segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mocidade Portuguesa outra vez?

Eu fui um dos poucos da minha geração que vestiu durante dois anos, e aos sábados de manhã, a farda da Mocidade Portuguesa. Mas fiz-lo porque fui obrigado pelo Estado Novo. Vivia em Moçambique e ao contrário de cá ainda se era obrigado a essa "actividade escolar". Estávamos no início do anos setenta e o 25 de Abril ainda não tinha chegado. Não concordando com a Mocidade Portuguesa e pouco mais podendo fazer eu e alguns dos meus colegas quando tínhamos que cantar o hino da mocidade protestávamos cantando-o com uma letra "bem especial".

O que eu não contava é que 35 anos depois do 25 de Abril iria voltar a ver crianças a vestir uma farda que deveria envergonhar qualquer pessoa que se identifique minimamente com a Democracia. Não consigo encontrar nenhuma justificação para tal acto repugnante ao não ser que por trás desta atitude esteja algum "saudosista envergonhado" dessa época que já lá vai.

Pode ler mais sobre esta triste notícia aqui, onde se diz que "Vamos proporcionar não só aos alunos como à própria cidade de Aveiro um belo momento de revisão da nossa história recente".

Actualização: Pode ler mais aqui e aqui.

4 comentários:

  1. Em 100 anos de República, optar pelo uniforme do período em que fomos uma ditadura, é no mínimo de mau gosto. Fazê-lo durante a vida de sobreviventes da ditadura, ex-presos políticos, torturados é irresponsável.

    Ditaduras sanguinárias não são celebradas, excepto por quem compactua com elas.

    É incompreensível que tal ideia tenha partido do Ministério da Educação. É INADMISSÍVEL.

    ResponderEliminar
  2. Queria dizer validado pelo Ministério da Educação e Assembleia da República.

    ResponderEliminar
  3. Eis a classe de gente a quem são confiados os nossos filhos."Um belo momento",simplesmente inacreditável.

    ResponderEliminar
  4. Belos tempos, os tempos do Portugal 100% branco

    http://www.youtube.com/watch?v=Gcl_b6-kXiA

    ResponderEliminar