segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os melhores entre os melhores (II)

Miguel Relvas, que será Ministro dos Assuntos Parlamentares e com responsabilidade da Reforma Administrativa, da Juventude e do Desporto, é mais um daqueles profissionais da política que iniciaram a sua carreira política na JSD e nunca mais se afastaram do poder (digo isto porque é bom recordarmos que de um modo ou de outro também são responsáveis por tudo o que se passou nos últimas dezenas de anos em Portugal). É Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais, que é daqueles muitos cursos que enchem as universidades para justificar a atribuição de um título universitário ao seu detentor, mas que se adapta bem a quem não dedicou muito tempo da sua juventude a lutar por curso universitário. Mas apesar de tudo é docente de Marketing Político.

Recordo que a Reforma Administrativa inclui a reorganização do mapa autárquico, com a fusão e extinção de municípios e freguesias.

Miguel Macedo, que será Ministro da Administração Interna, mais um profissional da política, mas que pelo menos é um dos poucos que já teve experiência governativa. Será sempre o rosto do partido que provocou a queda do anterior governo, pelo que para o bem e para o mal assim será recordado. Licenciado em Direito como a maior parte dos ministros deste governo.

Paula Teixeira da Cruz, que vai ocupar a Pasta da Justiça é mais um dos Licenciados em Direito (um dos poucos que ocupa uma pasta na área de formação), mais alguém que foi docente universitário, um dos quatro ministros militantes do PSD, mas que é uma das duas únicas mulheres no executivo. Contudo, na minha opinião, teria um perfil muito mais para uma pasta política do que para liderar a necessária reforma da Justiça. Poderei ter esta opinião por não gostar do estilo de Paula Teixeira da Cruz. Logo se verá!

Para terminar os ministros militantes do PSD temos José Pedro Aguiar Branco na pasta da Defesa. Pouco se pode dizer mais além de ter sido um dos dois candidatos derrotados por Pedro Passos Coelho à liderança do PSD. De resto e como quase todos os outros ministros laranjas tem o perfil de profissional da política, licenciatura em Direito.

Em comum todos estes quatro ministros partilham com o novo Primeiro-Ministro o facto de não serem caras novas e terem estado nestas últimas três décadas sempre ligados às principais decisões que conduziram o país à situação em que se encontra.

Sem comentários:

Enviar um comentário