quinta-feira, 3 de março de 2011

Direito à opinião

O poder sempre teve a tentação de manipular e mesmo limitar a liberdade dos media. Uns recorreram a mecanismos como a censura, outros com pressões de ordem financeiras ou ainda atacando o carácter de quem nos vários meios de informação tentavam exprimir a sua opinião. Algumas vezes tentou-se criar a ilusão de uma liberdade de opinião que no fundo não se queria permitir.

Mas ao longo da história foram sendo realizados muitos progressos de modo a podermos usufruir do direito de todos nós à liberdade de opinião e de expressão. Este direito implica não sermos inquietado pelas nossas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão. Estas últimas palavras foram retiradas da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Ao sermos a favor desta liberdade de opinião devemos dar o direito a todos os indivíduos de se expressarem, mesmo os possuidores de opiniões mais erróneas, ofensivas e injuriosas, contudo isso não quer dizer que não as poderemos combater, criticar, discutir e recusá‐las mas o acto de as censurar não deve ser realizado.

Um grande progresso técnico para a conquista destes direitos e conseguirmos trocar as nossas opiniões em grande escala são hoje os blogues.

Apesar de esta onda de liberdade de expressão estar a percorrer todo o Mundo sinto regularmente a pressão daqueles que não convivendo bem com a crítica, não respeitando as regras do debate democrático e tendo dificuldade de ter argumentos para lutar neste meio de grande liberdade e de democraticidade, se refugiam nas mais velhas técnicas de ataques caluniosos. Uns bem directos mas sem direito à possibilidade de resposta, outros através do anonimato mas em ambos os casos com o único objectivo de conseguir que aqueles que os criticam acabem por desistir de dar a sua opinião neste e noutros blogs.

Pela minha parte continuarei a lutar pelo meu direito a dar a minha opinião pelo que estarão a perder o seu tempo e recursos com qualquer tentativa para me afastar deste meu caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário