sábado, 29 de maio de 2010

Poluição, barragens e barcos são riscos

O JN do dia 27 de Maio apresenta um artigo que pode ser lido na íntegra aqui, onde se afirma que "No Rio Douro, a situação é muito preocupante".

As preocupações relacionam-se com a água para o consumo, as elevadas concentrações de arsénio, a poluição localizada (esgotos) e a poluição difusa (fertilizantes e pesticidas). Das massas de água em perigo destaco as albufeiras do Torrão e do Carrapatelo. Outro risco é o da navegação fluvial de recreio e turismo.

Que acções é que o executivo camarário tem previstas para minorar estes riscos?

2 comentários:

  1. Quero aqui fazer justiça ao Partido Socialista,que através da intervenção dum dos seus deputados,na Assembleia Municipal,já alertou para o estado de grave poluição da Albufeira do Torrão,situação que tudo aponta vir a ser agravada,com a construção prevista e aparentemente já autorizada,a montante desta albufeira,de barragens no Rio Tâmega.
    Creio que o Executivo foi pouco esclarecedor quando acareado com esta situação,quer no conhecimento quanto ao real estado sanitário das águas da albufeira,quer quanto às medidas e diligências,que pretenderia implementar,em defesa dos interêsses das populações do Marco de Canaveses,que são abastecidas de água desta albufeira.
    Para uns tantos,é preferível manter as populações pouco ou nada informadas,sobre um assunto de tão graves consequências para a Saúde Pública,para a manutenção da própria biodiversidade do nosso Tâmega.
    Outro tanto se poderá dizer do nosso Rio Douro.
    Vamos aguardar "tranquilamente" as medidas e diligências,que a nossa Câmara Municipal vai tomar,para combater este problema,que se poderá tornar a curto prazo,num verdadeiro flagelo para as populações servidas e utilizadoras da água da albufeira do Torrão.
    Entretanto não se ouvem, nem se leêm na imprensa local ou regional, lamentações,queixas,preocupações por parte das autarquias de freguesias ribeirinhas ao Tâmega e ao Douro,em especial,ao Tâmega.
    Curioso, não é?A quem interessa esse silêncio?
    Não é,nunca poderá ser,às populações das ditas freguesias,que deveriam ter quem defenda os seus interêsses.

    ResponderEliminar
  2. Pelo Marco realmente existe muita "tranquilidade" até parece que foram todos treinados pelo Paulo Bento.

    ResponderEliminar