domingo, 6 de junho de 2010

Porque nunca votaria em Cavaco Silva

Fiquei espantado ao ler aqui e aqui que o actual PR "apelou aos portugueses para que façam férias cá dentro".

Podemos todos pensar que a ideia pode ser boa, mas qualquer economista, social-democrata ou liberal, perceberá que este tipo de apelos é politicamente e economicamente errado. Estamos numa economia aberta, onde este tipo de proteccionismo nacionalista e populista não faz nenhum sentido. O nosso turismo precisa que ingleses, espanhóis, alemães, suecos e outros europeus venham cá passar férias, e para isso é necessário que continuemos todos a funcionar como uma economia europeia e não como uma pequena economia num canto da Europa orgulhosamente só. Aliás muitas das empresas que exploram em Portugal o turismo não são portuguesas e algumas das empresas para onde os portugueses vão lá fora gozar as suas férias são portuguesas. O que dirá a TAP e outras transportadoras áreas destas palavras. E se cada Presidente de Câmara apelasse aos seus munícipes para passarem as férias cá em casa.

Muito bem o Ministro da Economia Vieira da Silva, de Xangai, respondeu com a seguinte declaração "Eu só espero que outros chefes de Estado de outros países não façam o mesmo apelo, porque senão perdemos uma fonte importante de divisas em Portugal,", que pode ler na íntegra aqui.

As declarações de Cavaco Silva não ficariam bem a um europeísta, nem a uma qualquer social-democrata. Não ficariam bem a qualquer economista e sobretudo a nenhum Professor de Economia. Ninguém dos principais partidos democratas portugueses deverá reconhecer-se nas mesmas. Os únicos que estarão extasiados são alguns grupelhos da direita nacionalista por verem o "seu" Presidente da República a defender claramente as suas ideias. 

O que virá a seguir? 
Vamos ter um apelo para expulsar os emigrantes porque nos estão a roubar empregos, ou a mandar que as mulheres que fiquem em casa porque existem homens desempregados. 

Senhor Presidente, estamos no início da segunda década do século XXI, não estamos nos fins do século XIX.

2 comentários:

  1. Há um dito popular,que diz "Quando abres a boca,ou sai asneira ou entra mosca".Ora,como já estamos habituados,no caso,saiu asneira e da grossa.

    ResponderEliminar
  2. Um dos méritos que Cavaco Silva tinha é que não abria muitas vezes a boca, agora com a idade começou a divagar demais.

    ResponderEliminar