quinta-feira, 31 de março de 2011

Aumentos das rendas no Bairro dos Murteirados podem chegar aos 600%

Várias famílias que residem no Bairro Social dos Murteirados, no Marco de Canaveses, podem ter de suportar, a partir de maio, aumentos nas rendas de cerca de 600%, segundo uma proposta da câmara municipal.

Algumas rendas de agregados considerados "não carenciados", cujas actualizações de contrato já foram enviadas aos inquilinos, de valor actual não superior a 27 euros, passarão para os 156 euros a partir de maio, confirmou à Lusa a vereadora da Acção Social.

Gorete Monteiro justifica os aumentos com o facto de 49 dos 79 agregados familiares residentes no bairro apresentarem actualmente rendimentos anuais superiores a 20 mil euros" e, por isso, "não cumprirem os requisitos enquadráveis na legislação em vigor".

Segundo um levantamento realizado pela autarquia, naquele bairro social a renda mais alta atual é de 26,98 euros e a mínima de 3,99 euros, apesar de alguns agregados terem rendimentos anuais declarados superiores a 30 mil euros.

Face à situação, a edilidade determinou que, para as famílias consideradas "não carenciadas", cujos rendimentos brutos ultrapassem os 20 mil euros, a renda mínima em 2011 seja de 156 euros, devendo chegar aos 253 euros em 2016. No entanto, neste grupo de famílias, 12 poderão beneficiar de rendas inferiores a 156 euros por serem pensionistas.

O município prevê que, no caso das 30 famílias carenciadas, enquadradas no Regime de Renda Apoiada, o valor a pagar varia entre os 4,85 euros e os 156 euros, em função da tipologia de habitação e do rendimento do agregado.

Para a autarquia, estas actualizações inscrevem-se numa "questão de justiça social" e foram discutidas em reuniões com os moradores.

Gorete Monteiro, vereadora da Acção Social, disse à Lusa que os aumentos foram precedidos "de uma postura de diálogo e transparência com os moradores".

A autarca refere que na negociação, "face à preocupação da população", acordou-se que fosse retirada do contrato de arrendamento uma alínea que previa os prazos de vigência do contrato.

O município garante que o dinheiro resultante das rendas será integralmente investido em obras de reabilitação dos 79 fogos no âmbito de uma candidatura apresentada a um programa da administração central (PROHABITA).

Numa reacção à proposta da autarquia, a Comissão de Moradores assumiu, em comunicado, "estarem reunidos os elementos necessários para se encontrar o ponto de equilíbrio consensual relativamente ao montante da renda".

No documento, os moradores dizem registar "com agrado o facto de o novo contrato de arrendamento proposto "retroagir os seus efeitos à data de início de cada contrato, de 1980, sujeito naturalmente à lei de então em vigor".

"Vamos aguardar com serenidade que nos seja enviada a minuta do novo contrato de arrendamento", lê-se no comunicado, onde se destaca que uma posição final só será tomada após parecer da jurista que está acompanhar o processo.

Notícia transcrita na integra do JN.

3 comentários:

  1. Diz a má língua,que este consenso só aconteceu depois desta estória das rendas sociais, levantar muita efervescência.E como a coisa estava a dar bronca,a parte mais interessada na matéria encolheu-se.Pudera,eles não acertam uma.Como eles,só o Passos Coelho.Afinal,já não admira a ninguém,lêem pela mesma cartilha.

    ResponderEliminar
  2. bom caros eleitores, se um inclino tem um rendimento de vinte mil euros mensais, dá 1666,66 mensal,é pobre caros amigos, então este país esta podre, venha a banca rota/FMI

    ResponderEliminar
  3. Cara amigo

    O rendimento de 20.000 euros referido é por família. Se a família tiver 2 ou 3 pessoas já estariamos a falar de rendimentos bem menores.

    De qualquer modo se a situação é de existirem famílias com rendimentos de mais de 40.000 euros a usufruirem uma habitação social com aqueles custos simbólicos deixo algumas perguntas.

    Desde quando é que esta situação se arrasta?

    Quem permitiu que esta situação tivesse acontecido quando existem tantos casos de precariedade no concelho do Marco?

    ResponderEliminar