problemas.

      Eliminar
  7. Sr. António Costa, o sr deve estar noutro planeta, pelo que sei estamos a falar de politicas locais e o PS nunca esteve no poder em marco de canaveses, por isso não tem responsabilidades no que mal foi feito neste concelho e o que falta fazer e o que se prometeu e se faz deixo este alerta

    ResponderEliminar
  8. Saberá o amigo António Costa dizer-me para quando está marcada a próxima manifestação pública organizada pelo senhor Presidente da Câmara e pelo PSD/Marco junto da ainda nossa estação de caminhos de ferro em prol da electrificação da linha do Douro no troço Caíde-Marco?É que agora mais do que nunca e dada a conjuntura que se vive,essa electrificação é imperiosa.
    Como não pude estar presente na primeira manifestação organizada por M.M. e também me esqueci de assinar a petição,gostaria de poder estar presente na anunciada manifestação,que me parece ser mais necessária do que nunca,ou para além da não electrificação,acabaremos também por ficar a ver combóios.
    Ou acha o meu amigo António Costa,que me esclareça com o sr.Branco,ele que é tão próximo de M.M.deverá ter essa informação privilegiada,não?
    E já agora,amigo António Costa,sabe dizer-me quando e onde a JSD do Marco irá "plantar" os novos outdoors com imagens das saudosas locomotivas a vapor/versus as potentes máquinas eléctricas de última geração?
    Grato
    Um abraço do
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  9. Caros amigos

    A questão de saber quem é que assinou ou não uma petição não é o mais importante, mas por acaso eu fui dos que assinei, quer a petição sobre a linha do Douro, quer a petição do IC35. Importante também não é quem tem poder realizar manifestções públicas para aparecer nos media e depois não utilizar os seus poderes para alterar a situação.

    A electrificação do troço da linha do douro, entre Caíde e Marco, depdende da utilização deste troço da linha, como é evidente. Se nada se fizer para alterar a utilização deste troço, é óbvio que se chegará à conclusão que não vai ser necessário a sua electrificação e a atitude mais racional será o seu encerramento.

    Não podemos esquecer que a linha Douro, não nasceu para servir exlcusivamente o Marco, mas para servir todo uma região e principalmente ligar o Porto, nomeadamente o Leixões, a Espanha e por arrasto à Europa. A linha nasceu por iniciativa privada nos fins do século XIX, à qual depois o Estado deu o seu apoio.

    O problema é que se deixou morrer gradualmente esta linha e para tal contribuiram (ou pelo menos nada fizeram) os vários executivos camarários, como por exemplo:

    - Não se teve atempadamente a visão para perceber que o encerramento da ligação internacional iria tirar mais trâfego e importância a esta linha. A opção pelos executivos nacionais era de criar uma data de linhas de TGV e para tal o desaparecimento desta linha era importante;

    - Não se teve a visão de que o encerramento de linhas como a do Tua e mais recentemente a do Tâmega, iriam contribuir para uma maior redução na utilização do comboio;

    - Não se lutou num quadro regional para se defender estas ligações, onde só seria necessário realizar um investimento muito mais baixo que seria benéfico para toda a região Norte. Em vez disso, acreditou-se no sonho das 5 linhas de TGV.

    - Estando o Marco, hoje muito mais "próximo" do Porto não se negociou uma melhoria da oferta da CP para a possibilidade de incrementar o trâfego entre o Marco e o Porto;

    - Nunca se facilitou o transporte público entre o centro da cidade do Marco, e a Estação. Nunca se facilitou também a possibilidade de utilizar a deslocação em transportes privados. Recordo que recentemente Artur Melo realizou propostas neste sentido que foram riddicularizadas pela maioria do executivo camarário;

    - Nunca se trabalhou com outros concelhos para promover o mesmo tipo de inciativas, pois os erros até são comuns tanto no Marco, como noutras localidades servidas pela linha do Douro;

    - E podia continuar a dar exemplos semelhantes, que tem sempre o mesmo factor presente - os nossos executivos camarários não tem tido competencia, visão e capacidade negocial para liderar uma câmara.

    A linha do Douro precisa de uma solução regional, mas o Marco não pode estar calado quando o partido governante é da mesma cor do executivo camarário, e não pode só utilizar o problema da linha do Douro para meras manifestações quando o governo é de uma cor diferente.

    Precisamos para o executivo camarário de políticos, mas que sejam competentes e que coloquem o Marco em primeiro lugar e que se deixem de lutas partidárias.

    ResponderEliminar