sábado, 26 de março de 2011

Corte na despesa vs investimento público

Paul Krugman considera ser um erro de reduzir a despesa pública quando existe um desemprego elevado. Esta afirmação foi realizada a propósito de Portugal e pode ser lida aqui.

Acrescenta que “os advogados da austeridade que prevêem que os cortes da despesa trarão dividendos rápidos na forma de uma confiança crescente e que terão pouco, se algum, efeito adverso no crescimento e no emprego".

Paul Krugman recebeu em 2008 o Prémio Nobel da Economia, tem sido um crítico da Nova Economia e é considerado um keynesiano.

São estas ideias económicas que sustentam que o corte na despesa como prioridade máxima e o corte total no investimento do Estado leva a que estas poupanças conseguidas são parcialmente anuladas com a redução das receitas, à medida que a economia diminui. Por outro lado elas defendem uma política económica do Estado intervencionista para mitigar os efeitos adversos dos ciclos económicos recessão, depressão e booms.

É certamente por estas razões que o governo terá sempre defendido a continuação das grandes obras públicas (que em grande parte seriam financiadas pela UE) que poderiam ser o empurrão à economia necessário para evitar a recessão.

Sem comentários:

Enviar um comentário