domingo, 2 de maio de 2010

Dia da Mãe

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Contudo a mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. O registo seguinte aparece no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.

Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio.

Mais importante é hoje recordarmos o amor da nossa Mãe e desejarmos a todas as Mães um feliz dia.

1 comentário:

  1. No dia em que muitos de nós ainda podem festejar o Dia da Mãe,para muitos outros só resta a memória daquela,que nos embalou nos seus braços,nos alimentou com o seu seio,nos acalmou os nossos receios,nos protegeu dos perigos,nos preparou para a vida e nos ajudou a sermos Homens e Mulheres,dispostos a ajudar os mais fracos,os oprimidos,os doentes,os marginalizados pela sociedade.
    Que Deus te tenha no seu regaço, como tantas vezes me tiveste no teu Mãe.

    ResponderEliminar