quinta-feira, 24 de junho de 2010

Festas Juninas

Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de Junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada  na Idade Média como "festa de São João".

De origem europeia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã  de celebrar o solstício de verão.

Uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Baptista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

O uso de balões e fogos de artifício durante o São João, está relacionado com o tradicional uso da fogueira junina e seus efeitos visuais.

Estas festa que em Portugal no Porto e em Braga são celebradas com uma intensidade inigualável, são também celebradas um pouco por todo o Brasil com incidência no Nordeste. Mas sendo um festa de origem europeia e fazendo parte da antiga tradição pagã do solstício de verão encontram-se desde a Estónia a Portugal e da Finlândia à França. Na Suécia estas festas chamadas de Midsommarafton são a festa nacional por excelência, comemorada ainda mais que o Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário