sábado, 22 de maio de 2010

Polémica com as facturas da recolha do lixo

Um pouco por todos os blogs Marcoenses começou-se a falar do assunto das facturas da recolha do lixo.

No insuspeito Marco 2009, Virgílio Costa interpela a autarquia, ao dizer que "A Câmara Municipal do Marco de Canaveses está a mandar aos seus munícipes contas da taxa de recolha de resíduos sólidos de 2009 e outros anos atrasados" mas que "que aparecem contas de anos anteriores que os utentes dizem terem pago nas juntas de freguesia". Poderia é ter esclarecido quais as juntas de freguesia em causa.


Na Janela Marcoense refere-se que é Realmente Escandaloso, onde é dito que os Marcoenses "têm recebido contas da CAMARA MUNICIPAl, relativas ao pagamento da recolha de lixos, referentes aos anos de 2004 a 2009", e "essas facturas já foram cobradas". É também dito por Vitor Hugo Almeida que "como não encontro os recibos que comprovem o pagamento, não posso comprovar que a factura tenha sido pago. daí o meu dever será pagar a mesma.".

Num dos comentários a esse post é dito que "há mais de 4 anos que não recebia a factura do lixo, e continuou assim , durante a este executivo com unico objetivo de enganarem as pessoas, para a levarem a pensar que com este executivo, não se pagava a taxa do lixo".

Fica-se na dúvida se esses Marcoenses terão recebido ou não as respectivas facturas e se as terão ou não já regularizado. Eu fico na dúvida se os Marcoenses esperarão ou não que este tipo de serviços deve ou não ser sujeito a uma taxa ou se deverão ser gratuitos, e neste caso que alguém pague estes serviços por nós. Fica-se na dúvida porque só agora se está regularizar estas situações. Fica-se na dúvida de será simplesmente uma sabotagem dos computadores ou um erro dos serviços.

Espero que os Marcoenses possam ser rapidamente esclarecidos se tudo isto é só fruto de boatos sem razão de ser ou se existe uma explicação lógica para estas "facturas".

4 comentários:

  1. Esta história do contrato da recolha dos residuos sólidos,das suas taxas,da envolvência de algumas juntas de freguesia na dita cobrança,etc.,ainda é uma história mal contada,que vai dar pano para mangas.
    Os Marcuenses têm o direito de ser correctamente esclarecidos de tudo,quanto continua obscuro,neste polémico assunto e, desde já,o Executivo Camarário deve-lhes também uma explicação,bem transparente,das razões da aparente(?)desorganização na cobrança da taxa de resíduos sólidos,relativas ao ano de 2004 e seguintes.
    Curioso e talvez não,é o facto de durante o mandato anterior de Manuel Moreira,segundo corre na blogosfera marcuense,o Executivo não ter feito a cobrança de taxas de recolha de resíduos sólidos.Vá lá saber-se porquê.
    Eu imagino, mas cada um de nós Marcuenses, saberá tirar daqui as suas ilacções.
    Limitar-me-ei a deixar aqui algumas hipóteses,como desorganização dos serviços municipais e incompetência e,ou incúria,dos responsáveis no controlo do seu funcionamento,decisão política da maioria do Executivo para preparar o terreno eleitoral (2009 foi ano de eleições) ou ainda,incompetência na gestão da autarquia,dando-se ao "luxo" de não cobrar a receita dessa taxa, receita necessária para minimizar o enorme saldo negativo permanente do actual contrato com a FOCSA.
    Ou ainda,terá sido uma jogada política,para amenizar a contestação,à decisão muito polémica da concessão à Focsa da Recolha e Tratamento dos Resíduos Sólidos e não a outras empresas que se candidataram apresentando valores mais baixos para a concessão,do que a FOCSA?
    Como é do conhecimento comum,os cidadãos portugueses,no caso os Marcuenses,via de regra reagem e protestam,só quando lhes vão ao bolso,abdicando e desinteressando-se da gestão da coisa pública.
    Deixo à consideração dos leitores,a minha opinião tão respeitável com certeza,como qualquer outra.

    ResponderEliminar
  2. Mas foi assim com pequenos aumentos na cobrança das águas que o povo Marcoense se "revoltou" contra o lugar tenente de Avelino Ferreira Torres e deste modo contribuiu para o fim do seu "reinado".

    Engraçado é que em comum existem dois contratos ruinosos para a autarquia.

    Muita "Mudança Tranquila", mas esperemos tranquilamente as explicações do executivo.

    ResponderEliminar
  3. Posso garantir que há pessoas que-felizmente-tem os recibos pagos arquivados e cujo pagamento está a ser reclamado, o que demonstra desorganização pura e simples dos serviços administrativos.

    ResponderEliminar
  4. Temos que aguardar por uma explicação que deverá esclarecer esta situação, julgo eu.

    ResponderEliminar