domingo, 2 de maio de 2010

Grécia, UE e FMI chegam a acordo

Pode ler aqui que o acordo "prevê grandes sacrifícios para os gregos, mas que são necessários para evitar a falência do país".  As medidas de austeridade vão afectar as pensões e os salários da função pública.

Os Portugueses em geral e os Marcoenses como Nós tem de aprender duas lições com estes acontecimentos à volta da crise grega.

A primeira lição é que os estados e por maioria de razão os órgãos do estado, nomeadamente as autarquias, podem entrar em situações de falência e bancarrota. A segunda lição é que os que poderão nessas situações dar uma ajuda impõe condições e nessa altura tudo é possível. Não me espanta que as medidas de austeridade acabem por afectar pensões e salários que normalmente são considerado direitos adquiridos. Devemos reflectir nisto para que amanhã não sejamos apanhados totalmente de surpresa.

Mais notícias sobre a crise grega podem se lidas aqui, aqui e aqui.


1 comentário:

  1. Embora sejam extremamente dolorosas para a população em geral,as medidas preconizadas pelo FMI para o caso da Grécia, a verdade é que são a consequência da total incapacidade manifestada pelos governantes gregos,em gerir os problemas económico-financeiros surgidos nos últimos anos,quer em consequência da chamada crise internacional,quer em consequência de os gregos terem adoptado um estilo de vida dum nível demasiadamente elevado para as suas reais possibilidades.Ou seja,precisamente os mesmos êrros que nós Portugueses cometemos, principalmente após a adesão à moeda única,o Euro.
    Os Portugueses são os cidadãos europeus com maior número de telemóveis per capita.
    Salvo êrro,1 em cada 3 portugueses,tem casa própria.
    Creio que somos os 3º ou 4º na Europa,no número de automóveis per capita.
    Os restaurantes e esplanadas estão sempre cheios.
    As agências de viagens esgotam os destinos para férias, mesmo para o estrangeiro.
    São aos milhares as famílias que se encontram fortemente endividadas,com créditos e mais créditos.
    E não me venham com a teoria do desemprego,etc.,etc,.Resultou isso sim,duma política de novo-riquismo,dum facilitismo na aquisição de créditos e mais créditos.
    A sábia política dos nossos Avós, em garantir um pé de meia,para as crises da vida,há muito tempo que foi chão que deu uvas.
    Os êrros pagam-se caro e lamento apenas que aqueles que nunca perderam o bom senso tenham que contribuir para pagar os desmandos da maioria.

    ResponderEliminar