sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O marco na saúde

A notícia que uma deputada do PSD tinha realizado uma chamada falsa para o INEM e as reações que suscitou ocupou parte do noticiário de ontem e hoje. Aquando da audição do presidente do INEM na AR, a deputada Joana Barata Lopes, líder da JSD de Lisboa, 26 anos, arguiu que tinha o seu grupo parlamentar efetuado uma chamada para o 112 e que tinha demorado a atender 14 segundos.
A partir daqui instalou-se a polémica com o PS a considerar a iniciativa "irresponsável e leviana" e com o presidente da Associação Portuguesa de Medicina de Emergência a pedir consequências sobre tal ato.
O que o DN apurou foi que a ideia terá partido dos coordenadores do PSD para a saúde, Nuno Reis e Luís Vales, tendo sido um assessor, Rui Tabosa, a fazer a chamada para o 112.
A polémica continua na discussão que tal chamada pode ser considerada falsa ou não.

3 comentários:

  1. Exmos Srs:

    Dado que o meu nome foi referido neste "post", compete-me desde já referir que as afirmações que o DN proferiu são absolutamente falsas no que se refere À minha pessoa, bem como à do Dep. Nuno Reis.
    Este assunto está completamente explicada no comunicado do Grupo Parlamentar do PSD relativo a esta questão.
    Importa apenas salientar que a haver autores morais, esses não são os dois deputados referidos na noticia.

    Com os melhores cumprimentos,
    Luis Vales

    ResponderEliminar
  2. Uma das explicações dadas pelo PSD sobre este polémico telefonema para o 112 foi,que a chamada não era falsa,nem era verdadeira.Era assim a modos de virtual,tanto mais,que a ser verdadeira a Sra.Deputada teria cometido um crime punível pela Justiça e a ser falsa nunca teria existido uma razão objectiva para a sua realização,ou seja,em nenhuma circunstância a Sra.Deputada,se defrontou com uma situação concreta(por exemplo,acidente na via pública,ou em privado,doença aguda,intoxicação de qualquer natureza),que se assemelhasse a factos,que levaram à criação desses serviços de emergência médica(INEM).
    Deixemo-nos de jogar com as palavras e vamos transcrever a explicação oficial da Sra.Deputada e do PSD.
    A chamda,segundo a fonte da polémica foi para testar o tempo de resposta do INEM,já que o seu responsável máximo acabara de afirmar em sessão na A.R.,que em 62% das chamadas o tempo médio de espera era só de 5 segundos.
    Perante tal "desaforo",então a Sra. Deputada Joana Barata Lopes,entendeu confrontar aquele responsável máximo do INEM,com os seus dados,obtidos e apoiados NUMA ÚNICA CHAMADA(14 segundos),confessando então publicamente o seu "crime",a tal chamada,que existiu,mas afinal não existiu e,vamos de agora em diante passar a designar por virtual.
    Para esclarecimento duns tantos,saibam,que as chamadas para o 112,são primeiro recepcionadas pela PSP,só depois de feita a sua triagem são direccionadas para o INEM.
    Ora a Sra.Deputada,não nos esclareceu(apesar de tal lhe ter sido pedido),se os 14 segundos se referem a todo este trajecto(Deputada-PSP-INEM) e acabou por ser o grupo do PSD,que veio dar a cara para explicar a natureza virtual do telefonema.
    Lá voltei a brincar com a situação,já chegam as explicações do PSD para brincar com os Portugueses.
    Afinal a culpa foi do telefonista da PSP,que perante a natureza virtual daquela polémica chamada,hesitou um pouco mais em passá-la ao INEM.E está tudo explicado.
    Culpados não existem,como de costume a culpa morre solteira e os Portugueses só têm os deputados,que merecem,pois foram eles,que os elegeram.

    Miguel Fontes

    Obs: ouso sugerir à Sra.Deputada Joana Barata Lopes,um método de avaliação da rapidez de resposta,e não só,eficiência técnica,competência,prontidão dos serviços do INEM,com um simples questionário aos utentes, executado pela própria e pelos deputados coordenadores para a Saúde,aqui citados,Nuno Reis e Luís Vales,à porta dos hospitais civis de Lisboa,durante meia dúzia de dias,tantas serão as oportunidades de testarem o vosso resultado dos 14 segundos.
    Estou certo,que com tal,prestariam um serviço bem mais valioso aos Portugueses.

    ResponderEliminar
  3. Só faço um comentário.

    Tristeza deste PSD que prometia mundos e fundos, e agora é só disto.

    ResponderEliminar