quinta-feira, 20 de maio de 2010

Transparência na atribuição de subsídios

Para quem esteja atento às intervenções dos eleitos socialistas aos vários órgãos autárquicos nos últimos meses, a notícia que pode ser lida aqui não será uma surpresa. Estes eleitos têm lutado para que estes subsídios não sejam utilizados para beneficiar uns ou outros, mais pelos interesses de momento do que por critérios minimamente claros.
 
Nas reuniões da Assembleia Municipal em que foram debatidos o Orçamento de 2010 e as Contas de 2009 o assunto foi diversas vezes fruto das mais diversas intervenções. Desde da oportunidade de muitos dos subsídios que foram "dados" pouco antes das eleições, até à forma nada criteriosa como estes estão a ser atribuídos. O vereador socialista Artur Melo em pelo uma reunião do executivo levantou estas mesmas questões.
 
Agora o que se passa na realidade é que os medias e os blogs marcoenses em particular pouco importância tem dado a estes assuntos centralizando o debate nas lutas eleitorais mais recentes. Agora e talvez porque os Portugueses e os Marcoenses estejam a acordar para uma realidade económica e financeira muito complicada começam a dar importância a estas questões que o PS tem tentado trazer ao dia a dia do debate político na nossa terra. A realidade é que quando o dinheiro começa a escassear é que alguns "políticos" acordam para as questões de bem gerir o dinheiro público, e estranhamente se esquecem daqueles que tem lutado por essa causa.

Recordo ainda que não está só em causa esta luta, mas outras como: A transparência nas contratações de fornecedores de bens e serviços, a clareza como são distribuídos pelas 31 freguesias do concelho os apoios financeiros as diversas iniciativas que estas realizam, a apresentação dos mapas de execução orçamental mês a mês aos representantes eleitos dos Marcoenses e sobretudo, na minha opinião, o rigor como deveria estar a ser controlada a gestão da autarquia e a apresentação das respectivas contas.

Sem comentários:

Enviar um comentário