domingo, 6 de março de 2011

O PSD estará a perder o Norte

Este partido está totalmente desnorteado.

Santana Lopes afirma que:

“(…) O PSD está cheio de pessoas que vivem só da política e pela política e, portanto, estarem em juntas de freguesia, câmaras, deputados ou assessores ou seja o que for, eles têm que estar lá e, portanto, apoiam o que for preciso. É o que eu chamo os técnicos de representação permanente. Eles representam qualquer líder desde que lhes garanta o lugar. O PSD está cheio disto.

Eu acho que é preciso uma mudança radical nisto. Pertenço a um partido hoje em dia com o qual estou em discordância em muitas matérias (…).”


Rui Rio proclamou que "a justiça em Portugal está pior do que nos tempos da ditadura", ao que parece descontando "os julgamentos políticos". E quando se pensava que Rui Rio não poderia ir mais longe, foi: "Se não fossem os políticos, era fácil resolver o problema."

O cargo de líder do PSD não está vago, mas a qualquer momento pode ficar. E se o que faz falta é outro Salazar, Rui Rio reúne as condições necessárias ao bem da nação, pode-se ler aqui.

Vasco Pulido Valentes escreve no Público (via Portugal dos Pequeninos)

«Pedro Passos Coelho tenta aguentar as coisas e descobrir uma via média entre as dezenas de notabilidades que pretendem correr já com o PS e as que pensam que é melhor esperar até Outubro de 2012. O inevitável Luís Filipe Menezes, que vem sempre à superfície quando há sarilhos, pensa que o país precisa de um "refrescamento" eleitoral. Aguiar-Branco quer a "remodelação" de Sócrates, Ângelo Correia, com a sua famosa lucidez, concorda. Mas Pacheco Pereira pede que Sócrates governe até 2013. Rui Rio pede que não se precipite a "revolução". E Capucho hesita. De qualquer maneira, a guerra civil voltou ao PSD e a cada episódio - seja ele a megalomania de Santana e Rio ou a despropositada paciência de Pacheco Pereira - a maioria absoluta com que ele desde Cavaco sonha fica mais longe e duvidosa. Aquela é de facto uma agremiação de suicidas.»

Marco António confirmou que todas as autoestradas vão ter portagens caso o partido vá para o governo, como se pode ler aqui. Mas antes tinha acusado José Sócrates de "sacudir água do capote" ao imputar ao PSD a cobrança de portagens nas SCU, como se pode ler aqui.

Não deixo de concordar com algumas coisas que foram ditas ou escritas, principalmente quando PSL admite que o seu partido de sempre está cheio de pessoas que vivem só da política e pela política. É pelo menos o caso do actual Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, ex-Governador Civil do Porto e ex-deputado da República. Mas também não recordo que o próprio PSL tenha feito alguma coisa fora da política, assim como o actual Presidente do seu partido.

Mas a Democracia tem estas coisas todos nós dizemos mal dos políticos, mesmo os próprios políticos, mas quando vamos a votos escolhemos aqueles que na vida sempre foram políticos e nada mais que políticos.

3 comentários:

  1. Lendo toda esta série de afirmações de diferentes,e mais ou menos conceituadas personalidades socais-democratas,limitei-me a recordar a personalidade de Sá Carneiro,o único que pela capacidade intelectual e forte carácter,foi capaz de estabelecer e manter o PSD em volta do seu projecto político.
    Agora,na actualidade,a ânsia desbragada de Pedro Passos Coelho e seus seguidores,pelo Poder(como quem diz,pelas suas benesses e mordomias),disparando quase continuamente tiros nos próprios pés,só contribuiu para "espicaçar" outros barões do PSD a ir à luta por esse mesmo poder,sem olhar aos interesses do seu próprio partido e muito menos aos interesses nacionais.
    Devem os sociais-democratas marcuenses dar o devido e justo mérito político a Manuel Moreira,que a outro nível,duma simples autarquia é certo,conseguiu pôr o PSD local a falar por uma só voz,a dele,mesmo tendo que trucidar a sua oposição interna.
    Ou seja,os actuais barões do PSD nacional,muito teriam a aprender com a experiência política de MM,em vez de o exilarem.

    ResponderEliminar
  2. Pois,exilaram-no no Marco e nós é que o aturamos.Perguntem ao Meneses porque foi que não o quiseram em Gaia?É fácil,ele tem a resposta na ponta da língua.

    ResponderEliminar
  3. No Marco não há Moreiristas e infelizmente nas suas hostes ninguém ousa assumir a ruptura. Estão todos à espera que o "dono" indique o lugar disponivel, assim não necessitam de correr riscos. Cunhal um dia disse que tinham que "engolir um sapo". Disse-o antecipadamente, por cá "engolem" todos os dias.

    ResponderEliminar