sexta-feira, 23 de março de 2012

Mais uma reunião de Câmara acesa

"Contraditório viril", adjectivou Manuel Moreira sobre a declaração de José Mota na qual este chamou mentiroso e vil ao vereador do PS. Quer dizer que Mota foi másculo, característica que os marcoenses desconheciam deste autarca. À violência das palavras proferidas respondeu Artur Melo, que fez uma declaração para a ata, lamentando este ataque pessoal na forma e no conteúdo. Tal questão remonta à reunião pública de Janeiro onde ambos argumentaram sobre o tarifário da água e saneamento.
Outro ponto alto da reunião foi o período da intervenção do público em que o líder da JSD colocou 3 questões ao vereador do PS sobre o IC35 e a Reforma Administrativa.
Tais questões estão totalmente fora do âmbito deste período e Artur Melo não respondeu, mostrando disponibilidade para discutir essas questões no âmbito de um debate político e não em reunião de câmara.
Uma dúvida pode surgir: o líder da JSD foi a primeira vez que apareceu nestas reuniões, José Mota passou os limites do debate político, poderão estes dois factos estarem ligados?
Como sempre, estas reuniões valem pelo período de antes da ordem do dia, espaço de troca de bola entre o PSD e PS, com a posse da mesma a estar muito mais tempo nos pés, ou melhor na boca de Manuel Moreira. Assuntos tratados: frequência dos comboios entre Caíde e Marco que pode diminuir, vai haver uma reunião com a CP e Comissão de Utentes com a presença da Câmara. Desde Fevereiro que o executivo sabia desta possibilidade, porquê só agora informou a vereação? Porque o tema veio a publico e não havia outra forma de o manter escondido, segundo Artur Melo. Estavam abertas as hostilidades verbais,
com jogadas de parada e resposta, com a suspensão do PDM e tratamento diferenciado de munícipes, passando por outros já conhecidos de todos, até que após as sucessivas referências do costume ao passado, Sócrates, Torres, PS 2005, Água, Melo adjectiva Moreira de político "gillette", ao que o edil responde que tal epíteto não lhe cabe pois somente faz a barba num sentido. Lindo...
Da ordem de trabalhos todos os pontos foram aprovados por unanimidade com excepção da aprovação do relatório final do concurso para a primeira fase da regeneração da zona urbana, com o voto contra de Bruno Magalhães do MCFT, e do pagamento da quota para a Associação dos Municípios Ribeirinhos dos Douro, 5.000€, com a abstenção do PS.
Do público veio o Grupo Desportivo de Tabuado que pretende ser subsidiado e a Câmara não se decide, ou melhor, faz depender essa ajuda de uma questão do passado e que os atuais dirigentes nada tem a ver.
Foi uma reunião calma que durou cerca de 3 horas. Haja paz...

1 comentário:

  1. Já aqui há tempos numa outra sessão do "circo" em que se transformaram as reuniões do executivo,o valente e corajoso "Astérix marcuense",mesmo sem ter tomado a poção mágica (ou teria tomado?),arreganhou dentes e garras para o "consul" AFT e vá de o desafiar em campo aberto,não fosse a mágica da poção falhar em momento tão crítico e não lhe sobrar terreno para galgar a toda a brida.

    Qualquer semelhança com a realidade marcuense é mera coincidência e os personagens são virtuais.

    Terei apenas que me penitenciar perante o autor da banda desenhada,pelo mau uso dos nomes dos personagens.

    ResponderEliminar