quarta-feira, 28 de março de 2012

Deixem os árbitros falar

Ser árbitro de futebol é, hoje em dia, uma profissão de risco. Não basta terem milhares de pessoas a invetivar constantemente com chorilhos de palavrões ao redor das quatro linhas, como a ouvirem os treinadores, jogadores e dirigentes a por em causa o seu bom nome sempre que uma decisão não lhes agrada, como agora viram a sua vida particular devassada pela exposição pública dos seus telefones, moradas, filiação, entre outras. Foi mau demais para ser verdade.
Portugal ficou assim ao nível do Quarto Mundo aquele em que tudo vale, mesmo arrancar olhos.
Foram os casos como o da Calabote e mais recentemente do Calheiros, agência Cosmos e da fruta que marcaram a honorabilidade de toda uma classe. Sábios manobradores de mentes menos esclarecidas, os dirigentes dos clubes, aproveitam-se das circunstâncias para pressionar as massas associativas, sempre via uma imprensa ávida de questiúnculas, para daí retirarem os respetivos dividendos para os seus clubes atirando suspeições para todos os lados. Consequências? Violência gera violência e assistimos a casos inexplicáveis do domínio da justiça desportiva que envergonham o país.

Vendo a realidade do futebol de hoje em dia, em que todos falam, antes e depois dos jogos, advogo que aos árbitros devia ser permitido falarem também, comentarem as suas decisões, serem parte interessada do jogo; seria um passo importante para que os outros intervenientes passassem a ter respeito por eles.

Os árbitros são pessoas e como tal têm as mesmas virtudes e defeitos de todas as pessoas. Quanto mais se expuserem, melhor, pois melhor os conheceremos e mais condições teremos para os avaliarmos.




1 comentário:

  1. Aquilo que mais aprecio nos senhores juízes árbitros é serem possuidores do dom da infabilidade,dum carácter impoluto,da inevitabilidade da aplicação estrita das leis da arbitragem,independentemente das cores das camisolas.
    Calabotes,Calheiros,Franciscos Silvas e outros são o protótipo do árbitro exemplar,do modelo a imitar.Se assim não fora,como explicar os apitos das mais variadas cores?
    Os "Cosmos",os "Sapos" e outros,fazem felizes essas gentes,cuja honorabilidade não merece a mais pequena beliscadela,o mínimo reparo,a não ser que se trate duma "unhada" do Rei Leão.
    Então,profundamente indignados,reagem com a imparcialidade e a isenção de juízes em causa própria.
    Como os lamento,terem que ouvir os Jesus,os Vieiras e os Pc´s desta terra e não poderem indignar-se.
    Se ao menos fossem simples leões ainda vá que não vá.Era mais tiro,menos tiro para os abater,que ninguém se queixaria à Sociedade Protectora dos Animais.

    ResponderEliminar