segunda-feira, 23 de abril de 2012

JS também contra a supressão das ligações ferroviárias

A Juventude Socialista (JS) do Marco de Canaveses desde o princípio, antes ainda da comissão de utentes ser conhecedora, acompanhou e noticiou a possibilidade da supressão de ligações ferroviárias Marco-Caíde. E desde o primeiro momento se mostrou frontal e claramente contra essa possibilidade de decisão por parte da CP, uma decisão que, a concretizar-se, vai deixar o Marco de Canaveses preso a si mesmo, envolto nas correntes do isolamento, com a mobilidade dos marcoenses amputada de forma violenta.

As ligações ferroviárias para o Marco de Canaveses foram, desde sempre, defendidas pela JS Marco Canaveses. Já antes tínhamos estado ao lado da população, assinando a petição lançada pelo executivo municipal (uma petição plena de intenções contra o governo de Portugal e pouco esclarecedora quanto ao apoio aos marcoenses, uma mera jogada política diga-se) e encetado esforços dentro dos órgãos distritais e nacionais da JS no sentido de fazer da eletrificação da linha ferroviária uma prioridade nacional. É fulcral, todavia, relevar que, nesse momento, nunca esteve em causa a supressão das ligações ferroviárias, nunca colocando o Partido Socialista em cima da mesa a possibilidade de isolar o Marco de Canaveses. O atual governo, e mais concretamente o secretário de estado dos transportes, Sérgio Monteiro, estão, pois, a fazer uma lamentável e despudorada ofensiva à população, exigindo uma cabal resposta do povo marcoense.

Por tudo isto, fomos muito além da posição formal e pública: a JS Marco Canaveses arregaçou mangas, juntou recursos e uniu-se à comissão de utentes e a toda a população marcoense num árduo e intenso trabalho de divulgação e mobilização através de todos os meios possíveis. Mobilizámos toda a estrutura distrital da JS e o maior número possível de recursos para um momento decisivo da nossa história, o resultado foi claro: a JS Marco Canaveses ESTÁ JUNTO DOS MARCOENSES. Com efeito, através de redes sociais, meios audiovisuais, contactos telefónicos e mesmo na rua, a JS Marco Canaveses colocou-se junto dos marcoenses para fazer desta manifestação um momento de união e demonstração de força do povo marcoense. No dia 22 de Abril, o Marco de Canaveses foi um, a uma só voz, com um só propósito: a manutenção das ligações ferroviárias Marco-Caíde. Aguardamos agora resposta da CP relativamente às propostas apresentadas pela comissão de utentes, certos de que, se for necessário, se repetirá a mobilização e, mais certos ainda, de que esta será ainda maior.

A possibilidade da redução da mobilidade dos marcoenses deve ser combatida por toda a população. Este é um serviço indispensável a um concelho que já se debate com dificuldades avassaladoras, pelo que a nossa posição será sempre, invariavelmente, a defesa dos interesses dos nossos conterrâneos.

6 comentários:

  1. De facto a JS esteve desde o 1º momento empenhada na divulgaçao e mobilização para esta manifestação. Um bem haja aos jovens socialistas do Marco de Canaveses.
    E nunca é demais relembrar o que foi feitro no geoverno do PS, (sim, porque pela electrificação não me recordo de alguém antes da secretária de estado dos transportes do PS, ter feito alguma coisa. Também é verdade que foi ela que SUSPENDEU a dita obra, por motivos de força maior, diria..
    ..mas e em 2012? Com que podemos contar do PSD..?

    ResponderEliminar
  2. Enquanto uns se manifestavam por uma em prol do nosso concelho, O Sr. Presidente da Câmara aproveitava a ocasião para fazer um comício de campanha eleitoral. Uma vergonha, hoje ouvi comparar o presidente da câmara à comunidade chinesa em Portugal, um Chinês se vir um buraco livro, aproveita logo para abrir uma loja ou um restaurante, o Presidente da câmara se vir um aglomerado de pessoas aproveita para fazer campanha eleitoral. Uma vergonha.

    Quanto à JS e à esquerda em geral de Marco de Canaveses, força, continuem.

