segunda-feira, 5 de março de 2012

Adeptos

O futebol desperta paixões e estas são, por natureza, incontroláveis e irracionais. Por um lado, deseja-se sempre o clube do coração ganhe, por outro em caso de dúvida o erro é invariavelmente a favor do adversário. Não partilho esta forma de ver e analisar o futebol. Se uma equipa perde é porque, sopesados os factores imponderáveis associados a qualquer actividade, o adversário marcou mais golos e, logo, mereceu ganhar. Imponderáveis são factores como o erro de análise do arbitro e respectivos auxiliares. Outros erros são aqueles que derivam das opções de cada treinador, presidente ou jogador, mas esses para os adeptos não existem.

Vem isto a propósito do ultimo jogo entre SLB e FCP, que para mal do meu clube este perdeu. Hoje à noite em diversos programas desportivos vão tecer-se as maiores discussões sobre os penaltis não assinalados e o erro do arbitro assistente que não viu o fora de jogo que deu origem ao golo da vitoria. Com sempre, não perderei tempo a ouvir esses analistas que num programa radiofónico se chamam de grandes adeptos.

Na verdade, todos eles se vão esquecer das vezes em foram beneficiados, das fracas opções dos treinadores e da qualidade duvidosa de alguns jogadores. Para um adepto o seu clube tem sempre, mas sempre, razão.

Para mim, o meu clube perdeu porque o treinador errou, há um jogador, pelo menos, que não tem categoria para ali jogar, há um presidente que devia estar calado, mas também porque o adversário foi mais feliz, teve a sorte de ver um golo ilegal validado e porque, acima de tudo, tem gente que percebe mais da poda que outros.

É duro, mas é a realidade. Não basta a consolação de ter perdido para o pior FCP dos últimos anos. Agora é aguardar pelo erro do adversário e não depender somente de nós próprios.

Um adepto acredita até ao fim, mesmo quando em 4 jogos se perdem 3 e empata 1. Amanhã veremos.

2 comentários:

  1. Como me satisfaz a sua tristeza.

    Januário de Zorra

    ResponderEliminar
  2. O mal dos outros acaba por ser o meu bem (Porra,2012 da era cristã)

    ResponderEliminar