domingo, 20 de junho de 2010

PS e PSD pela extinção de concelhos

«O presidente do PS colocou o dedo na ferida. Almeida Santos sustenta que "nos tempos actuais não se justifica a existência de 308 municípios" e propôs a sua redução, o que permitiria "uma poupança brutal que seria usada em favor dos cidadãos". O secretário-geral do PSD concordou. "A reforma administrativa do País é imperiosa", afirmou Miguel Relvas.»

Quando li este artigo do DN lembrei-me logo da polémica criada com a criação de um município em Alpendorada, lembrei-me que o Marco tem 31 freguesias e lembrei-me logo da falta de capacidade para se alavancarem grandes (ou mesmo pequenos) projectos.

Sei que estamos presos a interesses de meia dúzia de pessoas, que se consideram políticos e que acreditam que são a incarnação da vontade popular. E enquanto isto assim for, o Marco e outros concelhos idênticos vão empobrecendo. Mas os nossos «escolhidos» continuarão a fazer longos discursos, distribuindo magros subsídios e passeando nos seus carros com motorista.

2 comentários:

  1. Caro Jorge,o Ego de muitos de nós,precisa ser alimentado,de quando em vez,para que não nos sintamos como elementos de pouco,ou nenhum relevo,da sociedade civil e porque não,também da vida política.
    Afinal,Alpendurada já é Vila,tem o F.C. Alpendurada,é a freguesia que mais rende aos cofres municipais,tem mais de quatro mil eleitores(leia-se votos),tem organismos e associações várias,tem o Mosteiro de Alpendurada,o Memorial,a Escola-Museu da Pedra,usufrui da beleza do Rio Douro,tem uma gastronomia que ultrapassa em muito,o tradicional anho assado com arroz de forno, tem um Vilacetinho de cinco estalos na boca,etc..
    Ah!Perdoem-me o quase esquecimento,tem gente muito boa,amiga do seu amigo,grata e reconhecida,mas também,e infelismente para Alpendurada,tem os arranjistas,os oportunistas,os colaboracionistas.Enfim,não há famílias,que não tenham as suas ovelhas negras.
    Por tudo isto,sou dos que grito Alpendurada a cidade,Alpendurada a concelho.
    Não concorda o meu amigo Jorge,que se tal acontecesse,o desemprego caía cá no Marco?

    ResponderEliminar
  2. Alpendorada é uma terra que eu sempre admirei, por tudo isso que disse e muito mais. Mas mais importante é que é uma terra que gosto porque lá passei muitos bons momentos.

    Agora o que eu sempre defendi é que nos devemos deixar de bairrismos e para sermos alguma coisa hoje neste mundo global de biliões de pessoas temos que trabalhar em conjunto, pensar em conjunto e agirmos em conjunto.

    O concelho do Marco não é um concelho grande, nem rico, nem apresenta um grande potencial a curto prazo. Na escala nacional é quando muito um concelho médio que atravessa grandes dificuldades económicas e financeiras. E isto contando não só com a "cidade" do Marco, com a Alpendorada, mas também com todas as outras freguesias.

    Agora acreditar-se que esta ou aquela poderão isoladas serem mais capazes de enfrentar estes tempos é ignorância pura e suicídio total.

    O que eu acredito é na criação de associação de freguesias, eventualmente de algumas fusões, no incremento do associativismo intermunicipal, na realização de projectos regionais, etc.

    Ser uma cidade ou um concelho, só para se dizer que agora somos uma cidade ou um concelho é que não faz sentido nenhum.

    ResponderEliminar