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo

    Este presidente tem um estilo muito próprio: fala muito e faz pouco

    ResponderEliminar
  4. Marcoense (sem partido)24 de abril de 2012 às 15:16

    TENHAM TODOS VERGONHA!!!
    Isto não é nenhum comício. Nem para o PSD, nem para o PS, nem para PCP, nem para jotinhas (nem outros tachistas que tais). A população está em luta junto com a comissão de utentes (os únicos que lutam sozinhos há vários anos). Já tiveram o Vosso tempo e demasiadas oportunidades (todas desbaratadas e perdidas)... Dispam as camisolas e juntem-se à população sem procurarem tirar dividendos políticos (se meterem política nisto, vai dar porcaria outra vez).
    Ou estão todos unidos com o POVO ou arrumem-se para o lado e não nos tentem dividir!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Marcoense (sem partido)

      Pode até ter muita razão quando diz que isto não é nenhum comício, mas devia ter dito para o PSD. Tem toda a razão que a população está em luta junto com a comissão de utentes, mas não se pode esquecer que estes jovens da JS também pertencem a essa população e tem dado muito apoio a este luta sem esperar nada em troca.

      Está totalmente errado ao pensar que tudo isto não é política, diria mais é ignorância sua não perceber que tudo isto é política. Durante anos a política foi não investir na ferrovia e encerrar linhas. Isso é era uma posição política. A decisão do governo PS em projectar a electrificação da linha, foi política. A decisão do PSD em obrigar a que o orçamento de 2010 e o PEC III fossem restritivos foi política. A decisão de Merkel e Sarkozi de não emprestar directamente o dinheiro aos Estados a 1 por cento, e obrigar estes a financiarem-se a 6% ou mais é política. É por isso que a CP gasta 160 milhões de euros por anos (dois alargamentos e electrificação da linha). Esta é uma decisão política.

      A população quando se manifesta ou ocupa a linha está a tomar uma decisão política.

      Depois devia saber que em Portugal as decisões políticas são tomadas a partir da escolha entre as diversas opções políticas, que são representadas por partidos. A sua decisão de não ter partido, que é aliás é uma decisão política, entrega aos outros a total capacidade da escolha legítima, sem lhe passar cartão.

      Neste caso a sua decisão política é errada e permite que os tais “tachistas” existam em força em todos os partidos porque pessoas como o nosso caro amigo se abstém de militar em qualquer partido e defender as suas ideias. Mas não se abstém de acusar os outros por trabalharem na defesa das populações.

      Assim devia compreender que estes JOTINHAS são pessoas que civicamente se ocupam da causa política e em vez de demagogicamente acusarem os partidos de desbaratarem e perderem oportunidades dão o seu tempo para lutarem pelas suas ideias num dos lugares próprios que são as juventudes dos partidos políticos.

      Mas acredite que estes JOTINHAS, em particular, trabalham ou estudam, e preocupam-se com a população. Não são daqueles jotas que se formam aos trinta e tal anos, que nunca trabalharam e que são eleitos porque marcoenses sem partido, como o caro amigo, ou não votam ou por ignorância acabam por votar neles.

      Eliminar
  5. Caro Marcoense(sem partido)

    Permito-me colocar em dúvida a sua afirmação,que se trata dum marcoense sem partido,por duas ordens de razões.
    Primeiro,porque a luta justíssima da comissão de utentes,dificilmente teria pernas para andar sem o apoio de TODOS os partidos,pois mesmo tratando-se duma causa aparentemente apartidária,essa acção tem sempre a sua conotação política com um,com dois,com três partidos?Isso pouco conta,a realidade é que tudo é política,no caso discute-se a POLÌTICA da REFER e da CP.
    Segundo,porque não acredito em cidadãos sem partido,melhor dizendo,sem simpatia por esta ou aquela filosofia partidária.Uma coisa é ser-se filiado,militante dum qualquer partido,outra coisa é não saber o que se quer para a sua vida e para os seus próximos.
    Só numa coisa estou de acordo com o meu amigo.A causa é comum a todas as cores partidárias,a todos os marcoenses,seja qual for a sua filosofia de vida,mas não me fale em comício,pois recordo logo Manuel Moreira aproveitando-se duma manifestação de carácter popular.O Povo sozinho,se quiser não precisa daqueles que fazem colagens quando lhes dá jeito.

    ResponderEliminar