terça-feira, 18 de maio de 2010

Contaram-me e eu não acreditei

Mesmo depois de ter lido continuo a não acreditar.

No passado sábado existiu um pequeno incidente na tomada de posse da CPC do PS/Marco que teria ficado pelo sorrisos da maioria dos socialistas presentes e que não mereceria da minha parte nenhum destaque fora daquela sede se não tivesse aparecido na blogsfera algumas observações menos correctas ao sucedido.

Estava-se a iniciar já a tomada de posse dos elementos eleitos e na presença dos convidados da federação e do PS nacional quando esta foi interrompida com um "pedido" que a mesma fosse realizada pela ordem dada pela aplicação do método de Hondt. Os presentes não deixaram de ficar surpreendidos porque para o caso qualquer que fosse a ordem, a pretendida, os elementos da JS seguidos dos várias elementos de cada lista, por ordem alfabética, ou simplesmente de uma forma aleatória o que estava em causa era a tomada de posse de "iguais" num órgão que se pretende representar todos os militantes socialistas de Marco de Canaveses.

Chamo atenção que um dos eleitos, Artur Melo, por ser o primeiro da lista mais votada é o Presidente desse órgão. E de todos os outros se existe alguma distinção é que todos os seguintes eleitos da lista mais votada poderão, na falta deste, ter que assumir essa posição, tal como está definido no Artigo 40 dos Estatutos do PS.

Por exemplo, no caso da eleição da Presidente da Autarquia a situação é exactamente igual e a tomada de posse é realizada tal como estava a ser iniciada.

Apesar de tudo isso e demonstrando toda a boa vontade e assumindo a responsabilidade da posição Artur Melo aceitou a sugestão e pediu que se realizasse a chamada dos eleitos pela ordem "pedida".

Na sequência da chamada de cada um dos eleitos quase todos os presentes em bloco aplaudiram um a um todos os eleitos, mesmo os que por motivos pessoais não estavam presentes. Digo quase todos, porque um grupo minoritário não aplaudiu nem os elementos da lista A, nem o próprio Artur Melo.

A tudo assistiram os presentes dos quais se destacam os oradores convidados e os Presidentes das Câmaras de Amarante e Baião. Os primeiros de uma forma muita dura demonstraram logo que tais divisões não seriam apreciadas.

Claro que é interessante que quem não tenha estado presente já tenha tomado uma posição, para variar contra os mesmos de sempre. Imagine-se que o facto de nessa sessão estar um grande número de militantes socialistas é visto negativamente. Pelo certo serão aqueles que tendo apresentado uma militância nas últimas eleições autárquicas, que tenham votado no PS em todos os órgãos autárquicos e que apesar de não terem os meses necessários de militância "oficial" para votar nas últimas eleições internas quiseram dizer presente e que estão disponíveis, não para combater outros socialistas, mas aqueles que defendem ideias contrárias às suas fora do partido.

O Artigo 40 também diz que "A CPC elege, de entre os seus membros, o Secretariado da Concelhia, sob proposta do respectivo Presidente, que o coordena.", assim cabe a Artur Melo a realização de uma proposta que sirva para realizar o combate político fora do partido, tal como os oradores presentes nessa tomada de posse referiram, pelo que na minha opinião será importante que esse Secretariado esteja disponível para esse combate e não para servir os nossos adversários políticos dentro do partido.

Quero também deixar bem claro que estas críticas não são para os elementos da lista derrotada, mas só para aqueles, dessa lista ou não, que continuam a insistir com este tipo de ataques.   

3 comentários:

  1. A verdade dos factos:

    1) Não é verdade que o grupo minoritário não tenha aplaudido os elementos da Lista A e Artur Melo, pois eu aplaudi bem como os restantes membros da lista B;

    2) Quanto ao grupo minoritário que refere, lamento profundamente. Só foram convidados para assistir à tomada de posse os elementos e apoiantes da lista A. NÃO FORAM CONVIDADOS OS MILITANTES DO PSMARCO;

    3) Relativamente ao método D'Hont o n.º 2 da Comissão Política Concelhia, isto é, o Vice-Presidente da CPC, é, quer queiram quer não, o Camarada Rolando Pimenta (ponto final);

    4) Por mera hipótese académica: se o actual Presidente da CPC for "expulso" do PS, este orgão será obviamente preenchido pelo elemento n.º 2 (ponto final);

    5) Quanto ao poder decisório, este pertence à CPC (ponto final);


    Cumprimentos e sempre ao dispor para repor a verdade.


    "Leonardo"

