sexta-feira, 14 de maio de 2010

Marco 1910

2 comentários:

  1. Aconselho todos os Marcuenses como nós, a consultarem o vasto curriculum literário da ilustre marcuense,Prof.Emília Monteiro,em especial,o dedicado à investigação histórica do seu e do nosso Marco,possibilitando a muitos de nós,adquirir um mais completo conhecimento dos tempos passados,das suas gentes e da sua cultura.
    A sua obra,intitulada "Marco de Canaveses - 150 Anos",é uma excelente monografia sobre a nossa terra.
    Esta nossa conterrânea,investigadora e jornalista,nasceu em 1934 no lugar da Lapinha, freguesia de Vila Boa do Bispo,concelho de Marco de Canaveses.

    ResponderEliminar
  2. Maravilhoso postal do Marco dos nossos avós.
    Observa-se à esquerda,o ainda existente Palácio dos Mourões,à direita o gradeamento que delimitava a praça e no centro da foto,a actual Rua Adriano José Carvalho e Melo,símbolo toponímico no Marco,em homenagem aquele Marcuense,que contribuiu decisivamente para a fundação do nosso concelho,em 31 de Março de 1852,por decreto da Rainha D.Maria II.
    Adriano José de Carvalho e Melo,foi o primeiro Administrador do nosso concelho,pertencia à Casa da Picota,de Tuías,foi igualmente Comissário da Polícia do Porto,Deputado da Nação e Governador Civil de Bragança.

    ResponderEliminar