segunda-feira, 13 de junho de 2011

Afinal a culpa era de José Sócrates

Os juros da dívida nacional dispararam para novos máximos, podemos ler aqui no Público, mas a culpa já não é de José Sócrates mas das incertezas sobre uma solução para a Grécia estão a deixar os investidores nervosos. A culpa é também das discordâncias entre o Governo alemão e o Banco Central Europeu sobre a Grécia estão também a afectar o comportamento dos juros da dívida em Espanha e na Irlanda. A culpa ainda é do desacordo entre o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, e o ministro alemão das Finanças Wolfgang Schaeuble, tem tido efeitos fortemente negativos nos mercados.

Uma “tempestade perfeita” de aflições orçamentais nos Estados Unidos, abrandamento económico na China, reestruturação da dívida europeia e estagnação no Japão podem combinar-se para afectar a economia mundial a partir de 2013, avisa Nouriel Roubini, como se pode ler aqui. Perfeito era culpar também José Sócrates.

A agência de notação financeira cortou o "rating" da dívida grega para CCC, pode-se ler aqui no Jornal de Negócios, mas a culpa será de José Sócrates que influenciou de certeza o “excelente” plano de recuperação da economia grega realizado pelo FMI e pela EU.

Os italianos votaram hoje maciçamente contra a energia nuclear, num referendo com quatro perguntas sobre três temas, pode-se ler aqui no Público. Mas a culpa desta pesada derrota acaba por ser de Silvio Berlusconi por estar a seguir os conselhos de José Sócrates. Berluconi queria investir em energias renováveis, mas Sócrates mostrou-lhe que esta opção era "custosa" e era melhor apostar na energia nuclear "mais barata".

Por cá tudo bem (a subida dos juros é um pequeno pormenor), primeiro por que comemoramos os Santos Populares, e festa é festa, segundo porque já não se houve falar de José Sócrates e terceiro porque também não se fala mais da “nossa” crise.

Pelo menos nas televisões, rádios ou jornais.

5 comentários:

  1. Os juros continuam a subir porque Sócrates deixou isto na miséria! Se nao tivesse sido Socrates, os juros nunca teriam subido... enfim...

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo

    "Claro" que concordo consigo, o Público é que está errado e está a fazer uma campanha de defesa do ainda PM, pois as razões que aponta, tais como a incerteza sobre a Grécia ou os desacordos na Europa são "fantasias".

    E para ficar claro a culpa deve ser de José Sócrates de tudo o que correr mal pelo menos durante 6 a 8 anos.

    É o mesmo o que se passa por cá pelo Marco. A culpa é do CDS do Marco.

    DESCULPEM agora não se pode dizer mal do CDS. A culpa é dos anos onde o PS do Marco esteve á frente da Câmara. Assim fica melhor e o nosso amigo fica mais contente.

    ResponderEliminar
  3. Esse seu sarcasmo não é digno de ser lido... Por mim pode continuar a escrevinhar que não leio mais uma virgula... Fique entretido com o seu amiguinho que só lhe diz amen!

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo

    Ironia de certeza, sarcasmo de certeza que não. Para ser sarcasmo teria que estar a insultar alguém, o que parece que não fiz.

    Mas se o fiz, diga-me quando e quem insultei pois nesse retratar-me-ei. Sabe que é costume por cá pelo Marco altas personalidades insultarem os outros, mas eu não sou uma alta personalidade.

    Lá estou outra vez a ser irónico, mas a tentar não insultar ninguém.

    A falar mais a sério, eu de facto estou a entreter-me a escrever (ou escrevinhar), muitas vezes até escrevo mal (ou escrevinho), de certeza que esta obra não tem gande valor (senão não estaria a escrevinhar), mas as minhas palavras tem um fim determinado.

    Dar a minha opinião, incomode quem incomodar, colocar as pessoas a reflectir e lançar o debate.

    E nisto considero que faço o meu papel, senão não estaria a responder.

    É pena que não apresente os seus argumento e se limite a escrevinhar meia dúzia de sentenças sem explicar onde eu fui menos correcto.

    ResponderEliminar
  5. Senhor Jorge não deite pérolas a porcos.Eles só apreciam bolotas.

    ResponderEliminar