    ResponderEliminar
  2. Caro heterónimo Leonardo,se me permite gostaria de esclarecer que o Artigo 40º dos Estatutos do P.S., no seu ponto 3,diz,sic:
    "O Presidente da CPC é o primeiro candidato da LISTA MAIS VOTADA,sendo substituido,no caso de vacatura ou impedimento,PELO CANDIDATO IMEDIATAMENTE A SEGUIR NA ORDEM DA LISTA".
    Ora para quem não sofra dum mal terrível,que afecta milhares e milhares de portugueses e que é a ILITERACIA,a única interpretação possível é a de que o seu "vice-presidente" será sempre o 12º candidato a Presidente da CPC ou seja o 1º da lista B.
    Não será muito difícil interpretar que a lista aqui referida,só pode ser A MAIS VOTADA.
    Claro que para essa correcta interpretação teremos que não sofrer daquela malfadada iliteracia.
    Para lhe facilitar também o raciocínio,questioná-lo-ei se acaso Passos Coelho,por vacatura ou outro tipo de impedimento,deixasse de ser o actual líder do P.S.D.,teriamos Paulo Rangel,o segundo candidato mais votado a ocupar o cargo?
    Esfrie a cabeça e aceite democraticamente a derrota.
    Permito-me também dizer-lhe que pude constatar que muitos dos elementos da lista B, NÃO APLAUDIRAM Artur Melo e outros eleitos da lista A.
    Como usa dizer o Povo,aquilo que os meus olhos viram ninguém terá a desfaçatez de me desmentir e acredite que até estive muito atento.
    E esteja tranquilo,que Artur Melo,NUNCA será expulso do cargo de Presidente da CPC, enquanto tiver o apoio da larga maioria dos filiados.
    Cuide-se o meu amigo Leonardo,não vá acontecer-lhe algo daquilo que tanto deseja a Artur Melo,a expulsão.
    Quanto ao não ou sim,convite aos elementos da lista B,respondo-lhe com uma pequena ironia.
    Então a vossa capacidade de militância já se esgotou,com a derrota nas urnas?
    Eu estive presente e não recebi qualquer convite formal.
    Limitei-me a manter-me interessado pela vida do partido.
    Pude ver o anúncio da tomada de posse em TODOS os blogues marcuenses,por exemplo,até no seu amado Marco2009.
    Não me considerei desprezado ou amesquinhado, por não ter tido um convite formal,mas eu sou apenas um simples filiado e o meu amigo Leonardo deve ser gente grande dentro do P.S..
    E como o outro já dizia,"gente grande é outra coisa".
    Esta é apenas a minha verdade,passe bem.
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  3. Caro "Leonardo"

    A verdade tem muitas caras, mas quando não se sabe ao certo qual das caras que ela apresenta é melhor sermos objectivos.

    1) Eu não me recordo de nenhum Leonardo pertencente à lista B, mas pode ser a minha memória, agora o que eu disse foi: "um grupo minoritário não aplaudiu nem os elementos da lista A, nem o próprio Artur Melo".
    E imagine-se lá que nem disse que eram elementos da lista B, pois poderia estar distraido e um ou outro dessa lista ter aplaudido. Mas pelo que eu percebi o "Leonardo" também se deve ter apercebido que afinal de um modo geral esses elementos não aplaudiram. Não foi? Não estou a falar de si caro "Leonardo", porque já disse que aplaudiu.

    2)Não percebo a questão do convite, pois por exemplo eu não fui "expressamente" convidado, tive foi conhecimento via os media, nomeadamente este blog, que a tomada de posse ia ser realizada e por isso tive o interesse em estar lá presente. Visto de fora, é estranho que apesar de alguns dos eleitos da lista B estarem presentes, e por isso pelo menos terem conhecimento da tomada de posse, não tenham tido o cuidado de avisar os restantes elementos que ia ser realizada a tomada de posse. Acho que se trata de uma desculpa de mau pagador.

    3)Este ponto faz-me no mínnimo sorrir. Devo compreender que o Leonardo sendo elemento da lista B deve ser militante socialista, mas de certeza que não leu os Estatutos do partido onde milita. Não existe nenhum cargo de Vice-Presidente da CPC. Existe Presidente e Secretariado este último órgão é eleito tal como eu disse. Para não ter que ler todos os estatutos basta-lhe ler o Artigo 40. Tudo o resto é TRETA.

    4) Por qualquer razão o Presidente eleito tiver que ser substituido aplica-se o Artigo 40 ponto 3 que diz: "O Presidente da CPC é o primeiro candidato da lista mais votada, sendo substituído, no caso de vacatura ou impedimento, pelo candidato imediatamente a seguir na ordem da lista. Dito isto penso que tudo o resto é TRETA, pois se não fosse estava preocupado pois na mera hipótese de acontecer alguma coisa a Manuel Moreira por esta lógica da batata quem o substituia era o Avelino Ferreira Torres.
    Sobre a expulsão também não deve ter lido o artigo 94 quando refere que "a pena de expulsão só pode ser aplicada por falta grave" e ainda quando diz que "Considera-se igualmente falta grave a que consiste em integrar ou apoiar expressamente listas contrárias à orientação definida pelos órgãos competentes do Partido".
    Dito isto, e vindo donde vem, parece-me caricato a "ameaça", e o nosso amigo Leonardo não deve ter estado atento às palavras do primeiro orador.

    5)Quanto ao poder decisório pertencer à CPC, menos nos casos previstos no Estatutos, concordo. Não percebo é como considera então que poderia se impor a uma maioria existente de facto na CPC um presidente por método de hondt, regras não previstas nos estatutos a serem impostas por uma minoria e outras heterodoxias que não são admissíveis em Democracia.

    Agora pelo que se vê uma grande maioria dos militantes socialistas quer um partido unido e coeso, e a sua preocupação está no combate político com os nossos adversários de outros partidos. Alguns só se preocupam em "ajustar contas" e lutar por lugares que já perderam em eleições livres e democráticas.

    Cumprimentos também e volto a afirmar que a verdade tem muitas caras, mas factos são factos e o resto é TRETA.

    ResponderEliminar