quarta-feira, 9 de março de 2011

Lutar pelo Marco, por Rosária Carvalho

Porque passo grande parte do meu tempo fora do Marco, por razões laborais, habituei-me a seguir o que se passa na minha terra através dos blogs, nomeadamente o marcoense como nós.

Devo confessar que não estranhei os posts que têm vindo a denunciar algumas pressões, que têm sido exercidas sobre todos aqueles que aqui vão escrevendo, nomeadamente os senhores Jorge Valdoleiros e Jaime Teixeira (provavelmente outros) – nada de novo, pois basta ver o que se passa com dois outros blogs, outrora denunciantes de verdades incómodas e hoje transformados em meros órgãos de propaganda da linfa, da A.D. Marco, festas e festinhas de carnaval e outras.

Mas preocupa-me, perdoem a minha honestidade, porque tenho sentido este blog, ficar demasiado frouxo.

Pergunto pois, se também se vão deixar abater perante as ameaças de pessoas sem carácter e ignóbeis ao serviço do poder?

Meus senhores: O Marco precisa de vós. Já chega de tempos de ditadura. O Marco precisa realmente de quem denuncie a continuidade da ditadura numa terra onde, passados quase 36 anos depois do 25 de Abril, tudo continua como se do dia 24 de tratasse.

O Marco precisa de pessoas, como vós, que denunciem, que digam basta, porque foram mais de 20 anos de Torres, e já lá vão quase mais 6 do mesmo ou arrisco mesmo ainda inferior.

Chega de fachada e de fascismo. O povo do Marco precisa se ser acordado e sair à rua para dizer basta a todos os fascistas encapotados, alguns deles bem entranhados e com poderes na câmara municipal.

Estou ligada a um sindicato e ainda há pouco um colega me questionava: O povo do Marco continua a dormir. Quando é que acorda?

Por favor não desistam da vossa luta. Continuem a denunciar as tropelias que continuam a ser cometidas no Marco. Digam basta e não se deixem intimidar.

Digam a todos aqueles que vos juram vingança e vos ameaçam, que não percam o seu tempo com quem quer melhor para o Marco, e mandem-nos verificar nos arquivos quem eram os antigos informadores da PIDE, que hoje continuam a governar no Marco.

O Marco do Dr. Manuel Moreira, é só o lado B do mesmo disco do Ferreira Torres.

Força e não baixem os braços.

Não se transformem num mero blog de propaganda do Poder como outros.

Está na hora dos marcoenses se unirem em torno do poder democrático, representado pelo Artur Melo – a única voz democrática na câmara municipal.

Chega de Fascismo. O Marco tem que acordar.



Rosária Carvalho

3 comentários:

  1. Cara amiga Rosária Carvalho

    Antes de mais tenho que agradecer as suas palavras de simpatia, apoio e incentivo a esta luta que muitos de nós fazemos pelo Marco.
    Depois quero assegurar-lhe que, pelo menos eu, não desistiremos desta luta e continuaremos independentemente de qualquer pressão a denunciar, criticar e opinar sobre as questões que preocupam o Marco.

    Se parecemos um pouco frouxo existirão duas razões, a primeira é que no meu caso pessoal e por razões meramente profissionais atravesso um período muito intenso de trabalho ao qual tenho que juntar alguma disponibilidade para três “pestinhas” a Joana, a Inês e o Jorge que pela sua tenra idade exigem muito do pai.

    (Não me esqueço de outras duas “pestes mais velhas” que já são independentes e que por isso não precisam de tanto tempo do pai)

    A segunda razão prende-se com o facto da nossa autarquia cada vez menos actividade apresentar por isso também termos poucos factos a comentar. Claro que existem alguns temas que estarão por ai a aparecer mas que para já tem de ser mais investigados antes de serem tornados públicos.

    Um dos temas mais quentes e que será de certeza muito falado nas próximas semanas é a situação financeira da autarquia. Mas aqui era importante que antes de utilizarmos as informações que não oficialmente já dispomos darmos a oportunidade a Manuel Moreira de cumprir o seu dever e informar directamente com o verdade os Marcoenses sobre a real situação das contas da autarquia.

    ResponderEliminar
  2. A propósito de finanças da autarquia,ou melhor do seu estado,gostaria de contribuir com uma pequena informação,que,imaginem,me foi dado ler num livro polémico,recentemente apresentado nos escaparates das livrarias e intitulado "O estado a que o Estado chegou".
    Para surpresa minha e com certeza de muitos Marcuenses,nesse livro é citada a autarquia marcuense,como sendo uma das 3 autarquias municipais,todas altamente deficitárias (Lisboa,Amadora,Marco de Canaveses),que gastaram uma verba muito significativa (mais de cem mil de euros),na compra de brinquedos no conhecido hipermercado Toys'R'Us.
    Cada vez mais e melhor,os Marcuenses podem concluir da bondade destas acções de Manuel Moreira.Pobres sim,mas com o coração cheio de amor.
    Sejamos receptivos e reconhecidos por estes actos de amor com as nossas criancinhas.É ou não é verdade,"Que quem meus filhos beija,minha boca adoça"?
    E depois,as tradições estão na ordem do dia,daí que não seja só o "jogo da malha" a manter.E então o Pai Natal?

    ResponderEliminar
  3. Seja benvinda Rosária Carvalho

    O nosso Marco precisa de todos aqueles que amam de modo desinteressado a sua terra natal.
    Infelizmente,ainda há demasiados conterrâneos nossos,que disfarçados de democratas,dizem lutar pelos interesses das nossas gentes,não fazendo outra coisa,que não seja um jogo calculista,na acérrima defesa dos seus mesquinhos interesses pessoais.
    Todos os conhecemos,convivem connosco lado a lado todos os dias,esquecendo-se que têm telhados de vidro.
    Efectivamente a Democracia no Marco é tratada a golpes de polé há quase 30 anos.
    O Poder continua controlado pelo capital e a subserviência de tantos é notória,mas de algum modo compreensível.Há que garantir o pão de cada dia,o emprego para os filhos,o estatuto social(vulgo,penacho),o subsídio para o clube lá da terra,etc.,etc..
    Afinal o Homem é fraco e a tentação é grande.

    ResponderEliminar