Os problemas da Irlanda são, muito mais profundos do que a necessidade de uma simples austeridade fiscal. O crescimento impressionante do tigre celta nas décadas passadas estava em parte baseado nas tentativas de ajudar as grandes corporações dos Estados Unidos a reduzir as suas facturas fiscais. O imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas do governo irlandês era apenas de 12,5 por cento dos lucros, assim atraia todo os tipos de empresas - desde os serviços informáticos tais como Google e Yahoo, às empresas farmacêuticas - que lavavam os seus lucros através de Irlanda para mantê-los fora da receita fiscal.
O sucesso notável desta taxa de imposto significa que aproximadamente 20 por cento do produto interno bruto irlandês (PIB) são “transferências de lucro" que pouco aumentou o imposto recebido pela Irlanda.
Uma comparação mais correcta entre países seria examinar a condição financeira de Irlanda ignorando estas transferências. Isto é fácil de fazer: o produto nacional bruto de uma nação exclui os lucros de residentes estrangeiros. Para a maioria de nações, os produtos nacionais brutos e PIB são praticamente idênticos, mas na Irlanda não são.
Quando nós ajustamos números da Irlanda em conformidade, o défice do orçamento era aproximadamente 17,9 por cento do PIB em 2009, e baseado nas projecções da Comissão Europeia que será aproximadamente 14,6 por cento em 2010 e 15,1 por cento em 2011, quando a relação com o PNB no fim deste ano será de 97 por cento, e 109 por cento no fim de 2011. Estes números fazem Irlanda parecer estar numa situação semelhante à da Grécia, com um défice de orçamento muito mais elevado mas com níveis inferiores da dívida pública.
Este meu post é baseado neste artigo, a responsabilidade de qualquer erro de interpretação na tradução será obviamente minha.
Definições:
PIB (GDP) é o valor total de bens e serviços produzidos na economia de um país independentemente de serem realizado por empresas nacionais ou estrangeiras.
PNB (GNP) é a quantidade de bens e serviços produzidos pelos residentes do país em causa.
Sem comentários:
Enviar um comentário