domingo, 30 de maio de 2010

Partido Socialista apoia Manuel Alegre

José Sócrates foi o autor da proposta que a Comissão Nacional do Partido Socialista aprovou hoje a apoiar Manuel Alegre. Oficialmente os socialistas estão unidos no apoio a esta candidatura.

Recordo que as candidaturas presidenciais são de iniciativa dos próprios e os partidos normalmente acabam por sugerir uma orientação de voto aos seus militantes e simpatizantes. Mário Soares e Jorge Sampaio são os dois únicos socialistas que, após o 25 de Abril, foram Presidentes da República.

Pode ler mais aqui, aqui e aqui.

6 comentários:

  1. Pessoalmente considero uma má decisão do Partido Socialista,a declaração do apoio a Manuel Alegre,para a sua candidatura à Presidência da República.
    É óbvio que se trata duma posição meramente pessoal,baseada na análise que faço da personalidade política de Manuel Alegre,na sua leitura e interpretação do Socialismo,que entendo ser demasiadamente dogmática,para os tempos que correm.
    E cartilhas,só compreendo a de Mao Tzé Tung, dadas as circunstâncias daquela época e daquela civilização.
    No meu entender,o Socialismo não se aprende nem nos estatutos do P.S.,nem na cartilha de Manuel Alegre,antes está ou não,dentro de nós e pratica-se sem a necessidade de qualquer espécie de guias.
    A Razão que,como humanos,nos distingue dos irracionais,a apetência para o gregarismo,entre outros,são factores que nos fazem nascer já com um apurado instinto de solidariedade.
    Temos apenas que o praticar naturalmente,sem preconceitos,sem nos enfeudar ao materialismo.
    Sempre me ensinaram a dar,sem ficar à espera de receber.

    ResponderEliminar
  2. Considero que Manuel Alegre ao posicionar-se para uma nova tentativa, legitima, de concorrer ao lugar de PR deixou pouco de espaço de manobra ao Partido Socialista. Também considero que algumas vozes que se levantaram contra esta candidatura não estiveram correctas até porque não apresentaram uma alternativa credível.
    A candidatura de Fernando Nobre que terá tido o apoio de alguns soaristas demonstrou até agora que não deverá ter condições de realizar um bom resultado.
    Ficaria assim só a possibilidade de o PS não apoiar ninguém (o que seria inédito) e facilitar a eleição de Cavaco Silva. Pessoalmente qualquer candidato será sempre melhor que Cavaco Silva, assim considero que "agora" a melhor solução do PS é mesmo apoiar Manuel Alegre. O que não sei é se actual situação este apoio será favorável a este candidato.

    ResponderEliminar
  3. Caro JV.Mais um "adomercimento"do PS que muito me choca.A tempo e horas deveria ter tratado deste assunto.Ainda por cima, com aquele anúncio de que não levantará processos aos militantes que não votem M.A., é de bradar aos ceus!!! Para quê, esta atitude?

    ResponderEliminar
  4. Penso que a questão foi resolvida bem a tempo das eleições presidenciais. O próprio Presidente em exercício não se manifestou ainda sobre a sua candidatura.
    Apesar de não criticar a prematura candidatura de Manuel Alegre não concordo que o PS tivesse que alterar a sua agenda política para se centrar nas questões presidenciais.

    Eu sou daqueles que penso que existem tempos para eleições e tempos para se cumprirem mandatos, e o que mais critico é que "quase" após o desfecho de umas eleições "todos" se preocupem mais com as próximas idas às urnas do que tratar de resolver dos problemas do nosso país.

    Sobre a questão dos processos não serem levantados aos militantes que não votem, acredito que ou José Sócrates queria ser irónico ou não conhece os estatutos do partido. Pois se fosse prática do PS levantar processos em quem não segue a linha do partido nas presidenciais o primeiro a ter um processo era o próprio Manuel Alegre.

    Eu pessoalmente ao contrário de alguns militantes socialistas do Marco não considero que seja levantando processos aos seus camaradas que se resolvem os problemas políticos dentro do PS ou de qualquer outro partido.

    ResponderEliminar
  5. num mundo em evolução em cada vez mais se vêem governantes mais novos com melhores ideias e mais abertura para o futuro,nós por cá continuamos a eleger senhores na idade da reforma,não comento se eles foram bons ou maus,mas penso que já chega.devemos dar valor aos mais novos e nós felizmente têmos alguns com muito valor.porque não candidatar o josé mourinho?já deu mais do que provas em todo o mundo que é o MELHOR...

    ResponderEliminar
  6. Manuel Alegre,na minha humilde opinião,colocou a sua vaidade pessoal à frente dos interêsses do Partido Socialista.
    Ex-candidato à Presidência da República, derrotado macissamente por Cavaco Silva,tendo ainda Mário Soares,figura primeira,do P.S., como seu adversário nessa eleição,no meu entender,Manuel Alegre não pode acreditar que vai ter o voto útil de toda a Esquerda,inclusivé dos soaristas.
    É à partida,uma candidatura derrotada,lastimo é que tenha forçado Sócrates a aceitar a sua candidatura,menosprezando os prejuízos que vai trazer para o Partido que diz defender.
    Primeiro e no caso,a tentativa de concretização do seu sonho e ambição pessoal, depois,os interêsses partidários.
    Assim,Cavaco Silva poderá desde já,encomendar as faixas de "campeão".
    Quanto a Sócrates,foi traido pelo "timing" de Manuel Alegre ao anunciar prematuramente a sua candidatura,mais preocupado com ele,do que com a crise governamental que o país atravessa,criando ao Secretário-Geral do P.S. e ao Partido Socialista,um dilema de difícil solução,a escolha de outra personalidade,que aglutinasse toda a Esquerda.
    Quem estará feliz é com toda a certeza Louçã,que viu o seu apoio expresso a Manuel Alegre,ser recebido de braços abertos.Pouco faltará para Alegre ser reconhecido como um camarada do B.E..
    É nestas ocasiões e com as suas decisões,que se distinguem os grandes dos pequenos Homens.

    ResponderEliminar